Povo,
O relato é meramente para auxiliar colegas que possam se encontrar na mesma situação que passei, logo, minhas desculpas se for longo ou "piegas".
10 de abril p.p. sai de Bonito/MS rumo a Canoinhas/SC (1207 km de asfalto). na altura de Cascavel/PR, a milona ficou sem tração após a parada em um posto policial. as alavancas estavam todas nas posições corretas apesar da cx de transferência se comportar como em NEUTRO.
Isto aconteceu mais algumas vezes (4 no total) e era necessário reduzir e balançar a milona para a frente e para trás até que fosse possível o funcionamento 4x2.
Já em Canoinhas, achei um mecânico, com 10 anos de Ford, que se prontificou em me atender e antes de mecher supôs que duas buchas de teflon do garfo de acionamento da tração estivessem desgastadas.
Bingo!!! ao desmontar a cx de transferência eram as tais buchas completamente destruidas.
Até aí, nada demais, só que:
- as buchas de teflon não são vendidas separadamente;
- só achei um garfo completo numa autorizada ford em Manaus;
- não encontrei nenhum bom torneiro na região.
As buchas de tecnil rodaram 2800 km até que a revisão começou na segunda passada (12/05).
A revisão foi feita pois estava "ouvindo" um estalo muito forte ao tirar o pé do acelerador e cair o giro (baixar o torque) da pkp.
Diagnóstico: as buchas de tecnil já estavam indo pro saco e o eixo do atuador da cx de transferência estava com uma folga grande e o embuchamento tb já tinha ido....
Solução:
Duas buchas de bronze grafitado para o garfo
Revisão e novo embuchamento do eixo atuador
Adicionais:
Limpeza da bombinha injetora de óleo da cx de transferência, revisão e ajuste de todos os rolamentos, folgas etc.
Resultado: A cx de transferência ficou super justinha e sem nenhum ronco ou estalido.
Custo:
em SC: MO 160,00
Torno para confecção das buchas de tecnil 50,00
10 cm de tecnil 1" 0,70
02 litros de ATF 20,00
01 tubo de cola de silicone para junta de motor diesel 7,00
em Bonito: MO 100,00
Torno: Buchas de bronze grafitado, embuchamento do eixo do atuador, arruelas de ajuste de bronze grafitado (com material) 75,00
02 litros de ATF 24,00
02 litros de óleo sae 80W90 (diferencial trazeiro com tração positiva) que tb foi trocado 24,00
diversos (abraçadeiras de nylon, respiro da cx de transferência, mangueira para o respiro, etc..) 25,00
01 tubo de cola de silicone para junta de motor diesel 7,00
Em resumo:
As buchas de teflon são dor de cabeça na certa, é apenas uma questão de tempo (o garfo que achei, custava 350,00 mais frete). Acredito que as buchas de bronze grafitado, trabalhando imersas em ATF devem resolver a contento.
O embuchamento do eixo atuador da cx de transferência gasta mesmo, e com ele gasto, a tração escapa (a alavanca escapa), vale a revisão e é simples e barato de resolver adequadamente.
O que mais me chamou atenção foi o excelente estado das engrenagens, corrente e demais componentes "pesados" com desgaste apenas nas buchas (que devem se desgastar em detrimento de outros componentes).
A milona é 93/94 e foi adquirida no fim de julho de 2006, e de lá pra cá já rodou 90.000 km. Antes disso, só Deus sabe o quanto rodou e como foi feita a manutenção.
Estou a disposição para quaisquer dúvidas que eu consiga sanar.
Abraços
Eddie