Colegas comprei a minha a um mês. Está com 43mil. Rodei mil Km com ela. Adoro o carro. Mas como sou calouro em 4x4 tenho diversas dúvidas.
1- Não gosto de serviço de autorizada. Principalmente aqui em Manaus que eles passam a mão mesmo. Mas como tenho que realizar a manutenção preventiva, devo procurar um mecânico. Sendo que não tenho nenhum confiável em Manaus. Caso tenha algum colega do fórum de Manaus que possa ajudar, ficou desde já grato;
2- Tenho notado um barulho que lembra algo parecido com correia, mas é o escapamento que tá folgado em alguma bucha, pois logo que encosto nele cessa o barulho, que por sinal só aparece na lenta;
3- Outra coisa que me deixava irritado era um grilo na porta traseira, lado direito, porém depois que eu lubrifiquei geral ele sumiu;
4- Outro barulho que me irrita muito é o do painel central que pega as saídas de ar e som. Quando pego ruas esburacadas (em manaus são muitas) ele fica rangendo. Parece que foi feito pra isso. Nesse caso, não sei o que fazer pois não tem onde apertar por dentro e não sei o que eu poderia colocar nas bordas;
5- Tem outro contratempo que é uma lâmpada do farol de neblina que está com mal contato;
6- Quando coloco o carro de ré na garagem, escuto uns estalos quando o eixo traseiro encontra a subida da calçada. Pergunto se é normal? Pois imagino que seja o feixe de molas trabalhando;
7- Peço que alguém comente a relação das mudanças de macha. Tenho feito por volta de 2mil e alguma coisa de rotação, exceto nas subidas que tenho que esticar mais. A quinta só entra depois de 80 km, senão o carro fica muito desacelerado;
Tava pensando em trocar toda a iluminação dianteira, colocando aquela luz branca forte. Deve ficar em quanto essa brincadeira? Outra coisa: Hoje vi uma parecida que o camarada tinha mudado a lanterna traseira, colocando do modelo da nova. Achei legal, mas não sei se seria interessante em relação a mexer nas características originais do modelo. Mesmo coisa digo em relação a frente. Acho muito bonita a frente do modelo 2005 para cá. Seria possível trocar a frente? valeria a pena?
No mais, o carro é só alegria! Ótima dirigibilidade, estável ( principalmente depois que eu calibrei os pneus com 31 na dianteira e 30 na traseira (Lt235 70 R15) - só ando com a caçamba descarregada e com dois passageiros). Tem feito uma média de 8,6 litros sempre com ar ligado e em apenas trechos urbanos. Gosto do torque do motor. Não me importo com o barulho de motor que é mais ruidoso que o motor a gasolina, por sinal de vez em quando abro a janela só para escutar o turbo. Soa como concerto aos meus ouvidos! O ar gela feito máquina de sorvete! O som devo retirar (original) e colocar um dvd. Sim: Já roubaram a antena! ( é foda!).
Bom, é isso! Adoro o carro, mas existem alguns contratempos que preciso sanar. E também tenho muita coisa a aprender sobre o carro e sobre carros a diesel em geral.
Observo que fiquei espantado com o preço do seguro: 5100 ( isso no BB que minha esposa é funcionária e tem desconto!). Acabei não fazendo, já que não faria sentido eu comprar um carro por 40mil e pagar 5mil de seguro anual. Por outro lado paguei licenciamento anual e transferência: 1680.
Solicito orientações dos colegas sobre cuidados gerais e especiais.
Aos colegas, forte abraço e desde já muito agradecido pela ajuda que certamente virá!