x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 67

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,554
    Agradecimentos: 22

    Corrente da caixa de transferencia da Ranger...




    Olá todo mundo, mais uma vez!

    A corrente da minha caixa de transferencia tá raspando por dentro da carcaça da caixa. O problema já é conhecido, pois já vi (ouvi) outras Rangers com o mesmo sintoma.
    Porém não sei qual a solução... Alguém já teve este problema e solucionou? Será que precisa trocar a corrente (caríssima, diga-se de passagem)?

    Agradeço as dicas antecipadamente...

    Abraço!!

  • #2
    Olá, Rafael.

    Acho muito difícil a corrente estar raspando na carcaça, porque a folga é mínima. Inclusive na montagem tem que tirar os eixos e entrar com ela já encaixada. Não li nenhum relato disto nos fóruns. Não seria só impressão de que é a corrente?

    Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Corrente da caixa de transferencia da Ranger...-4405-14.jpeg  

  • #3
    era uma boa vc mandar abrir o câmbio pra ter certeza disso

  • #4
    Citação Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Olá todo mundo, mais uma vez!

    A corrente da minha caixa de transferencia tá raspando por dentro da carcaça da caixa. O problema já é conhecido, pois já vi (ouvi) outras Rangers com o mesmo sintoma.
    Porém não sei qual a solução... Alguém já teve este problema e solucionou? Será que precisa trocar a corrente (caríssima, diga-se de passagem)?

    Agradeço as dicas antecipadamente...

    Abraço!!
    Caro felippetti

    O barulho de corrente raspando na caixa esta ocorrendo quando voce tenta engatar o 4x4 com o carro em movimento?
    Um barulho semelhante ja ocorreu comigo e na verdade eram as engrenagens do 4x4 patinando e não conseguindo engatar o 4x4 o qual eu so conseguia engatar em baixa velocidade ou parado.
    Presta melhor atenção a isso
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #5
    Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,554
    Agradecimentos: 22
    O barulho é constante, mesmo em 4x2... Em 4x4 é mais intenso, principalmente qdo estou acelerando...

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Rafael ... uma vez acompanhei a desmontagem de uma CT e fiz um comentário bobo desta corrente. A resposta do mecânico foi, essa corrente é quase impossível dar problema não so na da Ranger mas na maioria dos 4x4.

    Outra coisa, se é apenas em 4x2 não é mesmo nessa corrente. O problema está em outro canto. So não consigo t dizer aonde é pois não imagino q barulho seja esse.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #7
    Usuário Avatar de felippetti
    Entrada
    09/01/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,554
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Rafael ... uma vez acompanhei a desmontagem de uma CT e fiz um comentário bobo desta corrente. A resposta do mecânico foi, essa corrente é quase impossível dar problema não so na da Ranger mas na maioria dos 4x4.

    Outra coisa, se é apenas em 4x2 não é mesmo nessa corrente. O problema está em outro canto. So não consigo t dizer aonde é pois não imagino q barulho seja esse.
    Então vamos combinar já de ir no Terraço na próxima quinta... Daí saímos dar uma volta na barca pra tu ouvir o barulho... Combinado?

    Abraço!

  • #8
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Já está mais que fechado.

    Pode deixar que vou chamar o restante da galera: RezendeDF, Valery, Loyer, Cirotoscano, Jera, Alexandre e o Eduardo aqui d sobrado tbm.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9
    Citação Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Olá todo mundo, mais uma vez!

    A corrente da minha caixa de transferencia tá raspando por dentro da carcaça da caixa. O problema já é conhecido, pois já vi (ouvi) outras Rangers com o mesmo sintoma.
    Porém não sei qual a solução... Alguém já teve este problema e solucionou? Será que precisa trocar a corrente (caríssima, diga-se de passagem)?

    Agradeço as dicas antecipadamente...

    Abraço!!
    A corrente estraga sim ! ela tem 31 gomos, cada um com dois pinos que fazem a articulação, são então 62 pinos em 62 furos. Cada vez que é submetida a uma sobrecarga, ela estala, indicando que a corrente pulou os dentes da engrenagem motora (fica do lado do eixo cardã traseiro), daí cada vez que houver sobrecarga haverá o estalo, até que se crie uma folga tão grande que ela começa raspar a carcaça, garfo (que é de nylon etc.). Imagine uma folga de 0,3mm por pino X 62 pinos.
    Se não está encontrando a peça no momento voce tem duas alternativas:
    deixe a pickup parada ou desmonte a caixa de transferência e remova a corrente. Monte a caixa novamente e use a pickup. Usar a caminhotene nessa condição vai fazer com que a corrente acabe desgastando o garfo.
    Trocar a corrente com a caixa montada só em caso de emergência.
    A vedação das duas metades daixapode ser feita com um silicone.
    4X4 Brasil

  • #10

    Corrente da caixa de trasnferência Ranger

    Para obter uma CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERENCIA DA RANGER sem ser "esfolado" faça uma cotação no site www.pecas-on-line.com.br receba as cotações e negocie, uma peça nova custa em torno de R$ 650,00 aqui em São Paulo.
    4X4 Brasil

  • #11
    Olá, Osvaldo.

    Não tenho experiência no assunto, só o que pesquisei em sites, manuais e a prática de ter reparado a Tcase da minha Explorer. E baseado nisso continuo afirmando que não é comum dar problema na corrente. No mínimo, não é comum relatarem este problema.

    Acho que é uma boa oportunidade para aprender. Se você tiver tempo, paciência e vontade, poderia me esclarecer alguns pontos que não entendi ou que discordo? Por favor, não pense que estou sendo irônico, minha intenção é realmente entender e discutir seu argumento:

    Citação Postado originalmente por Osvaldo Gomes Ver Post
    A corrente estraga sim ! ela tem 31 gomos, cada um com dois pinos que fazem a articulação, são então 62 pinos em 62 furos.
    Claro que a corrente, como qualquer outro componente, pode ser avariada – mas é comum acontecer? Em quais circunstâncias?

    Citação Postado originalmente por Osvaldo Gomes Ver Post
    Cada vez que é submetida a uma sobrecarga, ela estala, indicando que a corrente pulou os dentes da engrenagem motora (fica do lado do eixo cardã traseiro)
    Mas qual sobrecarga? A princípio, a corrente só é exigida com o acionamento do 4x4 que, no caso da Ranger, nem é automático (TOD). O esforço na corrente só ocorre nas situações de acionamento do 4x4 - e a corrente é dimensionada exatamente para isso.
    Não concordo que os estalos indiquem que a corrente pulou. Estalos na Tcase são normais devido ao acoplamento das engrenagens. Estalos anormais podem ser do encaixe da corrente na engrenagem ou mesmo das esferas do acoplamento magnético. Quando, e se, a corrente chegar a pular os dentes da engrenagem, é mais provável que provoque um problema agudo (quebra) do que crônico (desgaste ou folga).

    Citação Postado originalmente por Osvaldo Gomes Ver Post
    até que se crie uma folga tão grande que ela começa
    a raspar a carcaça, garfo (que é de nylon etc.).
    Da engrenagem movida (menor) até carcaça tem uns 20mm de espaço livre. O garfo não é de nylon (só as guias), e não fica no mesmo plano que a corrente - não tem como raspar a corrente no garfo, talvez no eixo.

    Citação Postado originalmente por Osvaldo Gomes Ver Post
    Imagine uma folga de 0,3mm por pino X 62 pinos.
    Num pino de cerca de ¼”, uma folga de 0,3mm representa 5% - o que é excessivo e só ocorreria com bastante tempo de uso severo, lembrando que é uma folga "extra", que se somaria às folgas normais (ajuste deslizante).

    Mesmo assim, teríamos: 0,3mm x 62 = 18,6 / 2 = 9,3mm => O que ainda é a metade dos 20mm de espaço livre entre a engrenagem e a carcaça da Tcase. Sem contar que esta folga de 10mm (soma de todas as folgas dos pinos) aumentaria o comprimento da corrente, formando um arco. O comprimento do segmento de reta seria ainda menor.
    Citação Postado originalmente por Osvaldo Gomes Ver Post
    Usar a caminhotene nessa condição vai fazer com que a corrente acabe desgastando o garfo.
    Acho que não. Aliás, mesmo que a corrente chegasse a raspar na carcaça, isto não seria um problema em si.

    Acho que uma folga dessas só ocorreria por fadiga - uso constante do 4x4 e em condições severas. Mesmo com acionamento do 4x4 em piso seco, seria mais provável quebrar o disco da embreagem magnética (ball ramp) do que gerar folga.

    Por favor, se possível, indique na figura da Tcase onde a corrente rasparia.

    Um abraço.

    Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Corrente da caixa de transferencia da Ranger...-tcase-view-2.jpg   Corrente da caixa de transferencia da Ranger...-tcase-view-1.jpg   Corrente da caixa de transferencia da Ranger...-ball-ramp-broken.jpg  
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na primeira foto da esquerda, o eixo maior é o que sai para o cardam traseiro?
    Não tens uma foto com o conjunto montado apenas sem a tampa?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade