Ola Pessoal.
Fiz muitas pesquisas no forum e não achei o que estava procurando, por isso decidi postar.
Seguinte
Minha viatura foi adquirida a 8 meses, não estou satisfeito com o carro e decidi comercializá-lo.
Ao fazer avaliações do veículo em lojas da cidade fui informado que o carro está "soprando".
Pois bem, estudei o assunto e realmente parece correto o diagnóstico.
- O carro solta uma quantidade expressiva de fumaça branca na vareta de óleo e no cabeçote, principalmente depois de bem quente;
- Nunca apresentou problemas de aquecimento;
- O carro é muito frouxo em baixa rotação. Em primeira marcha é muito para arrancar. É comum ele não subir rampas de estacionamento quando não da tempo de embalar antes.
- Não é possível fazer nenhuma idéia do km do motor porque o cara que me vendeu o carro é um pilanta e certamente voltou o velocímetro (ta marcado 100 000Km)

Assim sendo ficam as perguntas:

1 - O diagnóstico de que o motor está no fim da vida é verdade. Seria uma retífica a solução?
2 - Visitei uma retífica para "assuntar" sobre o trabalho e ele me disse que vou gastar uns 6 000,00 para fazer esse motor. Disse também que o motor não fica bom com "retifica meia sola" q tem que trocar camisa pistão tudo. Está correto essa observação? Não rola de fazer um serviço parcial e esticar a vida util desse motor?
3 - As pessoas tem me dito que tem que abrir o motor para ver o tamanho do problema. To com medo de abrir sem orçamento prévio e ser explorado pelos mecanicos (Sabe aquele papo Xiii rapaiz, vai ter q trocar isso aqui tb ....) Alguem ja fez esse trabalho nesse motor 2.5 e tem um custo aproximado?
4 - Devido ao alto custo da retifica nao seria a hora de colocar um 2.8 na viatura? Da pra colocar o 2.8 e manter o cambio? Será que valoriza ou deprecia o carro (ja q existe a fantasia do "Original")?
5 - Fui em uma concessionária Mitsubishi e tem uma L200 GLS 2004 com 120 000Km. O carro parece em excelente estado. A mit ta querendo fazer a troca comigo desvalorizando meu carro em 8000 reais com relação a fipe por causa desse "sopro". Estava até disposto a perder esse dinheiro, mas to com muito medo de trocar um problema por outro, tem muito comentário no forum dizendo que esse motor da mit da muito problema e problema caro. Alguma opinião?

Desde ja obrigado, depois posto o resultado.