Postado originalmente por
Edintruder
Eu faço em casa mesmo!
A concessionária cobrou por duas horas de serviço, R$100,00, sendo que o serviço não leva 40 minutos...
Comprei as lâminas e faço a regulagem. Usa a medida 0,20mm.
O motor com o tempo sofre desgastes nos êmbolos do comando de válvulas, nas capas de haste das válvulas e balancins, fora que com a variação constante de temperaturas entre aquecer e esfriar, as peças podem sofrer algumas micro alterações de tamanho, dessa forma pode gerar uma folga nas válvulas que gera um ruído de castanholas.
A correção dessas folgas tendem a corrigir a abertira das válvulas para valores próximos ao original melhorando o rendimento e o torque do motor.
Como se faz o serviço:
1°- com o motor frio, tira a válvula PCV (separador de óleo e ar);
2°- tira a tampa das válvulas;
3°- afrouxa todas as porcas dos balancins com uma chave 13mm;
4°- com a 5° marcha engatada e freio solto empurra até mexer as válvulas de um mesmo cilindro, tipo, entre fechar uma e abrir a outra de um mesmo cilindro, então está na posição correta de regular as válvulas do cilindro oposto na seguinte ordem (rotação do 4° cil regula o 1°, rotação do 3° regula o 2°, depois a ordem inversa);
5°- coloca a lâmina de medida 0,20mm entre a capa da válvula e o balancim e aperta o parafuso centra com uma chave de fenda de forma que a lâmina fique firme porém que possa ser retirada e colocada novamente entre o balancim e a válvula;
6°- ao achar a folga correta aperta a porca de 13mm relativo ao parafuso do balancim segurando o parafuso central com uma chave de fenda. Após o aperto confere com a lâmina novamente;
7°- repete o procedimento nas outras 7 válvulas;
8°- revisa o aperto de todos os parafusos que foram mexidos;
9°- limpa a borracha de vedação da tampa de válvulas e o cabeçote;
10°- instala a tampa e a válvula novamente e fecha o capô.
Leva cerca de 40~50 minutos de serviço e poupa-se cerca de R$100,00.