Postado originalmente por
Kim
Opa pessoal!
Hoje fui fazer a revisão do freio da minha Ranger.
Pastilhas boas, pois troquei em janeiro, quando foi observado que as lonas estavam com cara de quem precisaria de troca.
Bem hoje resolvi trocar pois pretendo viajar.
Apos retirar o sistema, fui atras das peças, no qual me deparei com um preço salgado das lonas.
As mesmas são coladas no patim, sendo necessário a troca de todo o conjunto.
Mais como sou um tento curioso, e tenho acersso livre nas autopeças, parti para a seção de lonas de freio.
Percebi que a lona de freio da F1000, tem tamanhos aproximado, e a mesma largura da ranger.
De posse das mesmas, retirei a lona velha do patim, passei na escova para retirar toda a cola e comecei a colocação.
A lona menor da F1000, tem o mesmo tamanho da lona maior da ranger.
A lona maior da F1000, tem um lado que tem mais furos para os arrebites, cortando a lona, fica do mesmo tamanho da lona menor da ranger, na verdade 0,5 cm a mais.
Os furos do arrebites, os batem o 1º par, os demais, deve-se marcar o patim, puncionar, e então furar com uma broca 1/8.
Depois é só rebitar normalmente.
O freio ficou muito bom.
Segue a foto do pedaço que deve ser retirado. (cortei com uma serrinha para ferro)
Preço da lona original R$ 130,00.
Preço da lona da F1000 frasle R$ 25,00 (a vista)
Não retirei mais fotos, pois estava muito apurado, mais na próxima camionete, eu faço as fotos.
Abraços.
Kim.