Sábado passado fui para a granja do meu pai e como de costume engatei a 4x4HI para subir uma rampinha de terra na entrada (para vencê-la em 4x2 tem que vir embalado). Acelerei em 1ª e apés vencer a rampa soltei o pé do acelerador e escutei um barulho estranho vindo da parte dianteira.
No fim do dia engatei o 4x4HI para fazer um trajeto de +-4km em estrada de terra (não era necessário, usei mais o 4x4 para "lubrificar" o sistema) o barulho que eu havia notado pela manha era bem evidente sempre que eu tirava o pé do acelerador deixando o freio motor trabalhar. Como percebi que o 4x4 não estava na CNTP fiz o trajeto em 4x2.
Já engatei a tração mais umas 03 vezes, em trechos planos e em linha reta, e o barulho sempre está lá.
Saliento que a vitura tem 137k km rodados praticamente todos no asfalto em 4x2 e em 4x2 ela não apresenta nenhuma alteração ou seja nada de barulho ou vibrações anormais.
Hoje pela manhã fiz uma inspeção no eixo dianteiro. Aparentemente nada errado sem folgas, coifas em ordem. O único problema foi um pequeno vazamento no diferencial dianteiro (estou dizendo que é o diferencial dianteiro pq o óleo era claro, não era óleo do motor).
Amanhã estou levando a viatura em uma oficina para verificarem do que se trata o barulho.
Algém tem alguma dica do que poderia ser?
O óleo do diferencial dianteiro baixo poderia causar este barulho? Se sim obrigatoriamente houve danos nas engrenagens?