Powered by vBulletin

Levantar Ranger na Suspensão (trazer peças dos EUA)?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/05/2008, 02:15
    ROAD TECH
    Olá Colegas

Como minha última participação nesse tópico e "SEM QUERER SER MAIS CHATO", do que nosso colega OJANERI, recomendo àqueles que gostam de fazer as coisas de forma correta, que visitem os seguintes links abaixo e tirem suas próprias conclusões.

http://www.therangerstation.com/tech..._BodyLift.html

http://www.therangerstation.com/tech...mount_lift.htm

Lá os colegas que tenham um conhecimento mediano da língua inglesa poderão tirar todas as dúvidas sobre o tema desse tópico. Todos poderão constatar que "é mais fácil do que tirar doce de criança"

Cordiais saudações a todos,

Octávio
  • 01/05/2008, 10:39
    fcapitanucci
    so para tirar duvidas
    quando se instala BL, vem um adaptador p/ baixar o radiador e manter na mesma altura do motor. todos os cabos terra sao alongados, a alavanca do cambio tem um extensor p/ se manter na mesma altura, a barra de direcao recebe um alongador p/ poder funcionar.

os parachoques recebem um alongador e perdem a funcao , dita pelo manual, de se puxar reboque com ele ( o traseiro). o bocal da gasolina deve ser solto, e depois de erguida a caçamba, se parafusar de novo e ver se nao precisa de extensao.

a mangueira do radiador deve ser verificada para nao raspar da correia e polia.

os farois devem ser regulados e mtas outras coisas

os kits nacionais nao dizem nada disso. vc pega um da Performance Acessories, americano, e aquele sim o manual vem completo.

sei quem instalou daquela marca, e de todos os ajustes q foram feitos depois p; funcionar 100%. o da keko é mto bom, porem mta coisa nao é dita no manual e o instalador adapta varias coisas.

sobre andar com barra de torcao mais puxada, eu andei anos com ela assim, amigo meu na ranger 4x4 diesel usou anos, de modo severo, e nunca teve problema algum. mtos que falam q nao é bom tlvz nunca usaram ela puxada. um pouco nao gera problema.
  • 01/05/2008, 11:01
    ojaneri
    Se eu pudesse comprava um kit gringo de suspensão ou de bodylift. Realmente lá esses são bem detalhistas e o kit é muito bem feito. Mas eu não po$$o. Se pude$$e, tambem compraria uns pneus 39" deles. E mais um monte de coisas. Então, a gente faz da melhor maneira, gastando menos $$ que puder, é claro. Se você pode, vá nessa, é garantido. Mas talvez seja mais divertido fazer você mesmo, aprendendo no caminho.

Procurando nesse fórum aqui mesmo, tem MUITA informação. Olha só:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?p=24478 - Meu topico de Janeiro de 2007 quando fiz bodylift, com comentários mais que necessários do Mestre dos Magos Walter Cassita e do Hiper Pop Sex Symbol do Fórum Edintruder.

Um outro tópico de 2003 (!!!) já falando sobre arqueamento e levantar na barra de torsão:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1106

Mais um de 2004 http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4544

Mais um bem extensooo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4564

Outro de 2005, falando sobre levantar camioneta pela barra de torsão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=13016

Se você só acreditar em gringo, olha aqui em http://en.wikipedia.org/wiki/Torsion_beam_suspension

Torsion Bar Suspensions are currently used on trucks and SUV's from Ford, GM and Dodge. Manufacturers change the torsion bar or key to adjust the ride height, usually to compensate for heavier or lighter engine packages. While the ride height may be adjusted by turning the adjuster bolts on the stock torsion key, rotating the stock keys too far can bend the adjusting bolt and (more importantly) place the shock piston outside the standard travel. Over-rotating the torsion bars can also cause the suspension to hit the bump stop prematurely, causing a harsh ride. Aftermarket forged torsion key kits use re-clocked adjuster keys to prevent over-rotation, as well as shock brackets that keep the piston travel in the stock position.

Eu já andei com a barra de torsão esticada para caber pneus equivalentes a 31". Fica uma merda, o carro fica mais duro, fica dando final de curso, vira praticamente uma Toyota. A Ranger já é dura por natureza, com essa alteração então...Como falei, been there, done that!

[]s!
  • 01/05/2008, 11:26
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por fcapitanucci Ver Post
    quando se instala BL, vem um adaptador p/ baixar o radiador e manter na mesma altura do motor. todos os cabos terra sao alongados, a alavanca do cambio tem um extensor p/ se manter na mesma altura, a barra de direcao recebe um alongador p/ poder funcionar.

os parachoques recebem um alongador e perdem a funcao , dita pelo manual, de se puxar reboque com ele ( o traseiro). o bocal da gasolina deve ser solto, e depois de erguida a caçamba, se parafusar de novo e ver se nao precisa de extensao.

a mangueira do radiador deve ser verificada para nao raspar da correia e polia.

os farois devem ser regulados e mtas outras coisas

os kits nacionais nao dizem nada disso. vc pega um da Performance Acessories, americano, e aquele sim o manual vem completo.

sei quem instalou daquela marca, e de todos os ajustes q foram feitos depois p; funcionar 100%. o da keko é mto bom, porem mta coisa nao é dita no manual e o instalador adapta varias coisas.

Isso não é verdade, basta você baixar o manual da Keko que postei aqui no fórum que você vai constatar o contrário que você escreveu.

Citação:

Sobre andar com barra de torcao mais puxada, eu andei anos com ela assim, amigo meu na ranger 4x4 diesel usou anos, de modo severo, e nunca teve problema algum. mtos que falam q nao é bom tlvz nunca usaram ela puxada. um pouco nao gera problema.

Muita gente faz isso e acha que ficou bom mesmo, mas é péssimo, A geometria da suspensão vaí pro espaço além de ficar com uma aparência ridícula com o câmber muito negativo. Isso sim que é uma verdadeira gambiarra.

O fórum seria bem melhor se os novatos usarem a ferramenta de pesquisa antes de repetirem os assuntos e recriar polêmicas desnecessários.
  • 01/05/2008, 17:45
    aoliveira
    Galera, muito obrigado mesmo a todos por todas as informações, vocês ajudam sempre.

osarmento e ojaneri, brigadão pelos links, tô lendo tudo já :concordo:

Mestre Walter (não estou sendo irônico nem nada), desculpe pelo tópico sobre um assunto bem discutido, eu dei uma pesquisada boa antes (claro que exaurir todo o conteúdo do forum ia levar mais que o tempo que eu tenho de vida heheh). Minha intenção não era discutir BL, apenas buscar informações sobre kits de suspensão ou BL trazendo dos EUA (o que comprar e onde especialmente), já que isso eu não havia encontrado.
    Aproveitando, lembro que num tópico você estava trocando seus pneus/rodas de 33" 15 por 16, acabou colocando que medida? e já abusando da sua boa vontade, onde aqui em BH é bom pra levar pra fazer um BL na ranger? ou você instalou você mesmo?

Lembro que li em algum tópico alguém que colocou 32" na ranger só trocando os amortecedores dianteiros por rancho e apertando um pouco a torção. Já entendi que subir muito na barra de torção é péssimo, mas se for pouco, só para caber um 32" (ou tem que subir muito?:pensativo:) não haveria tanto problema, haveria ? trocar os amortecedores ajuda?
  • 01/05/2008, 21:02
    Edintruder
    Vou tomar a liberdade e responder pelo Walter pois conhecendo virtualmente ele, não irá abrir esse tópico tão cedo...

Ele instalou o BL em casa, acredito que foi o pioneiro aqui no fórum em Ranger, depois eu babei e instalei em casa também.

Os pneus dele são 285/75 R16, que ficam um pouco maiores dque os 33" porém mais estreitos e ajustados aos aros, o que reflete em grande melhora da estabilidade.

pode-se apertar um pouco as barras sim, porém não se deve colocar no talo. O simples ajuste já deixa a frente muito dura e batendo seco nos amortecedores. Eu ajustei a minha só para corrigir o cáster que estava muito positivo e está batendo muito, embora tenha muita folga para apertar as barras ainda.

Para colocar os 32" basta dar umas 2 voltas nas barras que talvez fique bom de espaço.
    Se não te importares com o pneu roçando no protetor interno pára-lamas dianteiro esquerdo no ressalto do cabo do freio de estacionamento, nem levantar precisa.

Em relação à troca dos amortecedores fica a cargo da preferência pessoal.

No caso de levantar as barras no talo, pra muita gente isso não iria alterar na durabilidade do conjunto da transmissão e suspensão dianteiras, mas para o meu uso com certeza iria reduzir drasticamente pois eu uso bastante o 4x4Low e eventualmente ajudo a desatolar caminhões e carros na beira da praia com a Ranger no verão e carros pelo Cassino no final do inverno.
  • 02/05/2008, 14:56
    aoliveira
    Citação:

1 deles é nos eua, ir na lona 4wheelparts, tem em varios estados e comprar o kit suspension lift ou SL na altura que procura ,que vai baixar o quadro da suspensao dela, e atras vai add calços.

Sem querer encher o saco mas já enchendo, tô fuçando nesse site (www.4wheelparts.com) vendo o q encontro de bom pra botar na ranger. Tava querendo subir 2" no máximo. Mas o problema é o seguinte, a ranger nos EUA não acompanha a geração da daqui, então não sei por qual ano de ranger procurar peças. A minha é 2002 diesel, qual modelo tenho q procurar pra comprar um kit compatível?

obrigado
  • 02/05/2008, 15:04
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por aoliveira Ver Post
    Sem querer encher o saco mas já enchendo, tô fuçando nesse site (www.4wheelparts.com) vendo o q encontro de bom pra botar na ranger. Tava querendo subir 2" no máximo. Mas o problema é o seguinte, a ranger nos EUA não acompanha a geração da daqui, então não sei por qual ano de ranger procurar peças. A minha é 2002 diesel, qual modelo tenho q procurar pra comprar um kit compatível?

A Ranger de lá é igual a daqui, mas não tem meio termo não. Você só encontra la BL de 3" ou Lift de 4" ou 5".
    Um BL com 2" é mais complicado que um de 3". O lift com menos de 3 ou 4" vira calço de mola igual ao que o Bruno Sander quer colocar na Nissan dele. É gambiarra...
  • 02/05/2008, 15:25
    aoliveira
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    A Ranger de lá é igual a daqui, mas não tem meio termo não. Você só encontra la BL de 3" ou Lift de 4" ou 5".
    Um BL com 2" é mais complicado que um de 3". O lift com menos de 3 ou 4" vira calço de mola igual ao que o Bruno Sander quer colocar na Nissan dele. É gambiarra...

Walter, o mesmo BL serviria desde uma ranger 98 até 2008? Eu comprando um kit nos EUA, onde eu posso levar aqui em BH pra instalar? o Rogério faz isso?
    É possível colocar apenas amortecedores mais longos para deixar ligeiramente mais alta a pickup ou tem que trocar mais coisas (se for mexer na suspensão ao invés do BL)
  • 02/05/2008, 15:32
    aoliveira
    Citação:

Walter, o mesmo BL serviria desde uma ranger 98 até 2008? Eu comprando um kit nos EUA, onde eu posso levar aqui em BH pra instalar? o Rogério faz isso?
    É possível colocar apenas amortecedores mais longos para deixar ligeiramente mais alta a pickup ou tem que trocar mais coisas (se for mexer na suspensão ao invés do BL)
  • 02/05/2008, 16:19
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por aoliveira Ver Post

Não sei quem poderia instalar isso não. Tem que ver com o Rogério. O amortecedor não altera em nada a altura da suspensão.

De 98 a 08 são todas iguais sim...
  • 02/05/2008, 17:10
    aoliveira
    Citação:

Não sei quem poderia instalar isso não. Tem que ver com o Rogério. O amortecedor não altera em nada a altura da suspensão.

De 98 a 08 são todas iguais sim...

Última pergunta :-D...tem kits para Ranger 2.5 e V6 (ambas gas), qual é mais adequada pras nossas rangers 2.8 diesel? acho q pra V6 deve ser mais resistente, por ser para um motor mais pesado...tô pensando besteira? o kit é uns 20 dolares mais caro.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:37.