
Postado originalmente por
Sukys
Alex,
Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado. Segundo, para evitar que o motor morra, porque em seguida à frenagem pode-se precisar de aceleração em rota de fuga.
Isso tem a ver com prática de direção defensiva, e como tal tem que funcionar na base do "automático", do instinto, que se consegue... praticando!
Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.
Por exemplo, a uns 60 km/h (abaixo de 40~45 km/h a maioria dos sistemas ABS com controle eletrônico estão desabilitados) digamos que as duas rodas da esquerda estejam no asfalto e as duas da direita no acostamento da estrada, em terra. Nesta situação, numa frenagem de emergência, as rodas da direita irão travar por causa da menor aderência, daí entra em ação o ABS, liberando apenas as rodas da direita na base da modulação (em alguns carros sente-se os "soquinhos" no pedal do freio) e com isso consegue-se evitar - ou minimizar - a alteração de rota.
Outro exemplo, agora com as quatro rodas em piso com boa aderência, pisa-se com força no freio, rodas travam por igual, e o ABS entra em ação, mais uma vez modulando a frenagem, agora na tentativa de diminuir o espaço de frenagem. Veja bem que neste segundo caso só existe atuação do ABS se o carro tiver o recurso de sensor de velocidade (modelos antigos, exclusivamente hidro-mecânicos, também atuam assim porém são mais burros, por assim dizer).
Existem várias estratégias de funcionamento e até várias "gerações" de ABS, cada qual com suas particularidades, mas no geral é assim que atuam.
Sds,
Sukys