Postado originalmente por
Juarez Pontes
Amigos, volto com o problema do barulho no motor de minha Nova Ranger e os esclarecimentos quanto à solução encontrada pela Ford Slavieiro.
Como o barulho era cíclico e só ocorria pela manhã e antes de a temperatura chegar ao ideal (meio) e em marcha lenta, resolvi passar todos os dias em frente a Ford Dakar, por ser a mais próxima entre minha casa e o trabalho. Chegava por lá com motor em 1/4 de temperatura, aguardando assim em marcha lenta até atingir a temperatura ideal e esperando o barulho se apresentar. Foi assim até o quarto dia, quando o ruído do tec, tec, tec surgiu e pude mostrar aos mecânicos. Diagnosticaram serem os tensores da corrente de distribuição. Carro parado por uma semana até chegarem os benditos tensores. Efetuada a troca (na garantia - com 2.500 km), recebi o carro e fui embora achando ter sido solucionado o problema. Ledo engano!
Dois dias depois, quando fui à Ford Slavieiro para trocar o assento do banco do motorista que estava com folga e tb já tinha sido pedido, o danado do barulho deu o ar de sua graça e surgiu novamente, agora dentro da Slavieiro. O Lindomar estava de férias, entretanto o pessoal ouviu atentamente aquele tec, tec, tec. tec, e como era sábado, pediram para retornar na segunda e deixar o carro para averiguação, assim foi feito. Deixei a Pick-Up na segunda e na terça me ligaram para ir apanhá-la, pois já estava pronta. Informaram-me não ter mudado nada de peças, só fizeram uma limpeza interna do motor com um produto específico e mudaram antecipadamente o óleo.
Bom, já se passaram uns dez dias e o barulho não retornou mais, creio ter sido resolvido e tudo indica que era causado por falta de lubrificação adequada -- por impureza -- em algum dos micro dutos de lubrificação daquela área do motor onde fica a corrente de comando.
Quanto ao problema de folga do banco do motorista, também foi resolvido com a troca da estrutura metálica do assento.
Ufa!!!! Agora é aproveitar o carro e fazer uso do investimento...
Agradeço a força dada pela galera do fórum e espero voltar a postar, entretanto que sejam coisas positivas e experiências gratificantes com a Nova Ranger.
Abraços a todos.