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Convex Datacenter
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  • #1
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    22/03/2008
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    Unhappy Ranger 2000-2001 - Diesel - Problema para ligar




    Pessoal,

    Sou novo no forum, mas acompanho vcs desde o inicio de 2007, mas como não tiha uma picape 4x4, nunca registrei.
    Este ano, no dia 15/02/2008, comprei a Ranger ano 2000 modelo 2001 a diesel, cabine simples, verde escura, muito linda, então é a minha primeira 4x4, mas comprei so depois de ler muito aqui no forum, porque o pessoal é expert, muito show.

    Mas deixando isso de lado, estou com problemas, para variar, ela possui a km 122222, ta muito cuidada, levei em 5 mecanicos antes de comprar, entre os cincos falaram que eu tinha que trocar a correia dentada, e verificar a valvula da direação hidraulica e outra valcula do arcondicionado e deu.

    Mas depois de 10 dias, apos tudo trocado, comecei andar, parei num posto de combustivel, abasteci e o carro não ligou, ai chamei um mecanico, e ele riode mim e falou que era falta de diesel , ai sangrou e deu, fui no posto parei abasteci, sangrou denovo e deu, no outro dia demanha, fui trabalhar a ranger nada de pegar ai peguei chamei o mecanico, sangrou levei na concessionaria pela grantia mandou num bombista e o cara, penou e achou o problema que era no pescador, pelo forum ja tinha encontrado esta solução no primeiro dia mas o bombista não me deu atenção plea minha falta de experiencia.

    Mas blz, ai se passou mais uns 20 dias tudo ok marcador de conbustivel ok, pescador trocado, comecei a notar dificuldade para pegar sempre na quinta virada com o pé no acelerador.

    Mas notei tb, quie demanha cedo não dificuldade de pegar, viro uma vez e pega, parece que com o motor frio pega sem dificuldades, mas quando ando com ela e paro e depois vou fazer pegar pega com muita dificuldade.

    Mas o problema começou a se agravar, mas sempre notando que quando o motor estava marcando mais frio pegava ainda, hoje dia 22/03/2008, sai da praia e passei no mercado(feriado né) comprar uma cerva, e quando voltei e nada de pegar virei varias vezez e nada, nada mesmo, fui para o orelhão tentar achar alguem no feriado, todos que eu ligava arrepiarão por ser motor a diesel e estar com estas caracteristicas acima que citei, na rela fiquei na mão eu e minha mulher...

    Mas ai fui almoçar e pensei em esperar o motor esfriar, esperei +- 1 hora, quando voltei pegou na terceira virada apertando o acelerador, sai a cata de mecanico em Balneario Canboriu e nada, então fui para casa e coloquei ela na garagem, ai tentei pegar novamente com o motor quente e nada.

    Ai lembrei do forum e me cadastrei e vim com esta dúvida ate vcs, po to meio triste já, comprei ela com muita dificuldade, paguei 33000, financei, não sou filho de papai, preciso do carro para trabalhar e tal.

    Gostaria que vcs me ajudassem com suas experiencias e indicações se tem alguem aqui de SC da região do vale do itajai, mais precisamente balneario canboriu e itajai.

    Sobre este problema do motor quente não pegar agora oque pode ser?

    Obrigado, desde já agradeço pela atenção...

  • #2
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    Bah velho! Precisava falar comalguém de Itajaí mesmo! Caisses do céu!
    O teu problema vai um pouco contra a lógica dos defeitos em diesel. Parece que com o motor quente tem uma redução de pressão na linha e não deve estar pulverizando diesel. Bateria não é pois se dá 5 viradas seguidas a bateria está mais do que aprovada!
    Enquanto viras a chave e ela não pega, sai fumaça pelo escapamento? em caso negativo, podes mandar verificar o funcionamento da bobina de corte da bomba injetora, testar a bomba de transferência de diesel e só depois pensa em bicos e bomba injetora.
    Mas não te desespera que está parecendo coisa simples.
    Se ela não pegasse nem fria o problema seria maior.
    Atrás da bomba injetora tem um solenóide aonde conecta um, fio vermelho. Esse solenóide abre a passagem de combustível para ligar o motor. Arranja um teste de 12v (fio com uma lâmpada) e quando tiver com o motor quente tenta testar se tem corrente alim pois descarta assim ou evidencia um problema elétrico.
    Se der corrente nesse fio, tenta testar esse solenóide.
    Outro detalhe, anda com uma chave de boca 17mm no carro para sanguar os bicos sempre que for necessário. No caso enquanto o motor não pega, afrouxa um bico e bate arranque para conferir se está passando diesel para os bicos.
    Se não chega diesel nos bicos pode ser até os reparos ruins da Bomba Injetora.
    Experimenta também dar uma esticada na estrada, se ela passar de 150km/h os bicos e bomba estão bons e com bastante pressão, se não chegar a 150km/h apresenta desgaste no sistema de injeção.
    Vou te mandar uma MP para ver se podes me ajudar. Qualquer coisa podes me mandar uma MP também!
    Valeu!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Que eu me lembro essa já é a terceira ocorrência desse mesmo problema aqui no fórum. Acontece que como você as vítimas eram novatas no fórum e se cadastraram no desespero. Tão logo resolveram o problema desapareceram sem relatar qual era a solução. Por favor assim que resolver o problema não deixe de postar a solução...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Acredito que, como o Edin falou, você deve dar atenção especial a parte elétrica que leva corrente até a bomba elétrica. Vale a pena conferir também os porta fusíveis, já fiquei na estrada uma vez porque queimou o fusível da bomba elétrica, como não puchava diesel, não alimentava a bomba injetora, que não enviava aos bicos e o motor não pegava...
    Pode ser um mal contato em qualquer uma destas peças. O mais recomendado é você realizar os testes citados acima pelo Edin...
    E se não conseguir descobrir, me manda uma MP que eu te passo o tel de um bombista muito bom, que entende muuuuito de motor diesel como um todo ( e muito honesto).
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Que eu me lembro essa já é a terceira ocorrência desse mesmo problema aqui no fórum. Acontece que como você as vítimas eram novatas no fórum e se cadastraram no desespero. Tão logo resolveram o problema desapareceram sem relatar qual era a solução. Por favor assim que resolver o problema não deixe de postar a solução...
    X2..........................

    Abraços

  • #6
    Oen,
    Se isto acontece sempre, ta facil de identificar a causa.

    Procure na sua região uma oficina conceituada em motores diesel (normalmente trabalham com caminhão), combine com o mecanico uma data de forma que ele fique por conta de identificar este problema. Leve o veiculo e acompanhe o trabalho (vc aprenderá como contornar este tipo de problema).

    O mecanico basicamente sequirá a logica que o Edi postou : tem diesel nos bicos? compressão ok? velocidade do arranque? etc etc.

    Não caia no conto de mecanico que sai trocando peças e fazendo experiencias com seu dinheiro.

    Boa sorte

  • #7
    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Acredito que, como o Edin falou, você deve dar atenção especial a parte elétrica que leva corrente até a bomba elétrica. Vale a pena conferir também os porta fusíveis, já fiquei na estrada uma vez porque queimou o fusível da bomba elétrica, como não puchava diesel, não alimentava a bomba injetora, que não enviava aos bicos e o motor não pegava...
    Pode ser um mal contato em qualquer uma destas peças. O mais recomendado é você realizar os testes citados acima pelo Edin...
    E se não conseguir descobrir, me manda uma MP que eu te passo o tel de um bombista muito bom, que entende muuuuito de motor diesel como um todo ( e muito honesto).
    Bomba elétrica?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Sim, que pucha o Diesel do tanque é leva até a bomba injetora. Estou errado?
    Foi isto que eu vi. uma pequena bombinha elétrica que, inclusive, alguns fazem um corta corrente para evitar furtos.
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  • #9
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    Na Ranger 2.5 e 2.8 de elétrico é só o solenóide mesmo, o resto é mecânico e quase à prova de defeitos!
    A bomba intermediária de transferência é mecânica.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Pois é, não tenho conhecimento da Ranger.
    Quando me aconteceu de ficar na estrada foi com uma Hilux que inclusive tinha este corta-corrente nesta bomba. porém pode ser que o funcionamento seja mecânico, e o acionamento elétrico... Sei lá.... Vou fazer assim, esta camionete é do meu sogro, vou pegar o manual esta noite, dou uma olhada e amanhã posto com certeza.
    Mas acho que é elétrica mesmo...
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #11
    Banido Avatar de ojaneri
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    Não, não é elétrica. Como o Edi e o Walter falaram, é só o solenoide que é eletrico. Se passa corrente nele, ele abre e deixa diesel passar. Se não passa corrente, ele fecha e não dá partida. Ele é responsável pelo desligamento do motor, e no caso de alarmes corta-ignição, é dai que se desliga o alarme em caso de acionamento.

    É comum o terminal que vai nele se desgastar (já fiquei parado uns 15 minutos a uns anos atrás por causa disso, procurando o defeito), e foi só reapertar para ela pegar de novo. O arranque roda, mas não liga, como se não tivesse diesel. É recomendável trocar o terminal se ele estiver enferrujado (quase certeza).

    E a bomba de transferência, geralmente quando dá defeito, ela faz o motor ratear em alta, mas não deixa de ligar o carro (até pq tem diesel na tubulação).

  • #12
    Então é isso mesmo,
    Desculpem pela falha, mas é assim, vivendo e aprendendo. Obrigado.
    Mas quando eu fiquei na mão, foi o fusível "deste solenoide" que queimou.... Bastou trocar o fusível e dar a partida...
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