Ola Thelmo
Baixa o manual de manutenção direto no sitio da MWM International, que nele ensina direitinn, e com fotos.
Boa sorte
Versão Imprimível
A explicação do manual da MWM é fraca e a foto não acrescenta nada, só dá para ver que ele está mexendo na parte de cima do motor.
Com os passos descritos pelo Edin e 6 dúzia de fotos eu me atrevo a fazer, com o manual da MWM eu morro nos R$ 50...
PS: Impressão minha ou o último passo deveria iniciar com 4.?
Não telmo, balanceia as valvulas do cilindro 4 para regular o cilindro 1. Gire o eixo do virabrequin até vc ver que no cilindro 4 está fechando a de descarga e abrindo, imediatamente, a de admissão. Nesse ponto está na hora de regular as duas valvulas de pistão 1.
Acho que se vc fizer vai achar muito facil.
Quais as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da válvulas?
A régua pode ser substituída por qualquer coisa com com 0,2mm?
Existe junta na tampa de vávulas? De que tipo?
O que pode dar errado!!?
Se ao invés de regular eu desregular as válvulas?
Na parte rosqueada eu entendi como balancim. Eu quebrei um da minha Ranger também...
Thelmo, felizmente não poderei fazer o how to pois não tenho mais a Ranger... Ando de MWM X-10.
Bem a régua pode ser substituída sim, mas é interessante comprar a régua calibrada. Na tampa de válvulas tem uma junta de borracha que é encaixada numa ranhura na própria tampa. Mesmo com essa junta, eu sempre passei um pouco de cola 3M com o dedo na borracha pra fazer uma vedação melhor. Não precisa apertar demais a tampa, pois é alumínio e pode quebrar.
Se desregular, o barulho e fumaça vai aumentar e o desempenho diminuir. Mas é algo muito simples. Não te preocupa que é muito fácil e divertido! rsrsrsr
Veja bem Thelmo
E necessário chave de boca pra tirar a tampa de válvulas, uma chave de fenda e chave, se não me engano 13mm de boca, e jogo de laminas de calibragem. Essas laminas são flexiveis e facilitam muito o serviço, acho dificil fazer sem elas.
- Retire a tampa, que sai junto com a junta. Essa junta é de borracha, se não estiver muito ressecada, dá pra recolocar a mesma. Se vazar óleo depois é muito pouco e vc subastitui.
- A sua frente vão estar oito balancins, que mais parecem gangorras . Essas gangorras que abrem e fecham as valvulas. olhando vc vai ver como elas funcionam.
- gire o eixo virabrequin, empurrando o carro engrenado ou girando pela polia com uma chave 27 de encaixe, até que as duas gangorrinhas mais próximas do parabrisas iniciem o movimento de abertura e fechamento das valvulas. Irá abrir primeiro a de descarga e depois a de admissão. quando acabar de fechar a de descarga, imediatamente iniciará a abertura da admissão, nesse ponto está no balanço do cilindro 4 e pronto para regular as valvulas do cilindro 1.
- O cilindro 1 é o mais próximo do radiador. Na extremidade esquerda da primeira gangorra tem um parafuso de fenda com uma contra porca. Na extremidade direita a gangorra toca indiretamente a cabeça da valvula e nesse ponto a folga entre a extremidade da gangorra e a valvula deve ser de 0,20mm, passe a lamina e veja a medida (por isso tb a necessidade do jogo de laminas), se estiver folgado, afrouxe a contra porca e ajuste o parafuso de fenda até ficar passando a lamina 0,20mm justinho. Aperte a contra porca e confira novamente. A primeira valvula está assim regulada.
Passe então para a segunda valvula do cilindro 1 da mesma forma (admissão e descarga). Está assim reguladas as valvulas do cilindro 1.
- Gire meia volta no eixo virabrequim e vc vai ver que o mesmo movimento das gangorras do cilindro 4 no procedimento acima irá ocorrer no cilindro 2, nesse ponto está na hora de regular a folga das valvulas do cilindro 3. Repita os procedimentos acima e pronto.
- Gire mais meia volta no eixo virabrequin, irá então se movimentar as gangorras do cilindro 1, hora de regular o cilindro 4.
- Mais meia volta no eixo, movimento no 3, regular o 2.
Eu costumo conferir tudo novamente. Não é necessário apertar demais as contra porcas pois elas podem espanar.
- Recoloque a tampa das valvulas sem apertar muito.
- Bate na chave, e é só alegria....hehehe
Muito boa sorte
Na certeza do seu sucesso
Ok.... desculpem a falha. A quebra foi no balancim.
mudando levemente o foco do topico , a ranger 3.0 tem tuchos hidraulicos e não necessita de regulagem de valvulas, e as outras a nova frontier , hilux srv nova e a triton tambem não necessitam de regulagem periodica ?
LeoLeone se for uma pergunta...
Os veiculos mais novos podem ter o comando diretamente sobre as válvulas e utilizar tuchos hidraulicos assim como utilizar balancins (no caso de comando descentralizado em relação as válvulas) com tuchos hidráulicos.
Abraços