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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Batentes suspensão dianteira Ranger 2002




    Hoje tentei trocar os batentes da suspensão dianteira da Ranger 2002 (aqueles originais pretos) por aqueles amarelos da Ranger 2005, com base metálica e mais compridos. Não deu. Eles entravam muito ajustados, sem folga, e segundo o mecânico poderiam danificar-se no primeiro quebra-molas (?!?). Também não deu para levantar a frente pelos parafusos da barra de torsão, pois já estavam ajustados ao máximo. Sei que esse tópico já foi tratado aqui, mas alguém teve sucesso nessa troca?
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #2
    Prezado amigo, os originais são mais seguros e tem maior durabilidade. Quanto aos similares, paralelos, as borrachas quase sempre são muito ruins, e estouram em pouco tempo.
    Abração
    Anthoniusnikos

  • #3
    Citação Postado originalmente por Miguels Ver Post
    Hoje tentei trocar os batentes da suspensão dianteira da Ranger 2002 (aqueles originais pretos) por aqueles amarelos da Ranger 2005, com base metálica e mais compridos. Não deu. Eles entravam muito ajustados, sem folga, e segundo o mecânico poderiam danificar-se no primeiro quebra-molas (?!?). Também não deu para levantar a frente pelos parafusos da barra de torsão, pois já estavam ajustados ao máximo. Sei que esse tópico já foi tratado aqui, mas alguém teve sucesso nessa troca?
    Eu desmontei quase tudo para colocar os meus, mas não me lembro quem foi, conseguiu colocar sem desmontar nada e postou a receita em algum lugar no fórum.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
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    Na minha 2000 ando com os originais da 2005 pra cima (os amarelos). Não foi eu que fiz o serviço, foi meu mecanico, mas foi bem rápido. Pelo que lembro, ele levantou a Ranger pelo diferencial dianteiro, deixando as rodas livres e trocou, sem precisar tirar nada.

    E sim, eles ficam apoiados na bandeja inferior, e não irão se danificar facilmente não. Já tem gente com mais de anos com ele sem problemas.

  • #5
    O Seba e o Nelson elaboraram um pequeno tutorial para orientar na troca destes batentes, mas não consegui encontrar o link - só as fotos.

    Quando troquei na Explorer, só foi preciso levantar o eixo dianteiro e tirar a roda. Com o eixo levantado, o batente fica exposto e basta tirar o parafuso (chave de biela 10).


    Boa sorte.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -batente-antigo.jpg   -batente-novo.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Qual a vantagem destes em relação aos originais?
    Samurai 97
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  • #7
    Vantagens:
    Não da "soco" no final de curso;
    A Pick-up retorna mais rápido a posição original;
    Os amortecedores agradecem;
    A dirigibilidade fica mais precisa.

    Procedimento para instalação:
    Levantar a Pick-up de forma que a suspenssão estique ao máximo;
    Retirar os originais;
    Desmontar os novos, retirar a parte macia da base metálica;
    Colocar a base metálica no chassi;
    Encaixar a parte macia na base, se necessitar de mais espaço, solte a fixação inferior do amortecedor e force a bandeja inferior com alavanca;
    Abaixe a Pick-up e seja feliz.

    O batente fica encostando na bandeja inferior e isso não é problema. Já uso a um tempão (mais de 40.000km) e é só vantagens.

    Miguel,
    Pela foto que vi de sua Pick-up, as barras não estão no máximo não.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
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  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por Luizinho Ver Post
    Vantagens:
    Não da "soco" no final de curso;
    A Pick-up retorna mais rápido a posição original;
    Os amortecedores agradecem;
    A dirigibilidade fica mais precisa.
    ME CONVENCEU!!!
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #9
    Citação Postado originalmente por Miguels Ver Post
    Hoje tentei trocar os batentes da suspensão dianteira da Ranger 2002 (aqueles originais pretos) por aqueles amarelos da Ranger 2005, com base metálica e mais compridos. Não deu. Eles entravam muito ajustados, sem folga, e segundo o mecânico poderiam danificar-se no primeiro quebra-molas (?!?). Também não deu para levantar a frente pelos parafusos da barra de torsão, pois já estavam ajustados ao máximo. Sei que esse tópico já foi tratado aqui, mas alguém teve sucesso nessa troca?
    Eles ficam apoiados na bandeija, o seu mecânico ta enganado, els funcionão assim mesmo, e melhora muito o comforto. Os meus já estam com 80.000 e ainda tão zerados.

    Abs,
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #10
    Miguel,

    Vê se aparece por aqui.

    Fui eu que te recomendei a Alba. Minha Pick-up foi alinhada, pela Alba, a 20.000km atrás e ainda está perfeita.

    Eles tem conhecimento do batente, mesmo porque está formula que descrevi, foi o que eles fizeram na Ranger do Vagner Luis (XL CD 2.5 TD 4x4 1999). Sinceramente não faço idéia oque possa ter havia então com os parafusos de regulagem, pois a minha nunca cedeu a altura e as roscas de sobra continuam disponivéis mesmo após eu ter levantado a Pick-up em 10mm (três voltas no parafuso).

    Quanto ao estar puxando um pouco é só voltar lá que a correção é rápida. Lembro que quanto mais levantar a frente melhor é também mais avançar o Cáster (aliás tarefa delicada na Ranger).
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #11
    Usuário
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    Finalmente consegui colocar os batentes amarelos. Realmente a picape fica um pouco mais firme na frente, gostei da idéia. O parafuso esq. da barra não dava mais aperto, então nivelei afrouxando o parafuso da direita em 4 voltas, pelo menos agora sumiu a horrível sensação de dirigir com o lado do motorista "afundado".
    Luizinho, ainda está no mesmo local em Niterói? Quando der um tempinho passo por lá para tomar um cafezinho.
    Abraço.
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #12
    Sim Miguel, estou no mesmo local.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

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