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Convex Datacenter
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  • #1
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    26/12/2006
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    Ranger travou a marcha !




    Olá, colegas! Hoje quis sair da garagem e o carro estava travado: engatei a 1ª, a marcha-ré, e o veículo não se movimentava, estava totalmente travado. Pensei se tratar da caixa, já que a 1ª e 2ª entram com dificuldade; então, na 1ª marcha, forcei um pouco acelerando e soltando devagar a embreagem (bem ortodoxo ), deu um estalo (não consigo localizar onde) e destravou, saiu andando normal. Cheguei pensar que a bengala tivesse ido pro espaço, mas como depois andou... Alguém tem idéia do que seria? O diferencial ?
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #2
    Usuário Avatar de cbridi
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    12/10/2004
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    Passaste por água ou, de alguma forma, molhaste os tambores de freio das rodas traseiras e, antes que desse tempo de secar, deixaste a Ranger na garagem com o freio de estacionamento acionado? Se a resposta for sim, te digo que comigo isso também acontece. As lonas de freio molhadas "colam" no tambor... Depois de passar por isso inúmeras vezes, aprendi a deixar a Ranger na garagem sem acionar o freio de estacionamento...

    Ah, o estalo acontece quando as lonas "descolam" dos tambores de freio...

    []'s
    4X4 Brasil Razão: estalo...
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #3
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    26/12/2006
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    Sim, de fato uma hora antes de botar na garagem lavei o carro no lavajato e deixei no freio. Mas será que foi isso mesmo? O travamento ocorrido não parecia decorrente de estar freado, a sensação era outra, como se estivesse imobilizado firmemente como amarrado por algo. Mas o que você disse tem procedência, mas que raios das lonas colar no tambor! Vou seguir sua sugestão, não mais vou deixar no freio depois de passa pela água. Valeu a dica, cbridi!
    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Passaste por água ou, de alguma forma, molhaste os tambores de freio das rodas traseiras e, antes que desse tempo de secar, deixaste a Ranger na garagem com o freio de estacionamento acionado? Se a resposta for sim, te digo que comigo isso também acontece. As lonas de freio molhadas "colam" no tambor... Depois de passar por isso inúmeras vezes, aprendi a deixar a Ranger na garagem sem acionar o freio de estacionamento...

    Ah, o estalo acontece quando as lonas "descolam" dos tambores de freio...

    []'s
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #4
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    28/03/2007
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    concordo com o Bridi: acho que o problema foi nos freios.

    Tive esse problema com as lonas traseiras de um buggy que possuímos.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #5
    Olá Miguels ! Um bom dia a todos do fórum que lêem essa citação.Fica tranquilo que é isso mesmo que o colega Cbridi falou ( prazer Cbridi !), com a minha acontece algo semelhante qdo lavo a viatura em casa e logo em seguida resolvo sair, as lonas colam no tambor de freio por conta da rápida oxidação ocorrida na parte interna do tambor. Algumas vezes já aconteceu deu sair logo em seguida com as lonas ainda molhadas e o freio fica dando trancos qdo não estanca de uma só vez ao pisar levemente. Como já sei desse problema , procuro deixar o freio solto ou aciono ele várias vezes em movimento para poder secar as lonas antes de fazer qualquer trajeto mais longo. Vale ressaltar que tal ocorrência tbm acontece com automóveis.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Wagninho Ver Post
    Olá Miguels ! Um bom dia a todos do fórum que lêem essa citação.Fica tranquilo que é isso mesmo que o colega Cbridi falou ( prazer Cbridi !), com a minha acontece algo semelhante qdo lavo a viatura em casa e logo em seguida resolvo sair, as lonas colam no tambor de freio por conta da rápida oxidação ocorrida na parte interna do tambor. Algumas vezes já aconteceu deu sair logo em seguida com as lonas ainda molhadas e o freio fica dando trancos qdo não estanca de uma só vez ao pisar levemente. Como já sei desse problema , procuro deixar o freio solto ou aciono ele várias vezes em movimento para poder secar as lonas antes de fazer qualquer trajeto mais longo. Vale ressaltar que tal ocorrência tbm acontece com automóveis.
    Isso é normal e acontece com a embreagem também...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7

    Ranger travou a marcha !

    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Isso é normal e acontece com a embreagem também...

    Olá Walter ! É isso mesmo Walter,tbm acontece com embreagens onde o disco da fricção fica colado no platô em uma incidência maior do que a que ocorre com as lonas do freio traseiro qdo molhadas !

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Miguels Ver Post
    Sim, de fato uma hora antes de botar na garagem lavei o carro no lavajato e deixei no freio. Mas será que foi isso mesmo? O travamento ocorrido não parecia decorrente de estar freado, a sensação era outra, como se estivesse imobilizado firmemente como amarrado por algo. Mas o que você disse tem procedência, mas que raios das lonas colar no tambor! Vou seguir sua sugestão, não mais vou deixar no freio depois de passa pela água. Valeu a dica, cbridi!
    Uma vez aconteceu isso com um Golf mexicano que tive: peguei uma chuva torrencial em São Paulo e a lona de freio colou de uma tal maneira que o carro não se movimentava. E o Golf, em situações normais era ruim de freio de mão...

    Sempre que lavar o carro (bem lavado) ou pegar muita chuva com poças d´água não é conveniente usar o usar o freio de mão, especialmente se estiver tudo quente, molhado e o carro passar um longo periodo parado.

    Abraços

  • #9
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    A minha mãe tem um Monza SL/E 1993 que passa mais de um mês guardado na garagem sem uso... Numa dessas eu precisei usar esse carro e que disse de conseguir engatar alguma marcha??? Tive que ligar o motor já engatado e mesmo debreado ele saiu andando, assim que o motor começou a reagir eu pisei no freio e o disco descolou do platô. Ocorreu também com um Opala 76 que o meu pai tinha que quando arranquei com ele depois de um tempão parado deu um estalo forte que até desliguei tudo e desci para procurar algo quebrado...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
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    Amigos, muito obrigado a todos pelas suas constatações. Vivendo e aprendendo. Até!
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #11
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    27/09/2007
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    Marchas não entravam

    Comprei minha Ranger V6 99 4x4 à duas semanas. Ontem estava indo de BH para Lafaiete e aconteu um problema similar, ou seja, as marchas pararam de entrar.

    Começou com a 2a. ficando dura, depois nenhuma marcha entrava (a impressão é que não tinha os buracos para encaixar as marchas). Se eu desligasse a Ranger as marchas entravam normalmente, mas ligada não entrava de jeito nenhum.

    Fui voltando para a minha casa em BH com ela em segunda marcha (engatei com ela desligada e arranquei de segunda), quando estava chegando em casa as marchas voltaram ao normal.

    Fui ao mecânico e ele disse que poderia ser o óleo da caixa que perdeu a pressão, mas, como a caminhonete é nova, fiquei com medo de ser algo mais grave.

    Alguém poderia me indicar uma possível causa (e de preferência solução) para este problema?

    Grato à todos.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Trip Ver Post
    Comprei minha Ranger V6 99 4x4 à duas semanas. Ontem estava indo de BH para Lafaiete e aconteu um problema similar, ou seja, as marchas pararam de entrar.

    Começou com a 2a. ficando dura, depois nenhuma marcha entrava (a impressão é que não tinha os buracos para encaixar as marchas). Se eu desligasse a Ranger as marchas entravam normalmente, mas ligada não entrava de jeito nenhum.

    Fui voltando para a minha casa em BH com ela em segunda marcha (engatei com ela desligada e arranquei de segunda), quando estava chegando em casa as marchas voltaram ao normal.

    Fui ao mecânico e ele disse que poderia ser o óleo da caixa que perdeu a pressão, mas, como a caminhonete é nova, fiquei com medo de ser algo mais grave.

    Alguém poderia me indicar uma possível causa (e de preferência solução) para este problema?
    Você tem um problema na embreagem. Mais especificamente na parte do acionamento hidráulico. Pode ser um problema no cilindro mestre o no cilindro atuador ou nos dois.
    Troca de mecânico urgente que esse aí ta parecendo um lambão. Se precisar indicamos um bom em Belo Horizonte...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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