Eu já vi alguns relatos de Rangers que esquentaram e não marcaram no mostrador, e agora aconteceu comigo. O pior é que levou os bicos juntos!
Ela esquentou, mas não mostrou no ponteiro de temperatura, mas começou a falhar. Paramos o carro e levei no mecanico, o bico do 2o cilindro tinha travado. Na analise, mostrou que os 4 bicos não estavam 100%, sem o jato devido, devido a destempera do material (esquente). Por isso a queima irregular. Agora to tendo que trocar os 4 bicos. Não sei se os bicos Bosch aguentariam esse esquente, pois os meus são genéricos (R$ 400,00 bico Bosch versus R$ 70,00 do bico genérico com garantia e tudo). Eu acho que qualquer bico abriria o bico...fica ai o alerta para quem tiver o carro esquentando, verificar os bicos que podem estar com rendimento comprometido e precisam de troca.
Felizmente, não aconteceu nada com a junta no cabeçote, aparentemente, pois não apresenta nenhum sinal de água no óleo ou água borbulhando (fugindo compressão para dentro do sistema dágua).
Mas agora tenho que ver o motivo de ela ter esquentado e pq o diabo do marcador não marcou. No dia anterior, eu inclusive tinha lavado o sistema de arrefecimento todo, e acredito que não deixei ar no sistema não (tirei aquele parafuso que fica no mangote de cima do radiador e fui enchendo o vaso de expansão deixando a água sair por lá até ela ficar cristalina, uns 10l depois e com o carro ligado). O marcador funciona direitinho até o meio, vai esquentando normal, mas não passou do normal (um pouco menos da metade do marcador). Em marcha lenta não esquenta de jeito nenhum.
To desconfiado da válvula termostatica que pode ter travado com a sujeira do radiador. Será?
Aproveita e compra os bicos do Rasch. custavam R$ 250,00cada.
Esses genéricos de R$70,00 comprasses aonde?
Comprei na Auto Peças Padre Cicero aqui de Fortaleza (Uma das maiores autopecas varejistas do Norte/Nordeste) com garantia de 3 meses. Como comprei os 4, ficaria muito caro para mim os da Rasch (milão versus 280). E aqui ainda parcelei em 6x.
emerson, os bicos estão visivelmente danificados por calor. Estão meio azulados nas pontas. Já vi bico travar, mas o motor não esquenta por isso, ele fica funcionando irregular e soltando bastante fumaça.
Creio que não é possivel, pois os 4 estarem danificados ao mesmo tempo? E eu vou lhe dizer, eita material duro esse aço dos bicos, fui tentar furar um velho para fazer um chaveiro para mim, quase não consigo. Tive que destemperar a peça, e furar com ela quente para conseguir.
Isso eh verdade o material que eh feito os bicos eh mais duro que o meu, ... bom deixa pra lá eheheh, tenho um amigo mecanico que usa uma ponteira de bico injetor como ponteira de talhadeira
Os meus foram embora com 100.000
Tudo bem que sempre abasteço com diesel convencional e em uma viagem, caí na besteira(já que só abasteço com o normal) de abastecer com aditivado.
Voltando desta viagem depois de uns 500km rodados ela começou a queimar sé três cilindros...
O pior foi R$ 1.400,00 nos bicos que acredito(pelo preço e pq a oficina é autorizada bosch) que foram bosch
O pior que é capaz de se não serem Bosch! Pois a Bosch tem uma tabela pro Brasil inteiro e as revendas não podem fugir desse preço. Se não me engano cada bico é 405,00 e eles cobram cerca de 15 reais para calibrar cada bico.
Walter, onde é esse parafuso? Existe um bem na saída do mangote superior do radiador que eu uso para tirar o ar. Mas não sabia desse outro. Inclusive esse, original na minha Ranger, era de plástico e em uma lavagem ele quebrou. Agora é de ferro.
Interessante notar, que as vezes o motor esquenta, aparentemente não tem dano, mas os bicos acabam pegando esse aquecimento e vão perdendo rendimento, que no momento não parece perceptivel, mas depois acontece de algum travar ou a picape ficar consumindo demais/rendendo de menos. Por isso, devemos redobrar o cuidado com o arrefecimento.
Mas ainda to com a pulga na orelha com esse mostrador, pq o fdp não marcou a temperatura subindo!
R$ 280,00 bico
R$ 55,00 para calibrar os bicos
R$ 40,00 para colocar
(=) 375,00
20% do que seriam 4 bicos originais Bosch (R$ 1.800,00). Ou seja, se durar mais de 1/5 do que durariam os Bosch, já valeu. O pessoal que colocou o bico me disseram que a diferença na durabilidade desse bico pro Bosch é praticamente a mesma, varia muito mais conforme o diesel usado/esquente/bomba injetora do que a marca do bico realmente.
Walter, onde é esse parafuso? Existe um bem na saída do mangote superior do radiador que eu uso para tirar o ar. Mas não sabia desse outro. Inclusive esse, original na minha Ranger, era de plástico e em uma lavagem ele quebrou. Agora é de ferro.
Esse parafuso fica no meio do bloco do motor e se não estou enganado no lado direito. Eu estou em viagem e não tenho como ver no manual de manutenção, mas já postei essa informação num outro tópico.
Eu tiro o ar com muita paciência a jeito. Deixo ela ligada e vou apertando as mangueiras (a pequena de cima do radiador) até parar de sair bolhas de ar no reservatório, depois faço o mesmo com as mangueiras do ar quente. Após isso eu acompanho o nível do reservatório pois senpre vai saindo o resto de ar do sistema ao andar.