x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Hybrid View

Rangidos na Ranger, com solução

Passados 140.000km nossa Ranger começou a ranger violentamente. Não aquele rangidinho das bieletas ou aqueles que passam com uma lubrificação.

Depois de alguma pesquisa chegamos a conclusão que o que faltava trocar eram as buchas inferiores das balanças.

Resumo do que já havia sido feito:

-usamos os batentes dianteiros da 2005 desde 100.000km;

-balanças superiores e pivôs inferiores trocados aos 120.000km, originais Ford;

-buchas das barras estabilizadoras e bieletas traseiras e dianteiras trocadas pelas da Energy Suspension (a propósito as traseiras estavam em estado muito pior que as dianteiras, que ainda andavam um pouco mais);

-amortecedores trocados pelos Rancho 9000XL (farei um tópico separado falando sobre o quanto eles melhoram a Pick-up para facilitar futuras pesquisas);

Logo depois da compra das buchas originais na Ford, seguimos para Alba Alinhamento para fazer a troca e um novo serviço completo de alinhamento.

Vocês não tem idéia da melhora do comportamento da Pick-up.

- os rangidos acabaram por completo;
    -outros barulhos misteriosos também sumiram;
    -a direção ficou mais leve e precisa;
    -a Pick-up ficou um pouquinho mais alta;
    -o ganho de estabilidade foi considerável;
    -o conforto aumentou muito;
    -a Pick-up parece de novo 0km.

Para ficar perfeita basta nós conseguirmos jogar o cáster um pouco mais para frente. Irá facilitar o apontar nas curvas.

Tenho observado aqui no Forúm sempre a lembrança em relação as bandejas superiores e pivôs, mas não verifiquei nenhuma referência em relação a buchas inferiores.
    Acabei descobrindo que seu desgaste alteram de maneira bastante significativa o comportamento da Pick-up e a troca é bem menos onerosa (peças originais) que a troca das balanças superiores.

Outro coisa que sugiro, pois aconteceu com nossa Ranger duas vezes, é colocar um pouco de Loctite na porca superior de fixação dos amortecedores dianteiros, tendo em vista que eles gostam de afrouxar sozinhos.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Agradecimentos: 0
    Boa dica essa tua!!!

Com relação ao cáster, embora a minha esteja dentro das especificações, tb to afim de mexer nele pra ver se o volante fica um pouco mais firme na estrada, nas retas. Menos sensível. Gosto de volante firme, nada de instabilidade.

Abs!

Citação Postado originalmente por Luizinho Ver Post
    Passados 140.000km nossa Ranger começou a ranger violentamente. Não aquele rangidinho das bieletas ou aqueles que passam com uma lubrificação.

Depois de alguma pesquisa chegamos a conclusão que o que faltava trocar eram as buchas inferiores das balanças.

-buchas das barras estabilizadoras e bieletas traseiras e dianteiras trocadas pelas da Energy Suspension (a propósito as traseiras estavam em estado muito pior que as dianteiras, que ainda andavam um pouco mais);

-amortecedores trocados pelos Rancho 9000XL (farei um tópico separado falando sobre o quanto eles melhoram a Pick-up para facilitar futuras pesquisas);

Logo depois da compra das buchas originais na Ford, seguimos para Alba Alinhamento para fazer a troca e um novo serviço completo de alinhamento.

Para ficar perfeita basta nós conseguirmos jogar o cáster um pouco mais para frente. Irá facilitar o apontar nas curvas.

Tenho observado aqui no Forúm sempre a lembrança em relação as bandejas superiores e pivôs, mas não verifiquei nenhuma referência em relação a buchas inferiores.
    Acabei descobrindo que seu desgaste alteram de maneira bastante significativa o comportamento da Pick-up e a troca é bem menos onerosa (peças originais) que a troca das balanças superiores.

Outro coisa que sugiro, pois aconteceu com nossa Ranger duas vezes, é colocar um pouco de Loctite na porca superior de fixação dos amortecedores dianteiros, tendo em vista que eles gostam de afrouxar sozinhos.
    Boa... companheiro se puder, me fala onde fez esses serviços, eu também tenho uma 2001 4x4, se puder me passa o valor desses amortecedores, ja está na hora de trocar os meus... obs, aminha troquei ontem as bieletas dianteiras,, abraço

Markin25,

O serviço você pode realizar na Alba Alinhamento, Rua Teodoro da Silva, 765, Vila Isabel, Tel: 2577-4266, Procure o Alexandre.

Não se esqueça do comprar os batentes da 2005 para aproveitar e coloca-los.

Os amortecedores minha irmã comprou para mim nos EUA, mas pressurizados não podem embarcar no avião. Aí eu tive que arranjar um meio de trazer via navio e demorou quase seis meses. Para a Explorer preferi comprar os ProComp aqui no Brasil com o Murilo da Todo Terreno (www.todoterreno.net), mas também estão demorando graças a greve na Receita. A expectativa é que cheguem na minha não a partir do dia 8/7/08, mas estão encomendados desde março.Porém acho que o da Ranger eles tem no estoque.

Também tem um usuário do Forúm que tem uns Rancho 9000 quase novos para venda, é questão de procurar aqui.

Shimomoto,

Acompanhe o serviço ou faça com pessoa que realmente entenda pois o equilíbrio entre cáster e câmber na Ranger é tarefa árdua.
    Abraço
    Explorer XLT AT 4x4 1994

Citação Postado originalmente por Luizinho Ver Post

Luizinho,

A minha é uma Ranger XLS 2.8 2004 com 90.000km, vc recomenda a troca de alguma coisa? O rangido q noto nela é sempre depois de dias de chuva...

Qto vc gatou nessa brincadeira? E se vc me recomendar algo, qto acha q vou gastar?

Abs!!

Alagoano,

Isso depende da forma de utilização e das condições da estrada em que você rodou.

Normalmente este rangido pós chuva, é porque as bieletas estão um pouco frouxas (só apertar) ou o parafuso superior de fixação do amortecedores também frouxo, pelo menos assim foi na minha. Se o rangido vem da parte de trás, então são os feixes de mola. Pulverize com bastante vaselina e deixe secar por uns dias, mas pode ter certeza que vai voltar.

Com 90.000km já estavamos rodando com amortecedores novos por 10.000km.

Acredito que a média de desgaste para fazer uma revisão completa da suspenssão dianteira seja 100.000km. Eu só gosto de peças originais ou superiores, o custo de cada balança superior é de -+R$500,00, pivôs inferiores R$ 110,00 cada, buchas inferiores (4) -+R$230,00, mais o serviço de troca e alinhamento.

O que você pode fazer de imediato que melhora a Pick-up, é barato, fácil de colocar e aumenta a vida útil de todos os componentes da suspenssão é a colocação dos batentes da 2005, -+R$ 120,00. No tópico dos batentes (é só procurar) tem como troca-los.

Se você ainda não trocou os amortecedores dá uma olhada no tópico dos Rancho 9000XL para Ranger.
    Abraço
    Explorer XLT AT 4x4 1994

Usuário Avatar de aoliveira
    Entrada
    14/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Excelente contribuição Luizinho. Também pretendo fazer essa revisão toda na minha Ranger, mas vai ser aos poucos. A moleza da suspensão e os barulhos incômodos que mais enchem o saco, quero deixar novinha.
    Meu primeiro passo são os Procomp e os batentes da 2005, que vou botar junto com o BL. tô só esperando mudar pra instalar tudo, pois na garagem atual a criança não entra se ficar mais alta
    Qual o nome em inglês das buchas da barra estabilizadora? pois não achei como stabilizer bar bushings nos sites americanos. Quando tiver algum conhecido de lá vindo pra cá vou pedir pra trazerem pra mim.
    Grand Vitara 4x4 08/09 AT
    Ex-Ranger CD XLT 4x4 02/02 2.8tdi

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A minha as bieletas da barra estabilizadora quebraram com cerca de 65.000km, fiz outras em casa que não quebram nem com bada de música e reza braba! As ponteiras axiais duram cerca de 50000km com a buraqueira toda.
    Alagoano, isso depende do terreno que andas diariamente.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem