Pelo visto uma das RL não desacoplou.
O sistema da tua ranger funciona assim, cada vez que acionas a 4x4, as RL recebem um vácuo atrás de uma membrana e "apertam" o acoplamento das RL e travam o sistema unindo a ponta da homocinética ao flange da roda, fazendo tudo girar junto ao comando do diferencial.
Quando desligas o 4x4, novamente entra o vácuo que "aperta" novamente o conjunto e desacopla as RL. Funciona como uma caneta que aperta atrás pra poder escrever... Porém comandada à vacuo.
Tens que observar se o tubo de vácuo das duas rodas estão intactos e se oo sistema está funcionando direitinho. Pra testar basta ires numa rua sem calçamento e encontrar algum morro de areia e tentar subir. Se patinar só as rodas traseiras com o 4x4 acionado é sinal que o sistema não está funcionando corretamente.
Tem um material no fórum que mostra como deixar as RL manuais.
O tubo que conecta a admissão à BI, é uma tomada de pressão para a válvula LDA, que na medida que a pressão sobe na admissão pela ação do turbo, ela vai liberando mais volume de diesel, evitando fumaça preta quando em rpms mais baixos.
Pra testar as rl, levanta uma roda dianteira de cada vez com o macaco e engata uma marcha qualquer e liga a 4x4. Essa roda não poderá girar. Desliga a 4x4 e tenta virar a roda com a mão, deverá girar livre mantendo o semi-eixo parado. Faz isso no outro lado e descobrirás se as duas RL estão funcionando de acordo.
De nada.