Powered by vBulletin

Regulagem de válvulas da Ranger 2.8

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/03/2010, 07:01
    LeoLeone
    Citação:

Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Edin,

Bem que vc podia fazer um how-to com algumas fotos na próxima regulagem...

Com esse seu relato + meia dúzia de fotos eu me atreveria a fazer uma regulagem dessas.

Ola Thelmo
    Baixa o manual de manutenção direto no sitio da MWM International, que nele ensina direitinn, e com fotos.

Boa sorte
  • 20/03/2010, 07:59
    TylerNTL
    1 Anexo(s)
    A explicação do manual da MWM é fraca e a foto não acrescenta nada, só dá para ver que ele está mexendo na parte de cima do motor.

Com os passos descritos pelo Edin e 6 dúzia de fotos eu me atrevo a fazer, com o manual da MWM eu morro nos R$ 50...

PS: Impressão minha ou o último passo deveria iniciar com 4.?
  • 20/03/2010, 09:34
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Foxtrot Ver Post
    Mais uma para a conta... após uma viagem tranquila de 800 km com a minha ranger logo depois de ter trocado os selos do bloco e cabeçote, hoje ao sair de casa não andei 200 metros e logo na segunda marcha o motor perdeu força e começou uma batida muito forte. Encostei e ao levar para oficina não deu outra: válvula. O pistão bateu que chegou a quebrar a valvula na parte rosqueada. A troca foi rápida e foi feita uma regulagem nas válvulas mas o que preocupa é se essa batida não prejudicou o pistão.

O mecâncico disse que não e a ranger está rodando normalmente. Mas semana que vem vou fazer outra viagem de uns 600 km e estou com medo de ficar no caminho novamente, dessa vez por causa do pistão.

O que vcs acham?

Só não entendi a história de válvula rosqueada... :rolleyes:
  • 20/03/2010, 10:15
    LeoLeone
    Citação:

A explicação do manual da MWM é fraca e a foto não acrescenta nada, só dá para ver que ele está mexendo na parte de cima do motor.

Com os passos descritos pelo Edin e 6 dúzia de fotos eu me atrevo a fazer, com o manual da MWM eu morro nos R$ 50...

PS: Impressão minha ou o último passo deveria iniciar com 4.?

Não telmo, balanceia as valvulas do cilindro 4 para regular o cilindro 1. Gire o eixo do virabrequin até vc ver que no cilindro 4 está fechando a de descarga e abrindo, imediatamente, a de admissão. Nesse ponto está na hora de regular as duas valvulas de pistão 1.

Acho que se vc fizer vai achar muito facil.
  • 21/03/2010, 00:11
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Só não entendi a história de válvula rosqueada... :rolleyes:

X2, quero ver quem vai explicar aonde fica esta rosca na válvula :putz: hehehe.

Abraço
  • 21/03/2010, 09:10
    TylerNTL
    Quais as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da válvulas?
    A régua pode ser substituída por qualquer coisa com com 0,2mm?
    Existe junta na tampa de vávulas? De que tipo?

O que pode dar errado!!?
    Se ao invés de regular eu desregular as válvulas?
  • 21/03/2010, 10:23
    Edintruder
    Na parte rosqueada eu entendi como balancim. Eu quebrei um da minha Ranger também...

Thelmo, felizmente não poderei fazer o how to pois não tenho mais a Ranger... Ando de MWM X-10.

Bem a régua pode ser substituída sim, mas é interessante comprar a régua calibrada. Na tampa de válvulas tem uma junta de borracha que é encaixada numa ranhura na própria tampa. Mesmo com essa junta, eu sempre passei um pouco de cola 3M com o dedo na borracha pra fazer uma vedação melhor. Não precisa apertar demais a tampa, pois é alumínio e pode quebrar.

Se desregular, o barulho e fumaça vai aumentar e o desempenho diminuir. Mas é algo muito simples. Não te preocupa que é muito fácil e divertido! rsrsrsr
  • 21/03/2010, 10:35
    LeoLeone
    Passo a Passo
    Citação:

Quais as ferramentas necessárias para fazer a regulagem da válvulas?
    A régua pode ser substituída por qualquer coisa com com 0,2mm?
    Existe junta na tampa de vávulas? De que tipo?

O que pode dar errado!!?
    Se ao invés de regular eu desregular as válvulas?

Veja bem Thelmo
    E necessário chave de boca pra tirar a tampa de válvulas, uma chave de fenda e chave, se não me engano 13mm de boca, e jogo de laminas de calibragem. Essas laminas são flexiveis e facilitam muito o serviço, acho dificil fazer sem elas.
    - Retire a tampa, que sai junto com a junta. Essa junta é de borracha, se não estiver muito ressecada, dá pra recolocar a mesma. Se vazar óleo depois é muito pouco e vc subastitui.
    - A sua frente vão estar oito balancins, que mais parecem gangorras . Essas gangorras que abrem e fecham as valvulas. olhando vc vai ver como elas funcionam.
    - gire o eixo virabrequin, empurrando o carro engrenado ou girando pela polia com uma chave 27 de encaixe, até que as duas gangorrinhas mais próximas do parabrisas iniciem o movimento de abertura e fechamento das valvulas. Irá abrir primeiro a de descarga e depois a de admissão. quando acabar de fechar a de descarga, imediatamente iniciará a abertura da admissão, nesse ponto está no balanço do cilindro 4 e pronto para regular as valvulas do cilindro 1.
    - O cilindro 1 é o mais próximo do radiador. Na extremidade esquerda da primeira gangorra tem um parafuso de fenda com uma contra porca. Na extremidade direita a gangorra toca indiretamente a cabeça da valvula e nesse ponto a folga entre a extremidade da gangorra e a valvula deve ser de 0,20mm, passe a lamina e veja a medida (por isso tb a necessidade do jogo de laminas), se estiver folgado, afrouxe a contra porca e ajuste o parafuso de fenda até ficar passando a lamina 0,20mm justinho. Aperte a contra porca e confira novamente. A primeira valvula está assim regulada.
    Passe então para a segunda valvula do cilindro 1 da mesma forma (admissão e descarga). Está assim reguladas as valvulas do cilindro 1.
    - Gire meia volta no eixo virabrequim e vc vai ver que o mesmo movimento das gangorras do cilindro 4 no procedimento acima irá ocorrer no cilindro 2, nesse ponto está na hora de regular a folga das valvulas do cilindro 3. Repita os procedimentos acima e pronto.
    - Gire mais meia volta no eixo virabrequin, irá então se movimentar as gangorras do cilindro 1, hora de regular o cilindro 4.
    - Mais meia volta no eixo, movimento no 3, regular o 2.
    Eu costumo conferir tudo novamente. Não é necessário apertar demais as contra porcas pois elas podem espanar.
    - Recoloque a tampa das valvulas sem apertar muito.
    - Bate na chave, e é só alegria....hehehe
    Muito boa sorte
    Na certeza do seu sucesso
  • 21/03/2010, 12:06
    Foxtrot
    Ok.... desculpem a falha. A quebra foi no balancim.
  • 21/03/2010, 18:28
    FLÁVIO FAF
    mudando levemente o foco do topico , a ranger 3.0 tem tuchos hidraulicos e não necessita de regulagem de valvulas, e as outras a nova frontier , hilux srv nova e a triton tambem não necessitam de regulagem periodica ?
  • 21/03/2010, 20:02
    LeoLeone
    Citação:

Postado originalmente por FLÁVIO FAF Ver Post
    mudando levemente o foco do topico , a ranger 3.0 tem tuchos hidraulicos e não necessita de regulagem de valvulas, e as outras a nova frontier , hilux srv nova e a triton tambem não necessitam de regulagem periodica ?

Carros mais novos tendem a tuchos hidraulicos ou comando direto sobre as valvulas.
    abs
  • 21/03/2010, 20:22
    leobnaval
    LeoLeone se for uma pergunta...

Os veiculos mais novos podem ter o comando diretamente sobre as válvulas e utilizar tuchos hidraulicos assim como utilizar balancins (no caso de comando descentralizado em relação as válvulas) com tuchos hidráulicos.

Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:44.