x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Hybrid View

Cx Transferência Borg Waner F-1000 4x4 - a novela e a revisão

Povo,

O relato é meramente para auxiliar colegas que possam se encontrar na mesma situação que passei, logo, minhas desculpas se for longo ou "piegas".

10 de abril p.p. sai de Bonito/MS rumo a Canoinhas/SC (1207 km de asfalto). na altura de Cascavel/PR, a milona ficou sem tração após a parada em um posto policial. as alavancas estavam todas nas posições corretas apesar da cx de transferência se comportar como em NEUTRO.

Isto aconteceu mais algumas vezes (4 no total) e era necessário reduzir e balançar a milona para a frente e para trás até que fosse possível o funcionamento 4x2.

Já em Canoinhas, achei um mecânico, com 10 anos de Ford, que se prontificou em me atender e antes de mecher supôs que duas buchas de teflon do garfo de acionamento da tração estivessem desgastadas.

Bingo!!! ao desmontar a cx de transferência eram as tais buchas completamente destruidas.

Até aí, nada demais, só que:
    • as buchas de teflon não são vendidas separadamente;
    • só achei um garfo completo numa autorizada ford em Manaus;
    • não encontrei nenhum bom torneiro na região.
    A solução foi fazer as buchas de tecnil (um tipo de nylon) sem a garantia de que fincionaria.

As buchas de tecnil rodaram 2800 km até que a revisão começou na segunda passada (12/05).

A revisão foi feita pois estava "ouvindo" um estalo muito forte ao tirar o pé do acelerador e cair o giro (baixar o torque) da pkp.

Diagnóstico: as buchas de tecnil já estavam indo pro saco e o eixo do atuador da cx de transferência estava com uma folga grande e o embuchamento tb já tinha ido....

Solução:

Duas buchas de bronze grafitado para o garfo
    Revisão e novo embuchamento do eixo atuador

Adicionais:

Limpeza da bombinha injetora de óleo da cx de transferência, revisão e ajuste de todos os rolamentos, folgas etc.

Resultado: A cx de transferência ficou super justinha e sem nenhum ronco ou estalido.

Custo:

em SC: MO 160,00
    Torno para confecção das buchas de tecnil 50,00
    10 cm de tecnil 1" 0,70
    02 litros de ATF 20,00
    01 tubo de cola de silicone para junta de motor diesel 7,00

em Bonito: MO 100,00
    Torno: Buchas de bronze grafitado, embuchamento do eixo do atuador, arruelas de ajuste de bronze grafitado (com material) 75,00
    02 litros de ATF 24,00
    02 litros de óleo sae 80W90 (diferencial trazeiro com tração positiva) que tb foi trocado 24,00
    diversos (abraçadeiras de nylon, respiro da cx de transferência, mangueira para o respiro, etc..) 25,00

Em resumo:
    As buchas de teflon são dor de cabeça na certa, é apenas uma questão de tempo (o garfo que achei, custava 350,00 mais frete). Acredito que as buchas de bronze grafitado, trabalhando imersas em ATF devem resolver a contento.
    O embuchamento do eixo atuador da cx de transferência gasta mesmo, e com ele gasto, a tração escapa (a alavanca escapa), vale a revisão e é simples e barato de resolver adequadamente.

O que mais me chamou atenção foi o excelente estado das engrenagens, corrente e demais componentes "pesados" com desgaste apenas nas buchas (que devem se desgastar em detrimento de outros componentes).
    A milona é 93/94 e foi adquirida no fim de julho de 2006, e de lá pra cá já rodou 90.000 km. Antes disso, só Deus sabe o quanto rodou e como foi feita a manutenção.

Estou a disposição para quaisquer dúvidas que eu consiga sanar.

Abraços

Eddie
    4X4 Brasil Razão: erros de português.....
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Povo,

O relato é meramente para auxiliar colegas que possam se encontrar na mesma situação que passei, logo, minhas desculpas se for longo ou "piegas".

10 de abril p.p. sai de Bonito/MS rumo a Canoinhas/SC (1207 km de asfalto). na altura de Cascavel/PR, a milona ficou sem tração após a parada em um posto policial. as alavancas estavam todas nas posições corretas apesar da cx de transferência se comportar como em NEUTRO.

Isto aconteceu mais algumas vezes (4 no total) e era necessário reduzir e balançar a milona para a frente e para trás até que fosse possível o funcionamento 4x2.

Já em Canoinhas, achei um mecânico, com 10 anos de Ford, que se prontificou em me atender e antes de mecher supôs que duas buchas de teflon do garfo de acionamento da tração estivessem desgastadas.

Bingo!!! ao desmontar a cx de transferência eram as tais buchas completamente destruidas.

Até aí, nada demais, só que:
    • as buchas de teflon não são vendidas separadamente;
    • só achei um garfo completo numa autorizada ford em Manaus;
    • não encontrei nenhum bom torneiro na região.
    A solução foi fazer as buchas de tecnil (um tipo de nylon) sem a garantia de que fincionaria.

As buchas de tecnil rodaram 2800 km até que a revisão começou na segunda passada (12/05).

A revisão foi feita pois estava "ouvindo" um estalo muito forte ao tirar o pé do acelerador e cair o giro (baixar o torque) da pkp.

Diagnóstico: as buchas de tecnil já estavam indo pro saco e o eixo do atuador da cx de transferência estava com uma folga grande e o embuchamento tb já tinha ido....

Solução:

Duas buchas de bronze grafitado para o garfo
    Revisão e novo embuchamento do eixo atuador

Adicionais:

Limpeza da bombinha injetora de óleo da cx de transferência, revisão e ajuste de todos os rolamentos, folgas etc.

Resultado: A cx de transferência ficou super justinha e sem nenhum ronco ou estalido.

Custo:

em SC: MO 160,00
    Torno para confecção das buchas de tecnil 50,00
    10 cm de tecnil 1" 0,70
    02 litros de ATF 20,00

em Bonito: MO 100,00
    Torno: Buchas de bronze grafitado, embuchamento do eixo do atuador, arruelas de ajuste de bronze grafitado (com material) 75,00
    02 litros de ATF 24,00
    02 litros de óleo sae 80W90 (diferencial trazeiro com tração positiva) que tb foi trocado 24,00
    diversos (abraçadeiras de nylon, respiro da cx de transferência, mangueira para o respiro, etc..) 25,00

Em resumo:
    As buchas de teflon são dor de cabeça na certa, é apenas uma questão de tempo (o garfo que achei, custava 350,00 mais frete). Acredito que as buchas de bronze grafitado, trabalhando imersas em ATF devem resolver a contento.
    O embuchamento do eixo atuador da cx de transferência gasta mesmo, e com ele gasto, a tração escapa (a alavanca escapa), vale a revisão e é simples e barato de resolver adequadamente.

O que mais me chamou atenção foi o excelente estado das engrenagens, corrente e demais componentes "pesados" com desgaste apenas nas buchas (que devem se desgastar em detrimento de outros componentes).
    A milona é 93/94 e foi adquirida no fim de julho de 2006, e de lá pra cá já rodou 90.000 km. Antes disso, só Deus sabe o quanto rodou e como foi feita a manutenção.

Estou a disposição para quaisquer dúvidas que eu consiga sanar.

Abraços

Eddie

Valeu por compartilhar sua experiência e solução com a CT.

A unica coisa frustrante nisso tudo é que é mais fácil achar peças para a CT nos Estados Unidos e comprar via Internet do que no Brasil.

Abs!

Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post

Valeu por compartilhar sua experiência e solução com a CT.

A unica coisa frustrante nisso tudo é que é mais fácil achar peças para a CT nos Estados Unidos e comprar via Internet do que no Brasil.

Abs!
    X2

Olá, Tio Eddie.

Sem trocadilho, se tivesse umas Fotos do serviço, seria 1000.

Talvez estes insert's do garfo em bronze durem p'rá sempre. Mas eu teria mantido as buchas de NYLON/TECNIL e substituiria com maior freqüência. Sou conservador: Peça de desgaste é para desgastar - senão acaba não cumprindo sua função e comprometendo o funcionamento dos outros componentes. Um outro detalhe é que bronzinas funcionam muito bem sob carga radial - num mancal com muito folga, o eixo acabando "descascando" a bronzina. Estes insert's funcionam como uma guia de deslizamento para garfo mas acabam servindo de "fusível" do acionamento: Melhor um insert gasto que um garfo quebrado, não é?

De toda forma, tomara que dê certo. E informe os resultados, pode ser uma boa solução.

Um abraço.

Márcio

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Acredito que com o movimanto axial essa bucha resista bem pois tem pontos de grafitamento, pois se fosse inteira de bronze com certeza iria afetar o eixo e se soltasse do garfo iria desgastá-lo rapidamente inclusive com a vibração do conjunto em funcionamento.
    O importante é depois de uns 50.000km abrir novamente e revisar o sistema para ver se teve algum desgaste anormal nas peças que não podem receber atrito diretamente. Se estivertudo em ordem é a comprovação que a bucha grafitada foi uma excelente opção, se tiver desgaste ainda será tempo de fazer buchas novas em nylon ou tecnyl (mais durável) com um diâmetro que corrija os desgastes anormais.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Acredito que com o movimanto axial essa bucha resista bem pois tem pontos de grafitamento, pois se fosse inteira de bronze com certeza iria afetar o eixo e se soltasse do garfo iria desgastá-lo rapidamente inclusive com a vibração do conjunto em funcionamento.
    O importante é depois de uns 50.000km abrir novamente e revisar o sistema para ver se teve algum desgaste anormal nas peças que não podem receber atrito diretamente. Se estivertudo em ordem é a comprovação que a bucha grafitada foi uma excelente opção, se tiver desgaste ainda será tempo de fazer buchas novas em nylon ou tecnyl (mais durável) com um diâmetro que corrija os desgastes anormais.
    Edi,

As revisões periódicas estão previstas sim, e confotme forem acontecendo vou compartilhando com vocês os resultados.

Segundo o engenheiro que eu consultei, as buchas deveria ser ou de teflon mesmo ou então de bronze, em virtude das características dos materiais e do giro a que são submetidas dentro da CT.

As buchas de tecnil, mesmo trabalhando bem ajustadas e imersas em ATF, estavam fundindo e com material pra fora do sulco de apoio da engrenagem, ou seja, são incompatíveis o local de utilização.

De qualquer modo, numa emergência, como a que passei em SC, pois previsava voltar ao trabalho, em Bonito, as buchas de tecnil devem suportar ao menos uns 2000 km sem maiores problemas.

No mais, a frustração de ter um carro excelente e ainda precisar de peças importadas ou soluções alternativas para deixá-lo funcionando.

Abraços

Eddie
    fuck the fuel economy

Pois é Márcio, concordo em gênero número e grau contigo, mas se as buchas de teflon existissem, eu as teria colocado. As de tecnil (nylon) duraram 2800 km, o que é menos do que eu rodo em média por mês (algo na faixa de 3800 km), logo não dá pra abirir a CT a cada 15-20 dias.

Conversei com o mecânico e com um colega engenheiro antes de partir para esta solução. De qualquer modo, sempre há a possibilidade de um agrfo novo com as tais buchas de teflon, que começo a procurar com calma e rodando na Milona.

Abraços

Eddie
    fuck the fuel economy

Olá, Eddie.

...não dá pra abrir a CT a cada 15-20 dias.
    Você tem toda razão, não tinha atentado p'ro detalhe que usas muito a tração.

... sempre há a possibilidade de um garfo novo com as tais buchas de teflon, que começo a procurar com calma e rodando na Milona.
    Nos sites americanos, encontrei as buchas para a caixa NP a US$0,85 cada (procurar por FORK INSERT) e um kit chamado SMALL PARTS KIT. Estou procurando p'rás caixa BW. O garfo completo custa de US$18,00 a US$25,00.

Quando desmontei a TCase da minha Explorer, quebrei a ponta do eixo que aciona o garfo. Por falta de opção, engastei uma broca de 1/8" p'rá poder montar a caixa, está funcionando, mas vou importar um kit de reparo logo que puder.

Os kits de reparo (completo, com rolamentos ou só as vedações), encontra aqui:

http://www.drivetrain.com/transferca...-Warner%201359
    http://racetransmissions.com/store/i.../cPath/304_307
    http://tbtrans.com/transfer_case.htm#ford_parts

Qual o óleo que estás usando na Tcase? Fiquei em dúvida com relação à resistência do tecnil à abrasão (estão fundindo com o calor) e à compatibilidade com o ATF.

Um abraço.

Márcio

[quote=Márcio T;608092]Olá, Eddie.

Você tem toda razão, não tinha atentado p'ro detalhe que usas muito a tração.]

Pois é, o duro é que mesmo não usando a tração o tal garfo está sempre em uso, pois ele atua em todas as formas de tração da T Case...

[Nos sites americanos, encontrei as buchas para a caixa NP a US$0,85 cada (procurar por FORK INSERT) e um kit chamado SMALL PARTS KIT. Estou procurando p'rás caixa BW. O garfo completo custa de US$18,00 a US$25,00. ]

Agradeço os links e dicas, minha irmã mora em NY e posso pedir para que as peças sejam entregues na casa dela e depois ela manda pelo correio...

[Qual o óleo que estás usando na Tcase? Fiquei em dúvida com relação à resistência do tecnil à abrasão (estão fundindo com o calor) e à compatibilidade com o ATF. ]

Na T Case, segundo as informações da própria Ford, p lubrificante é ATF, mas como engenheiro, sou um excelente Biólogo, e não saberia dizer se tecnil, alta rotação e ATF são compatíveis. Mas certamente Teflon é, pois senão teriamos panelas com anti aderente de nylon/tecnil..rsrs

Abraços

Eddie
    4X4 Brasil
    fuck the fuel economy

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem