Comprei uma RANGER XLS, 2.3, 16 VÁLVULAS, 06/07 há pouco tempo. Quando vistoriei o carro, percebi que havia pouco óleo no cárter/motor. Consegui abater um pouco o preço do carro e fechei o negócio e, graças a Deus, ainda não me arrependi.
Fiz alguns ajustes na RANGER e estou bem contente com os resultados.
Descobri que a mesma estava sem a famosa válvula termostática. Obviamente, comprei a peça e instalei no motor. DRAMA: o motor passou a queimar tanto óleo que o certo era comprar galões de 20 litros mensalmente....
O que fiz: retirei – contra a minha vontade, claro – a válvula termostática e o motor passou a trabalhar bem frio e o óleo não queima mais. Não baixa o nível do óleo.
Como não quero A RANGER sem a válvula termostática, vou mandar abrir o motor e é para isto que peço a indispensável ajuda dos amigos, para evitar que o mecânico faça reparos inúteis ao motor e o problema persista ou volte a ocorrer rapidamente.
Agradeço a ajuda de todos!!!!!
Por favor, não me mandem ler os tópicos sobre válvula termostática ou queima de óleo simplesmente. Já li tudo, mas os caos não coincidem com o meu relato, ou seja, por que o óleo não queima quando o motor trabalha mais frio... Me parece que o problema seria simplesmente vazamento nos retentores de válvulas...