Ô rapaz. Não leu o manual do motor que te enviei? Tá na página 43...
Versão Imprimível
Casitta, Eu lí o Manual, mas estava procurando o parafuso do lado oposto da BI (embaixo do alternador e B.d'água), agora vou para o lado correto, e com a ajuda do Edin tudo vai dar certo.
Mais uma vez, obrigado.
Desta vez vou fazer tudo sem torquímetro e com as ferramentas improvisadas, mas para a próxima vou comprar algumas das ferramentas adequadas que fica muito mais seguro e fácil de trabalhar.
Com o radiador fora, descobri um vazamento na rosca do tubo de pressão da direção hidráulica bem embaixo da polia da bomba d'água. Ví que apesar da rosca estar bem apertada o tubo tinha uma pequena folga de entra-e-sai, e por alí vazava o óleo. Fiz uma "arruela" com um pedaço de fio para tirar a folga e parou o vazamento. Como é tubo de pressão vou deixar em observação e se continuar o vazamento troco o tubo, porque o vazamento poderá melar a correia.
Bem, valeu pessoal, se quiserem posto fotos da operação.
Anthoniusniskos
Achei o bujão (parafuseta) para travar o volante. Pena que eu tinha esquecido que o volante do motor liga com a caixa de câmbio (Falha de memória). Foi preciso uma chave 13 e uma broca de 9 mm como sugeriu o Edin, ou uma de 10 mm que fica mais ajustada. Troquei o rolamento, tensor e a engrenagem com um sacador improvisado (tudo sem marreta!). Pelo fato da mulher ter saído à tarde e eu não ter ninguém para ir virando o virabrequim para localizar o furo do volante, vou deixar os testes para amanhã.
Edin, para quê o furo no bujão (parafuseta) ???
Abração.
Antoniusnikos
Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 "A Velha Senhora" na UTI
O furo do volatem tem apenas 4mm de diâmetro. Sim, o parafuso é de cabeça 13mm, tinha me esquecido e achava que era 15mm. Vira o virabrequim com uma chave em uma polia qualquer ou engara a 5a e vai empurrando aos poucos até encontrar o furo no volante. O furo no parafuso do bujão serve apenas para guia de alinhamento no ponto de 0° do virabrequim.
Sem exagero Allan, mas como por aquí esfriou um pouco e está chovendo muito, vou levar meia garrafa do Periquita lá para a garagem e acertar o ponto da Velha Senhora.
A esposa só vai virar o virabrequim com a chave enquanto eu tento encontrar o buraquinho do volante do motor com a broca de 4mm, como ensinou o Edin.
Espero reconhecer o castanholar do motor como você disse.
Abração
Anthoniusnikos
Edin, só para conferir: no buraco do volante do motor coube uma chave philips de 6 mm (medi no paquímetro) e para o motor ficar redondo (Pelo barulho acho que ficou.) tive que colocar a marca da polia da BI um pouco (uns 0,5 cm) para baixo da marca do parafuso na carcaça, só não sei o quanto com precisão porque visto de cima não dá para ver com certeza.
Obrigadão. Um abração para todos.
Anthoniusnikos
Ranger Diesel 2,5L 4x4 1999/2000
X3 !!!
Precisa-se ter muito tempo e paciência. Levei meia hora para tirar e meia hora para colocar um parafuso que prende o radiador porque a porca estava girando em falso e o parafuso com defeito. Mas o bom desse trabalho todo é que a gente pode perceber que o serviço feito com cuidado dará maior durabilidade à máquina e se a gente precisar fazer, levando as ferramentas, faz em qualquer lugar. Como pego muito estrada, as vezes à noite, não é nada agradável ficar parado por causa de uma parafuseta.
Depois, moro na beira da BR 101. Aquí só existe mecânico de última hora. Com um pedaço de barbante eles resolvem qualquer problema. A filosofia deles é a seguinte: Ninguém quer ficar parado, então a gente amarra a encrenca e o carro sai de novo pra estrada, se parar depois de alguns quilômetros já estará longe e é outra história.
Bay, Bay... Pequeno.
Se encontrar o governador, daí, pergunta se ele ainda freqüenta o Piantello.
Anthoniusnikos
Anthonio, coinseguisses colocar no ponto a BI de primeira?
Olá Edin, consegui na segunda vez. Na primeira pegou mas o barulho não estava bom. Na segunda baixei a marca, como disse antes, e a regulagem me pareceu boa porque o barulho ficou igual ao que tinha antes. Não tentei mais porque a bateria já estava fraca (usei muito a lâmpada para iluminação).
O quê acha? Tive sorte?
Para mim o importante é que perdi o medo, e da próxima vez faço mais tentativas.
Cheguei da da BR agora, rodei uns 60 Km e ficou como antes.
Para confirmar que o pessoal não têm cuidado mesmo, encontrei a tampa da caixa de distribuição (de alumínio) trincada, pois apertaram muito o parafuso do meio (referência do sincronismo da BI) e faltando um pedaço de junta na parte de baixo da tampa que já tinha deixado entrar um pouco de óleo preto do motor. Para a vedação fiz um sanduiche com uma camada de silicone-junta-silicone (preto). Também sem os aparatos da frente deu para enchergar quais os tubos de pressão que terei que substituir logo mais, inclusive o da direção hidráulica.
A semana que vêm vou tirar as rodas e desmotar os cubos e verificar o estado as pastilhas e lonas.
LEMBREI: Ainda não tirei o ar do sistema de freio. Não encontrei o tal parafuso de sangria. Daria para você mandar uma foto do tal parafuso, ou me indicar se o tópico já foi discutido aquí no Fórum?
A sua caminhonete mais parece um bife à milaneza!
Acredito que está fazendo o melhor teste para corrosão.
Mais um abração, Edin.
Anthoniusnikos
O bife à milanesa não é da praia! Não sou doido a esse ponto!
Pra ver se está no ponto, basta acelerar com o motor solto e ver se ele dá a mesma disparada de quando estava antes de mexer. se ficou com a aceleração igual provavelmente ficou no ponto exato. É comum pegar Rangers bem "mancas" justamente pela BI atrasada.
O furo do volante é 6mm, então a ferramente que comprei de 4mm não faz um ajuste tão perfeito como se espera.
Os parafusos para a sangria ficam nas pinças de freio e nos cilindros traseiros. Cuida pra não quebrar, pois nas duas pinças da minha na tentativa de afrouxar os parafusos para sangrar o sistema acabei quebando eles pois estão encravados. Daí sangrei da foma mais difícil, direto pelos mangotes mantendo a pinça com a conexão pra cima e o fluído escorrendo direto. Gastei cada de 150ml em cada pinça, mas como o objetivo era a troca do fluído, deu certo.