Se o medidor não fica no meio, porque acha que esta superaquecendo? Se for porque a agua esta transbordando no reservatório, então é a junta mesmo.
Versão Imprimível
O problema é que eu não sei a compressão final com essa ferramenta que eu fiz. Na verdade eu fiz ela quando deu problema nas válvulas e eu queria testar a estanqueidade por elas, mas mesmo assim resolvi desmontar o cabeçote pra ver.
Porém se eu instalar um manômetro nessa válvula e ligar o motor, vai me dar a compressão real do motor.
Nao sei se esqueci de dizer, mas a agua nao transborda do reservatorio, so depois que esquenta e eu abro a tampa (ai comeca a querer ferver). Com o carro ligado, no reservatorio tambem não há bolhas. Hoje estarei retirando o radiador e dando uma geral.
Contribuido....
Numa Blaser, gas/gnv, tive um superaquecimento na estrada. Parei num posto, chamei o reboque e voltei de taxi.
Na manha seguinte levei pra oficina (fui dirigindo) e não esquentou. Fiquei curioso...
O Meca desmontou... tirou o cabeçote e me mostrou: A junta estava rachada entre os cilindros... nao vazava nada pra fora, nada pro oleo, e nada pra agua. Era sim um vazamento entre os cilindros.
Tirou a junta, lixou tudo, meteu junta nova (junta original GM, porque as do mercado paralelo são muito vagabundas), e ficou tudo bem. Não superaqueceu mais (pelo menos até um ano depois, quando eu vendi a Blaser).
Meu palpite tambem é junta. E mais... vazamento entre os cilindros.
Obrigado a todos pela ajuda. Voces acertaram, a junta realmente queimou, e foi entre dois cilindros, pois não existia bolhas na água e nem água no óleo.
Agora mandei tirar o cabeçote, e aproveitar e levar para retificar para ver se esta ok. Posto aqui depois!
[]s e obrigado novamente.
Então não faz momo eu fiz...
Agora de manhã cedo notei muita água no chão e ainda pingava do motor, segui o rastro e notei um selo do cabeçote furado. Colei com Durepóxi e estou esperando secar. Quando fou à Pelotas eu compro um selo novo e troco, mas até lá vai ficar com a durepóxi mesmo...
O que causa esses furos é justamente a troca do aditivo e limpeza do sistema de arrefecimento, daí começa a aparecer vazamento nos lugares de pior acesso possível. Conforme for, já pede pra avaliar e trocar esses selos com o cabeçote desmontado que fica muito fácil. Com tudo montado, mal consigo tocar com o dedo nesse selo...
Ops... Comentei tarde...
Estava dizendo que era estranho a temperatura ser suficiente para estragar os bicos e não estragar a junta do cabeçote...
Abraços!
E daí Osvaldo! Como fico o serviço?