Passados 140.000km nossa Ranger começou a ranger violentamente. Não aquele rangidinho das bieletas ou aqueles que passam com uma lubrificação.
Depois de alguma pesquisa chegamos a conclusão que o que faltava trocar eram as buchas inferiores das balanças.
Resumo do que já havia sido feito:
-usamos os batentes dianteiros da 2005 desde 100.000km;
-balanças superiores e pivôs inferiores trocados aos 120.000km, originais Ford;
-buchas das barras estabilizadoras e bieletas traseiras e dianteiras trocadas pelas da Energy Suspension (a propósito as traseiras estavam em estado muito pior que as dianteiras, que ainda andavam um pouco mais);
-amortecedores trocados pelos Rancho 9000XL (farei um tópico separado falando sobre o quanto eles melhoram a Pick-up para facilitar futuras pesquisas);
Logo depois da compra das buchas originais na Ford, seguimos para Alba Alinhamento para fazer a troca e um novo serviço completo de alinhamento.
Vocês não tem idéia da melhora do comportamento da Pick-up.
- os rangidos acabaram por completo;
-outros barulhos misteriosos também sumiram;
-a direção ficou mais leve e precisa;
-a Pick-up ficou um pouquinho mais alta;
-o ganho de estabilidade foi considerável;
-o conforto aumentou muito;
-a Pick-up parece de novo 0km.
Para ficar perfeita basta nós conseguirmos jogar o cáster um pouco mais para frente. Irá facilitar o apontar nas curvas.
Tenho observado aqui no Forúm sempre a lembrança em relação as bandejas superiores e pivôs, mas não verifiquei nenhuma referência em relação a buchas inferiores.
Acabei descobrindo que seu desgaste alteram de maneira bastante significativa o comportamento da Pick-up e a troca é bem menos onerosa (peças originais) que a troca das balanças superiores.
Outro coisa que sugiro, pois aconteceu com nossa Ranger duas vezes, é colocar um pouco de Loctite na porca superior de fixação dos amortecedores dianteiros, tendo em vista que eles gostam de afrouxar sozinhos.