Postado originalmente por
Alexandre Magno
Amigos,
Agora aparentemente aconteceu comigo: em 02 anos com a RANGER nunca havia trocado a água do radiador ou limpado o sistema. Mandei trocar a água do radiador há cerca de 10 dias e utilizar o aditivo da RADIEX. O mecânico logo comentou que as mangueiras estavam estragadas, o que poderia ocasionar vazamentos: ao apertá-las com as mãos, sentimos a crosta (calcificação) se quebrando. Aquela mais fina (que se divide em um "T"), estava entupida (lama pura), assim como uma saída de água (acho que do cabeçote) estava praticamente vedada pela sujeira. Feita a limpeza com mangueira e água da torneira, esta também utilizada para a mistura, fui embora, pensando na recomendação de trocar as mangueiras. Alguns dias depois, por curiosidade olhei a água, que já estava totalmente suja novamente. Há 03 dias, porém, ao circular na cidade (em baixa rotação, portanto), mas sob um forte calor, a temperatura do motor subiu até próximo do vermelho. Parei e o reservatório de expansão estava cuspindo água com forte pressão. Mesmo com o motor desligado, a água continuava a sair só parando muitos minutos depois, ficando o reservatório completamente vazio. A tampa estava um pouco folgada. Depois de várias horas, motor já frio, fui a um posto bem próximo para completar a água. Pegou uns 03 litros, porém quando eu acionava (com a mão) o acelerador a água subia até derramar. Eu deixava voltar p/ marcha lenta, o nível voltava ao normal. Eu acelerava, a água derramava. Mesmo assim, fui embora e tudo voltou ao normal. Em quase todas as ocasiões que eu andava 20, 30minutos, olhava como estava a água: tudo normal, acelerando não mais subia o nível nem derramava. Aliás, mesmo com o motor quente, abria a tampa sem problemas para olhar a água. Quase sempre circulo em grandes avenidas, com velocidade de 80km/h, e nada mais ocorreu. Hoje, porém, voltei a circular por uns 30 minutos na cidade, e quando parei, a água estava sendo expulsa do reservatório de expansão. Agora vou mandar limpar tudo de novo, inclusive varetar o radiador, que deve estar cheio de lama e da tal calcificação.
Estou porém preocupado com a questão dos selos: o que é exatamente isso e o que é preciso para verificar se não estão furados e substituí-los? Quais os sinais de que a "limpeza" e aditivo provocaram a remoção da ferrugem que estaria vedando os selos? Quando completei a água após o primeiro problema, cheguei a imaginar que estava com problema na junta do cabeçote, porém testei várias vezes depois com o motor quente e a água nem se mexia.
Aguardo a opinião dos amigos. Um grande abraço.
Alexandre Magno