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Convex Datacenter
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  • #1
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    10/10/2005
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    Ranger 3.0 - Como funciona o ABS?




    Prezados colegas,
    Tive uma experiência má com o freio da minha Ranger, 2007, com 9000 km. Numa emergência, meti o pé no freio e a pickup deslizou em linha reta. Ou seja, as rodas travaram um pouco. Controlei tudo. Só o susto. Fui ler o manual. Diz lá que para o ABS, deve-se PISAR NA EMBREAGEM e DEPOIS NO FREIO. Ora, numa emergência, você se lembra primeiro do freio e só. Depois, comecei a testar, dando freadas bruscas em locais seguros, com asfalto seco. O pedal dá os sopapos normais mas há travamento das rodas. Pensava que o ABS evitava QUALQUER TRAVAMENTO DAS RODAS !! Tive um Vitara 2004 que não deslizava quando freado bruscamente. Algum de vocês tem teve experiência com isto? Alguém conhece bem o ABS e há variações de um carro para outro? Será que é assim mesmo, tem que pisar na embreagem também, e antes do freio? Imagino se eu tiver de meter o pé no freio no molhado...
    Abraço, Alexandre

  • #2
    Seu carro deve estar com algum problema nos sensores ou na central do ABS.O ABS da ranger não deixa as rodas travarem.Experiencia propria.Mesmo em pista molhada, já precisei do freio e apertei o pé a fundo, mesmo sem apertar o pedal da embreagem...
    Já que a sua é nova, mande pra garantiaa..
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3
    Alex,

    Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado. Segundo, para evitar que o motor morra, porque em seguida à frenagem pode-se precisar de aceleração em rota de fuga.
    Isso tem a ver com prática de direção defensiva, e como tal tem que funcionar na base do "automático", do instinto, que se consegue... praticando!

    Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.
    Por exemplo, a uns 60 km/h (abaixo de 40~45 km/h a maioria dos sistemas ABS com controle eletrônico estão desabilitados) digamos que as duas rodas da esquerda estejam no asfalto e as duas da direita no acostamento da estrada, em terra. Nesta situação, numa frenagem de emergência, as rodas da direita irão travar por causa da menor aderência, daí entra em ação o ABS, liberando apenas as rodas da direita na base da modulação (em alguns carros sente-se os "soquinhos" no pedal do freio) e com isso consegue-se evitar - ou minimizar - a alteração de rota.
    Outro exemplo, agora com as quatro rodas em piso com boa aderência, pisa-se com força no freio, rodas travam por igual, e o ABS entra em ação, mais uma vez modulando a frenagem, agora na tentativa de diminuir o espaço de frenagem. Veja bem que neste segundo caso só existe atuação do ABS se o carro tiver o recurso de sensor de velocidade (modelos antigos, exclusivamente hidro-mecânicos, também atuam assim porém são mais burros, por assim dizer).
    Existem várias estratégias de funcionamento e até várias "gerações" de ABS, cada qual com suas particularidades, mas no geral é assim que atuam.

    Sds,
    Sukys

  • #4
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    Abs

    Sukys,

    concordo contigo em quase todas as suas postagens anteriores, porém, sobre o ABS, ou sistema de anti-bloqueio das rodas serve apenas no que diz o próprio nome.

    Pode ser que nos módulos mais novos há mecanismos que ajudem no que disseste, manter a segurança em pisos de diversas aderências.

    Mas, é impossível que durante a frenagem o ABS ou qualquer outro sistema faça com que as rodas girem iguais, pois assim seria impossível freiar em curvas. E também, seria impossível q os chips soubessem a aderência do piso, ainda mais se em uma roda for X e na outra Y.

    "equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação"

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Alex,

    Pisar na embreagem no momento de frenagem "tipo pânico" é algo que deve ser feito sempre, independentemente da existência de ABS. Primeiro, para não diminuir a eficiência do freio ocasionada pelo motor engrenado. Segundo, para evitar que o motor morra, porque em seguida à frenagem pode-se precisar de aceleração em rota de fuga.
    Isso tem a ver com prática de direção defensiva, e como tal tem que funcionar na base do "automático", do instinto, que se consegue... praticando!

    Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.
    Por exemplo, a uns 60 km/h (abaixo de 40~45 km/h a maioria dos sistemas ABS com controle eletrônico estão desabilitados) digamos que as duas rodas da esquerda estejam no asfalto e as duas da direita no acostamento da estrada, em terra. Nesta situação, numa frenagem de emergência, as rodas da direita irão travar por causa da menor aderência, daí entra em ação o ABS, liberando apenas as rodas da direita na base da modulação (em alguns carros sente-se os "soquinhos" no pedal do freio) e com isso consegue-se evitar - ou minimizar - a alteração de rota.
    Outro exemplo, agora com as quatro rodas em piso com boa aderência, pisa-se com força no freio, rodas travam por igual, e o ABS entra em ação, mais uma vez modulando a frenagem, agora na tentativa de diminuir o espaço de frenagem. Veja bem que neste segundo caso só existe atuação do ABS se o carro tiver o recurso de sensor de velocidade (modelos antigos, exclusivamente hidro-mecânicos, também atuam assim porém são mais burros, por assim dizer).
    Existem várias estratégias de funcionamento e até várias "gerações" de ABS, cada qual com suas particularidades, mas no geral é assim que atuam.

    Sds,
    Sukys

  • #5
    O que dificulta a você entender o funcionamento das coisas, no caso agora o ABS é que levam tudo ao pé da letra.
    Só porque os pneus cantaram durante a frenagem, isso não que dizer que o ASB não esta funcionando bem. Acho bem mais sensato acreditar que o fato de se ter conseguido controlar o veículo indica que o ABS esta funcionando.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Banido
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    Já usei, nao escorregou, funcionou.

    Tive que pisar firme nos dois pedais. Escapei por pouco na BR 101 Rio

  • #7
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    sobre o ABS, ou sistema de anti-bloqueio das rodas serve apenas no que diz o próprio nome.
    Daniel,

    Não podemos levar tudo ao pé da letra, ainda mais com palavras em outros idiomas, senão vamos concluir que "flex fuel" nada mais é que um combustível flexível

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Pode ser que nos módulos mais novos há mecanismos que ajudem no que disseste, manter a segurança em pisos de diversas aderências.
    Travamento de roda na frenagem ocorre por um unico fator, que é a perda de aderência, e a coisa mais natural que existe na perda de aderência é a alteração involuntária de trajetória, logo o ABS serve tanto para TENTAR reduzir o espaço de frenagem quanto TENTAR evitar a alteração de rota. E tem mais, com rodas dianteiras travadas o veículo não responde a alterações de posição do volante, logo o ABS também oferece AJUDA nesta situação.
    Escrevi "tentar" e "ajuda" e maiúsculas para deixar bem claro que ABS tem que ser encarado como elemento auxiliar, e por mais sofisticado que seja sua "capacidade de decisão" é determinada por parâmetros previamente dispostos e em conjunções limitadas, bem longe do imponderável que pode estar presente ATÉ numa frenagem em asfalto de qualidade, em linha reta e no plano, e com o carro em bom estado de conservação.
    Nada substitui a EXPERIÊNCIA de quem está na frente do volante e tenham sempre o ABS como RESERVA de ação, aliás, tem muito piloto de carro que dispensa este tipo de automatismo justamente em função da experiência adquirida em situações críticas de tomada de decisão.

    Como escrevi anteriormente, existem diversas gerações de ABS (se não me engano a atual é a oitava geração) e no site da Bosch http://www.bosch-esperience.com.br/b.../wirktabs.html é possível assistir a uma animação - que tem como foco JUSTAMENTE a alteração de rota - onde é visível que o ABS atua modulando a frenagem na base do "freia-libera", onde "libera" é a ação do ABS e onde "freia" é a ação do motorista, e DEPENDENDO de "n" fatores o ABS pode sim manter as rodas travadas, só que na razão de milisegundos.
    Perdi o link, mas se alguém tiver saco poderá encontrar um vídeo reproduzido em câmera lenta (e não animação) com carro sobre pista molhada e com marcas pintadas nas rodas justamente para deixar claro a forma TÍPICA de atuação do ABS.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Mas, é impossível que durante a frenagem o ABS ou qualquer outro sistema faça com que as rodas girem iguais, pois assim seria impossível freiar em curvas. E também, seria impossível q os chips soubessem a aderência do piso, ainda mais se em uma roda for X e na outra Y.
    Detalhe importante, o que faz com que as rodas tendam a girar na mesma velocidade é o controle de tração (TCS da Bosch, por exemplo), e isso é justamente o oposto do funcionamento do ABS, que quando atuado tende a EVITAR o travamento CONTINUADO das rodas, e isso não necessariamente significa que servirá para manter as rodas na mesma velocidade e sim dentro de uma determinada "janela" de rotação, que será maior ou menor em função do uso de sensores, principalmente. Por exemplo, ABS com sensor de posicionamento de volante tem esta "janela" bem mais restrita, o que diminui erros de interpretação do sistema. ABS sem assistência eletrônica tem atuação muito mais precária, e por aí vai.
    Se é para entrar em detalhe de uma determinada geração, tudo bem, mas de forma GENÉRICA o ABS atua da forma que escrevi no texto anterior, que é a forma básica de atuação.

    Como já comentei no texto anterior, ABS não atua abaixo de determinada velocidade justamente para evitar erro de interpretação de ação, curva pronunciada em velocidade moderada pra baixa, por exemplo, mesmo porque ninguém vira esquina a 100 por hora, e se virar não é o ABS que resolve e sim o anjo da guarda, que geralmente pula fora antes da curva.

    Sds,
    Sukys

  • #8
    ´´Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.``

    Somente neste comentario que não concordo com vc.O abs tem sim sensores que atuam contra o anti-travamento, q dentre ´´N´ fatores, relacionados a pista dentre outros, existem os motoristas q abusam da força de frenagem onde não é possivel, ou seja, afundam o pé.O ABS entra em ação pra diminuir instantaneamente a força de frenagem até a roda volte a ´´girar`` novamente, pois pelas leis da fisica, somente quando a roda está girando é que se consegue a aderencia necessaria e possivelmente desviar da tragetoria.
    Lembrando q o espaço de frenagem está relacionado a diversos outros fatores, mais que o ABS ajuda e muito...posso dar como relato proprio.Eu lá acho q pelo menos no brasil todos os carros acima de 50.000 tinham q vir com no minimo ABS de fabrica por lei...Isso pra ser mais moderado e não dizer q todos deveriam sair...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    ospra!

    uma matéria curiosa sobre a obrigatoriedade do ABS... nunca esperava d encontrar algém falando q o ABS pode atrapalhar...

    http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas3/b257a.htm

    []'s

  • #10
    Eu li essa materia e acho q não tem nada haver.Os abs como do da ranger que são mais modernos, existem um Sensor de DESACELERAçÂO, ou seja, se ele perceber q o freio não está freiando o tanto necessario, cruza informaçoes e percebe q ta na hora de ´´desativar o abs`` por um curto periodo, para evitar justamente esse efeito do abs de tirar a pressão do freio...
    Os sistemas estão ai pra evitar de todos os tipos, mais nada q a percia do motorista para evitar os acidentes...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #11
    Citação Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    ´´Quanto ao ABS, ele não serve para evitar que as rodas travem e sim para equalizar a frenagem, fazendo com que as quatro rodas mantenham a mesma rotação.``

    Somente neste comentario que não concordo com vc.
    Murillo,

    Realmente me expressei mal, mas minha intenção era ter escrito "ele não serve somente para", tanto que até entrei em detalhe funcional no segundo texto, que volto a reproduzir.

    o ABS atua modulando a frenagem na base do "freia-libera", onde "libera" é a ação do ABS e onde "freia" é a ação do motorista, e DEPENDENDO de "n" fatores o ABS pode sim manter as rodas travadas, só que na razão de milisegundos.
    Pedro,

    Eu mesmo comentei no outro texto que o ABS pode atrapalhar, e se procurar vai encontrar mais gente falando o mesmo, o que não significa que ABS não funciona, pelo contrário, só que por um lado ajuda, mas por outro lado limita a liberdade de ação de quem dirige, desde que seja experiente, é claro, sem falar das limitações funcionais deste tipo de controle.
    Isso é assim com qualquer tipo de automatismo, como acelerador tipo fly-by-wire, controle de tração e até com bloqueio de diferencial.
    ABS tem que ser encarado como um extintor de incêndio. Serve pra apagar fogo, mas nem sempre apaga, e quando não apaga não sobra vivente pra vir aqui contar a história.

    Sds,
    Sukys

  • #12
    Usuário
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    10/10/2005
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    Prezados,
    Agradeço as manifestações. Fui à concessionária local e testaram tudo, inclusive o ABS, com aquele computador de mão plugado embaixo do painel. Está tudo OK.
    Resta ter cuidado.
    Abraço,

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