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Substituição de Motor F-1000 97 4.9i

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  • 07/02/2008, 15:45
    shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Cleiton

    O pessoal "mandou bem" nas dicas :palmas: e, posso dizer com conhecimento de causa que, trocar de motor não é uma tarefa nada fácil :discordo: é um processo que, demanda além de $$$, uma boa dose de conhecimento, paciencia e sorte!!!

    Aqui vão meus palpites :mrgreen: baseados no conhecimento empírico adquirido sobretudo, na transformação das 2 F-1000 aqui de casa e no acompanhamento de várias outras.

    Primeiro, antes de mais nada, como vc utiliza ou pretende utilizar a pick-up? :pensativo: mais voltada para trabalho (carga) ou mais para passeio?

    é importante perguntar isto, pois isto servirá como divisor de águas para adequar melhor vc ao tipo de motor que deves instalar.

    Exemplos:

    :arrow: Um Power Stroke 2.8 ficaria excelente :palmas: :concordo: com a vantagem que vc não precisaria trocar o cambio nem tampouco o diferencial.

    :arrow: Um NGD 3.0 da Ranger seria um espetáculo :palmas::palmas: o "problema" é que, vc teria que trocar cambio + diferencial, para que o aproveitamento do motor seja maximizado, daí o custo/ benefício vai para o saco :putz: mas que ficaria um espetáculo, isso sim, ficaria!!! :concordo:

    :arrow: O S4T é um motor de concepção antiga, diria até mesmo um "dinossauro"!!! em contrapartida, é absurdamente rústico e resistente, tal qual o MWM 229, seu eterno rival. O "problema" neste caso é que, fica "meio estranho" adaptar um motor que equipava originalmente a D-20, numa F-1000!!! :shock: mas, sei lá, cada um pensa de uma maneira, né? :mrgreen:

    Mais tarde volto para complementar .... :concordo:

    Diesel;

    X2.............

    Excelente cometário! E para complementar, o NGD além de modificações em câmbio e diferencial, tem o agravante de ser eletrônico, inclusive o acelerador, demandando ainda mais adaptações.

    Complemento o seu cometário acrescendo para ficarem atento ao sentido de rotação dos motores. Os HS e o NGD giram ao contrário dos MWM (tanto o Sprint quanto o TD 229).

    Abraços
  • 07/02/2008, 16:28
    dudu83
    nao se esqueça de levar em consideracao a troca da suspensao o motor a diesel e mais pesado consequentemente voce vai ter que mexer na suspensao, antes de trocar nao custa nada procurar uma f1000 a diesel eu acho que sairia mais barato vc trocar de carro .....
  • 07/02/2008, 16:51
    dudas_308w
    adaptaçao dos 3.0 NGD
    Citação:

    Postado originalmente por marc7767 Ver Post
    Olá:

    Eu sei que talvez nem seja útil a informação, mas vale dar uma olhada em www.vicentemartinsleiloes.com.br/diversos_vendadireta.htm.

    Eles estão leiloando 10 motores 3.0 D de Ranger, zerados, a 7.500 reais cada um.

    Eu nem sei se o negócio presta, mas sei que tem gente interessada. Fica a informação.

    Um abraço.

    alguem no forum jah fez adaptaçao desse motor? Alguem sabe de alguem que jah fez?
    esses motores aparecem com uma certa frequencia, e muitas vzs mais baratos que os PS 2.8, mesmo sendo mais fortes e mais economicos...
    To pensando em qual seria a encrenca do tal acelerador eletronico e outros bichos estranhos...
    abs
  • 07/02/2008, 22:57
    Dieselboy
    Citação:

    Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Complemento o seu cometário acrescendo para ficarem atento ao sentido de rotação dos motores. Os HS e o NGD giram ao contrário dos MWM (tanto o Sprint quanto o TD 229).

    Daniel, muito bem lembrado!!! :concordo:

    Continuando .... :mrgreen:

    Bem, cogitou-se tbém a hipótese de instalação do HSD 2.5, motor este que, inclusive equipou originalmente as F-1000 entre 96 e 97. A vantagem neste caso, recai novamente sobre alguns fatores, tais como: facilidade de adaptação, haja visto que, tanto a caixa qto o diferencial são os mesmos, tanto na F-1000 4.9i qto na F-1000 2.5 HSD. Outra vantagem é que - embora à 1° vista isto pareça insignificante - o fato de seguir a mesma "receita" da fábrica, facilita E MUITO a tarefa de adaptação, pois basta seguir os mesmos passos adotados pela fábrica.

    Resumindo, menos dor de cabeça, menos trabalho, menos "gambiarras" e menos tempo gasto com o veículo parado na oficina.

    Agora aqui vai meu ponto de vista que, se for analisado rigorosamente pela teoria que, aliás alguns colegas foristas já anteciparam de antemão nos post's anteriores, deverá gerar controvérsias e opiniões contrárias ao que irei comentar.

    A princípio e, sobretudo em "tese", uma transmissão projetada e corretamente dimensionada para um propulsor de alta rotação, via de regra NAO DEVE OU PELO MENOS NAO DEVERIA "casar" com um motor de baixa rotação, pelo menos no campo teórico.

    Contudo, como reza a lenda, "na prática a teoria é diferente"!!! :shock:

    Por experiencia própria digo que, a transmissão que vem na F-1000 (Mazda M-RII) tanto a 4.9i qto a HSD, suporta sem gdes problemas o torque do MWM 229 TD. Isto pude aferir na prática e, em 2 F-1000 que, estão rodando nesta configuração há cerca de 7 anos. Creio que, se tivessem que aparecer os gdes contratempos, eles já teriam se manifestado, não acham? :pensativo:

    Porém, como nesta vida nem tudo são flores :rolleyes: deve-se estar ciente que, TUDO TEM UM LIMITE!!! Se o objetivo primordial é a utilização da pick-up em serviço pesado, o cambio pode sim vir a sofrer algum desgaste de seus componentes internos, sobretudo nas engrenagens da 5° marcha.

    O chato é encontrar peças para este cambio, isto não é uma tarefa das mais fáceis :putz: contudo, nada que um "pulinho" na Argentina não resolva :mrgreen: lá encontra-se peças deste cambio "à rodo" e o melhor de tudo, com preços pelo menos 50% mais em conta :dance:

    Voltando ao cambio, acredito que, se o diferencial for alongado, a sobrecarga sobre a 5° será minimizada, consequentemente a durabilidade do conjunto será maximizada :pensativo: penso assim, pois na F-1000 (Black Truck) alonguei o diferencial e, nunca tive problemas com o cambio, ao passo que, na "branquela" na qual o diferencial ficou inalterado, tive que substituir a engrenagem da 5°. Mas isso já ocorreu há mais de 2 anos e, na época pelos meus cálculos, a despesa foi insignificante se comparado ao preço que teria se tivesse optado pela substituição do cambio Mazda por um Clark 2615B, no momento da transformção.

    Resumindo, mesmo tendo arcado com alguns $$$ e alguns dias perdidos na oficina, não me arrependi :discordo: pois, o custo/benefício é maior mantendo-se o cambio original.

    Muitos podem ppensar, oras então é só alongar o diferencial na hora da transformação e estará tudo solucionado!! carto? Errado :discordo: a Black Truck ficou excelente e com um folego de atleta em percursos rodovários, acelera e mantém o "pique" tranquilamente até os 130 km/h, certamente deve ir além disso, mas não quis arriscar, pois a altura elevada compromete sensivelmente sua estabilidade e consequentemente a segurança além dessa velocidade. Contudo, perdeu o folego em baixa rotação e, isto fica bem evidente qdo está carregada, ao passo que a "Branquela" não tem tanta final, mas em compensação, arrasta peso que nem trator :dance:

    No meu caso, a F-1000 (Branquela) foi transformada mantendo quase que, integralmente sua originalidade. Além do motor, tive tbém que alterar a suspensão dianteira, através da substituição dos amortecedores e molas originais da versão a gasolina, pelos que equipavam a F-1000 diesel.

    Apenas para constar, as molas da F-1000 4.9i são mais compridas e com maior n° de elos que as da versão a diesel. Se mantiver as molas da F-1000 4.9i a pick-up fica "arriada" na frente, fica horrível!!! :putz: no meu caso, acho que as molas já estavam bem "cansadas", porque os pneus chegaram a ter um vão de cerca de 3 dedos em relação ao para-lama :shock:

    Bem, mas voltando ao assunto da adaptação, ora se a "grosso modo" extrapolarmos esse resultado empírico obtido numa transformação com um MWM 229TD, para o Maxion S4T, particularmente acredito que, seria perfeitamente plausível "casar" este conjunto :pensativo: claro que, antes de tudo, deve-se analisar outros fatores como o encaixe do eixo piloto, entre outros.

    Chego a esta conclusão, pois se compararmos os torques e as características tanto do MWM 229 TD qto do Maxion S4T, veremos que há certa similariedade entre estes propulsores.

    Assim sendo se, o cambio Mazda suportou um MWM 229 TD sem gdes "dramas", PARTICULARMENTE CREIO que, ele não se comportaria de modo diferente frente a um Maxion S4T :pensativo:

    Claro que, como disse anteriormente e volto a frisar, " na prática a teoria é outra" e, a certeza além de fatos concretos somente serão visíveis na prática, fora disso tudo se resume ao campo da especulação.

    Espero que embora longo e enfadonho, este post possa ao menos servir para nortear o rumo de alguém que esteja disposto a "encarar" uma emppreitada destas.

    Abs e até mais.
  • 07/02/2008, 23:32
    shimomoto
    Diesel;

    Excelente explicação!!!!:palmas::palmas::palmas:

    A única dificuldade que vejo nisso tudo, é o que mencionei no sentido de rotação do motor.

    Todos os MWM usam sentido anti-horario vistos do volante, e todos os International/Maxion, horários. Existe solução para tal? É possivel inverter o lado da coroa no diferencial?

    To curioso para saber o resultado!!!

    Abraços
  • 08/02/2008, 20:14
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    Diesel;

    Excelente explicação!!!!:palmas::palmas::palmas:

    A única dificuldade que vejo nisso tudo, é o que mencionei no sentido de rotação do motor.

    Todos os MWM usam sentido anti-horario vistos do volante, e todos os International/Maxion, horários. Existe solução para tal? É possivel inverter o lado da coroa no diferencial?

    To curioso para saber o resultado!!!

    Abraços

    x2!!!
    O problema de girar em sentido diferente é que a caixa também vai girar no sentido contrário. Não sei como ficaria a resistência, porém acredito que não tenha problema algum nisso. Vale sempre conferir se a caixa dispõe de bomba de óleo pois essa bomba deve puxar e se inverter o giro pode para de funcionar a bomba e a caixa apresentará problemas prematuramente. Claro que nem todas tem bomba de óleo, porém a CT da S-10 tem uma bomba de óleo e se o conjunto da transmissão tiver uma CT dessas acoplada irá dar problema...
    O diferencial a grosso modo seria apenas virar de cabeça para baixo que corrige o sentido de rotação do eixo.
  • 08/02/2008, 20:34
    Walter L. L. Casitta
    Eu tô meio que sem paciência pra ler o tópico todo, mas só queria saber uma coisa: De onde você tiraram essa doideira de que os motores MWM rodam em sentido contrário ao dos motores Maxion? Ou seria eu que estou ficando doido?
  • 08/02/2008, 21:59
    CleitonGyn
    Citação:

    Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Cleiton

    O pessoal "mandou bem" nas dicas :palmas: e, posso dizer com conhecimento de causa que, trocar de motor não é uma tarefa nada fácil :discordo: é um processo que, demanda além de $$$, uma boa dose de conhecimento, paciencia e sorte!!!

    Aqui vão meus palpites :mrgreen: baseados no conhecimento empírico adquirido sobretudo, na transformação das 2 F-1000 aqui de casa e no acompanhamento de várias outras.

    Primeiro, antes de mais nada, como vc utiliza ou pretende utilizar a pick-up? :pensativo: mais voltada para trabalho (carga) ou mais para passeio?

    é importante perguntar isto, pois isto servirá como divisor de águas para adequar melhor vc ao tipo de motor que deves instalar.

    Exemplos:

    :arrow: Um Power Stroke 2.8 ficaria excelente :palmas: :concordo: com a vantagem que vc não precisaria trocar o cambio nem tampouco o diferencial.

    :arrow: Um NGD 3.0 da Ranger seria um espetáculo :palmas::palmas: o "problema" é que, vc teria que trocar cambio + diferencial, para que o aproveitamento do motor seja maximizado, daí o custo/ benefício vai para o saco :putz: mas que ficaria um espetáculo, isso sim, ficaria!!! :concordo:

    :arrow: O S4T é um motor de concepção antiga, diria até mesmo um "dinossauro"!!! em contrapartida, é absurdamente rústico e resistente, tal qual o MWM 229, seu eterno rival. O "problema" neste caso é que, fica "meio estranho" adaptar um motor que equipava originalmente a D-20, numa F-1000!!! :shock: mas, sei lá, cada um pensa de uma maneira, né? :mrgreen:

    Mais tarde volto para complementar .... :concordo:

    Valeu DieselBoy! Seguinte a Pickup é pra uso doméstico, uso pra ir pro trabalho e passear com a Família... mas nada de carga... Só acho o S4T mais interessante por durabilidade e pelo preço de aquisição que para mim está mais em conta.
  • 08/02/2008, 22:09
    CleitonGyn
    Citação:

    Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Daniel, muito bem lembrado!!! :concordo:

    Continuando .... :mrgreen:

    Bem, cogitou-se tbém a hipótese de instalação do HSD 2.5, motor este que, inclusive equipou originalmente as F-1000 entre 96 e 97. A vantagem neste caso, recai novamente sobre alguns fatores, tais como: facilidade de adaptação, haja visto que, tanto a caixa qto o diferencial são os mesmos, tanto na F-1000 4.9i qto na F-1000 2.5 HSD. Outra vantagem é que - embora à 1° vista isto pareça insignificante - o fato de seguir a mesma "receita" da fábrica, facilita E MUITO a tarefa de adaptação, pois basta seguir os mesmos passos adotados pela fábrica.

    Resumindo, menos dor de cabeça, menos trabalho, menos "gambiarras" e menos tempo gasto com o veículo parado na oficina.

    Agora aqui vai meu ponto de vista que, se for analisado rigorosamente pela teoria que, aliás alguns colegas foristas já anteciparam de antemão nos post's anteriores, deverá gerar controvérsias e opiniões contrárias ao que irei comentar.

    A princípio e, sobretudo em "tese", uma transmissão projetada e corretamente dimensionada para um propulsor de alta rotação, via de regra NAO DEVE OU PELO MENOS NAO DEVERIA "casar" com um motor de baixa rotação, pelo menos no campo teórico.

    Contudo, como reza a lenda, "na prática a teoria é diferente"!!! :shock:

    Por experiencia própria digo que, a transmissão que vem na F-1000 (Mazda M-RII) tanto a 4.9i qto a HSD, suporta sem gdes problemas o torque do MWM 229 TD. Isto pude aferir na prática e, em 2 F-1000 que, estão rodando nesta configuração há cerca de 7 anos. Creio que, se tivessem que aparecer os gdes contratempos, eles já teriam se manifestado, não acham? :pensativo:

    Porém, como nesta vida nem tudo são flores :rolleyes: deve-se estar ciente que, TUDO TEM UM LIMITE!!! Se o objetivo primordial é a utilização da pick-up em serviço pesado, o cambio pode sim vir a sofrer algum desgaste de seus componentes internos, sobretudo nas engrenagens da 5° marcha.

    O chato é encontrar peças para este cambio, isto não é uma tarefa das mais fáceis :putz: contudo, nada que um "pulinho" na Argentina não resolva :mrgreen: lá encontra-se peças deste cambio "à rodo" e o melhor de tudo, com preços pelo menos 50% mais em conta :dance:

    Voltando ao cambio, acredito que, se o diferencial for alongado, a sobrecarga sobre a 5° será minimizada, consequentemente a durabilidade do conjunto será maximizada :pensativo: penso assim, pois na F-1000 (Black Truck) alonguei o diferencial e, nunca tive problemas com o cambio, ao passo que, na "branquela" na qual o diferencial ficou inalterado, tive que substituir a engrenagem da 5°. Mas isso já ocorreu há mais de 2 anos e, na época pelos meus cálculos, a despesa foi insignificante se comparado ao preço que teria se tivesse optado pela substituição do cambio Mazda por um Clark 2615B, no momento da transformção.

    Resumindo, mesmo tendo arcado com alguns $$$ e alguns dias perdidos na oficina, não me arrependi :discordo: pois, o custo/benefício é maior mantendo-se o cambio original.

    Muitos podem ppensar, oras então é só alongar o diferencial na hora da transformação e estará tudo solucionado!! carto? Errado :discordo: a Black Truck ficou excelente e com um folego de atleta em percursos rodovários, acelera e mantém o "pique" tranquilamente até os 130 km/h, certamente deve ir além disso, mas não quis arriscar, pois a altura elevada compromete sensivelmente sua estabilidade e consequentemente a segurança além dessa velocidade. Contudo, perdeu o folego em baixa rotação e, isto fica bem evidente qdo está carregada, ao passo que a "Branquela" não tem tanta final, mas em compensação, arrasta peso que nem trator :dance:

    No meu caso, a F-1000 (Branquela) foi transformada mantendo quase que, integralmente sua originalidade. Além do motor, tive tbém que alterar a suspensão dianteira, através da substituição dos amortecedores e molas originais da versão a gasolina, pelos que equipavam a F-1000 diesel.

    Apenas para constar, as molas da F-1000 4.9i são mais compridas e com maior n° de elos que as da versão a diesel. Se mantiver as molas da F-1000 4.9i a pick-up fica "arriada" na frente, fica horrível!!! :putz: no meu caso, acho que as molas já estavam bem "cansadas", porque os pneus chegaram a ter um vão de cerca de 3 dedos em relação ao para-lama :shock:

    Bem, mas voltando ao assunto da adaptação, ora se a "grosso modo" extrapolarmos esse resultado empírico obtido numa transformação com um MWM 229TD, para o Maxion S4T, particularmente acredito que, seria perfeitamente plausível "casar" este conjunto :pensativo: claro que, antes de tudo, deve-se analisar outros fatores como o encaixe do eixo piloto, entre outros.

    Chego a esta conclusão, pois se compararmos os torques e as características tanto do MWM 229 TD qto do Maxion S4T, veremos que há certa similariedade entre estes propulsores.

    Assim sendo se, o cambio Mazda suportou um MWM 229 TD sem gdes "dramas", PARTICULARMENTE CREIO que, ele não se comportaria de modo diferente frente a um Maxion S4T :pensativo:

    Claro que, como disse anteriormente e volto a frisar, " na prática a teoria é outra" e, a certeza além de fatos concretos somente serão visíveis na prática, fora disso tudo se resume ao campo da especulação.

    Espero que embora longo e enfadonho, este post possa ao menos servir para nortear o rumo de alguém que esteja disposto a "encarar" uma emppreitada destas.

    Abs e até mais.

    Dyesel Boy, foi show... Comentário digno de mestre... agora mais que nunca tô a fim de encarar o S4T Plus e seus 150 cavalos. Quanto a Comprar outra a Díesel é um grande complicador pois o estilo da pickup é blazer... Feito pelo tropical... aliás o modelo chama Tropical Van... e vi poucas rodando por ai... a Díesel então são raras...
  • 20/03/2008, 16:02
    MACORIN
    Mudar - F1000 4.9i
    E ai já está providenciando a mudança de motor, mantenha todos do forum informado sobre as etapas da mudança.
    Aqui em São Paulo estou satisfeito com o GNV mas esses dias passei em uma avenida chamada Ricardo Jafet e tinha um motor que me deixou louco imaginando ele na minha F1000.

    Nada mais que o motor cumins da RAM 2500 disel.
    O cara pediu R$ 19,000,00 MOTOR completo e CAMBIO AUTOMATICO.

    Manda notícias da transformação quem sabe no futuro tudo mude, tão até colocando kit GNV no motor disel.
  • 20/03/2008, 16:42
    duardobruno
    Olha cara, não tenho a experiência dos caras aqui do fórum. Mas uma vez tive uma idéia dessas. Comprar uma F1000 a gasolina e colocar no diesel, como vi alguns fazendo. Conversei com 3 mecânicos que me desaconselharam. Disseram que, hoje em dia, os custos atrapalham este tipo de transformação. Segundos os profissionais, sairia mais em conta, vender a pick up a gasolina e comprar uma a diesel.

    Não sei não, só sei que foi assim.:-D
  • 20/03/2008, 17:36
    Edintruder
    No caso aonde o estilo da picape valha o investimento acredito que compensa sim, porém se fosse uma F1000 cabine simples, daí seria melhor trocar por uma a diesel original.
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