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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por AbreU Ver Post
    Opa, vamo com calma pessoal!
    É mais que normal ter óleo na mangueira do intercooller. Tem respiros ali, e vem um pouco de óleo sim.

    Não é normal pingar óleo, mas a mangueira estar com seu interior melado, é normal sim.
    Nem tanto Abreu. A minha Ranger ta com 150.000Km e não tem óleo la...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #2
    cuidado, pode ser turbina com folga no eixo... é melhor retificar ela antes de carcacear, ai so outra nova.

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Amigos, de uns tempos pra ca venho percebendo um melaço leve de óleo na conexão da mangueira que vem do intercooler para aquela parte superior do motor.

    No início pensei ser óleo diesel mesmo, resto da queima, ams nesses dias percebi que o meláco está escuro. Mesmo assim penso ser diesel queimado. Como descobrir ?

    Se for diesel é normal ?

    Alguém ja passou por isso ?

    Fiquei imaginando como o intercooler deve estar sujo internamente.....se ta melando ali que tem braçadeira e tudo...imagina dentro do ssistema.
    To querendo fazer uma limpeza na parte de injeção e turbina e já pensei em fazer uma limpeza no sistema do intercooler também

    O que aconselham ?

    Sinto também um assobio mais forte quando dou gas na danada e a fumaceira atras ta acentuada. Meu carro ta com 1 volta na bomba e to pensando em voltar 1/2 volta.
    A fumaceira é preta e mais pronunciada em baixas rotações, mesmo que eu não esteja pisando fundo. Em baixa, é muto difícil nao fumaçar.

    Igor

    Antes de QUALQUER coisa vc deve observar o estado do Filtro de Ar, isso mesmo do FILTRO DE AR, pois se o mesmo for de baixa qualidade ou estiver muito sujo/obstruido vai realmente "melar" o sistema.
    Espero ter ajudado.

    []'s

    Marcelo
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  • #4
    Edubelem, muito obrigado pela disposição nas explicações. Com certeza mandarei verificar esse suspiro e a conexão entre o mangote de ar e a turbina para ver se está melando.

    Marcelo, muito obrigado pela dica. É por aí mesmo que eu vou começar. Com certeza meu filtro não está mais standart.

    Alguem sabe dizer qual o fluxo de ar->turbina->intercooler->motor que o ar percorre.
    Após o ar externo entrar na tubina, ele vai para o motor ou intercooler ?
    Em que momento o ar entra no intercooler ?
    Sei que o resto da queima do motor volta de alguma forma para a turbina. Por onde ?
    E depois é enviado p/ onde ?

    Pensei que seria +/- assim: Filtro ar->turbina->intercooler->motor->coletor->turbina->....

    É isso ???

    Seguem fotos que tirei do caro hj. Digam o que acham do melaço.
    Não fica MELADO LÍQUIDO e nem escorre para baixo do motod, fica só manchado como da para ver.
    Ahh, vale dizer que geralmente a mancha nõa é tao grande assim. Nessa foto, rodei uns 1000Km depois da última lavagem.
    Outra coisa que lembrei é que logo após a lavagem, quando a mancha estava no início proximo da mangueira, a coloração era mais amarelada, se assemelhando a diesesl. Mas nao passei o dedo ou cheirei para saber.

    Vlw
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger melando mangueira do Intercooler...Ajuda-05-07-07_0714.jpg   Ranger melando mangueira do Intercooler...Ajuda-05-07-07_0716.jpg   Ranger melando mangueira do Intercooler...Ajuda-05-07-07_0715.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Marcelo, muito obrigado pela dica. É por aí mesmo que eu vou começar. Com certeza meu filtro não está mais standart.

    Alguém sabe dizer qual o fluxo de ar->turbina->intercooler->motor que o ar percorre.
    Após o ar externo entrar na tubina, ele vai para o motor ou intercooler ?
    Em que momento o ar entra no intercooler ?
    Sei que o resto da queima do motor volta de alguma forma para a turbina. Por onde ?
    E depois é enviado p/ onde ?

    Pensei que seria +/- assim: Filtro ar->turbina->intercooler->motor->coletor->turbina->....

    É isso ???

    Seguem fotos que tirei do caro hj. Digam o que acham do melaço.
    Não fica MELADO LÍQUIDO e nem escorre para baixo do motod, fica só manchado como da para ver.
    Ahh, vale dizer que geralmente a mancha nõa é tao grande assim. Nessa foto, rodei uns 1000Km depois da última lavagem.
    Outra coisa que lembrei é que logo após a lavagem, quando a mancha estava no início proximo da mangueira, a coloração era mais amarelada, se assemelhando a diesesl. Mas nao passei o dedo ou cheirei para saber.

    Vlw

    Fala Igor.

    Bem eu tinha achado que vc estava se referindo ao melado dentro do intercooler / mangueiras (falta de atenção na leitura), mas de qualquer maneira o que eu disse ainda se aplica ao caso, pois a turbina quando tem dificuldade de “sugar” o ar “baba” óleo mesmo, então caso a mangueira esteja frouxa ou furada (explicaria o barulho que vc identificou nas acelerações) sujaria mesmo o coletor de admissão.

    Quanto ao caminho percorrido pelo ar no seu caso é assim;

    Filtro de Ar

    Duto / Mangueira.

    Compressor (Parte fria da Turbina) (O Ar por estar sendo comprimindo se torna mais quente)

    Duto / Mangueira.

    Intercooler (Bem como disse na parte do Compressor o ar esquenta então entra em cena o Intercooler para baixar essa temperatura e melhorar o desempenho do motor). O intercooler recebe SOMENTE o Ar e NÃO Ar + Combustível.

    Duto / Mangueira.

    Coletor de Admissão.

    Queima do Ar + o Combustível dentro dos Cilindros

    Coletor de escape

    Turbina (Parte quente que recebe o ar do escape e que de acordo com o giro(gases) do motor gira mais e mais tocando as palhetas que estão dentro do Compressor e assim Comprimindo o Ar).

    Escapamento ou Cano de Descarga.

    Veja também o suspiro do motor como já foi dito pelos colegas do Fórum e se o mesmo esta conectado no local certo e de forma adequada.

    Bem espero ter ajudado.

    []'s

    Marcelo
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  • #6
    Hum !!!!

    Quer dizer entao que após a queima os gases não são mais reaproveitados !!!
    Eles apenas giram a turbina pela parte quente, fazendo a parte fria comprimir o ar...

    Ta bem entendido então !!!
    Nesse caso não teria a mínima possibilidade de ser diesel naquela mancha.

    No caso, me alertei para o lance do suspiro. Lembroq ue na S10 que tinha o mesmo motos, a mangueira que vem do suspiro estava cortada e virada p/ baixo. Lembro que perguntei p/ o mecanico e este me disse que era normal, pois havia uma falha no motor que melava a turbina de oleo.
    Claro que nao é normal, mas é o que eles fazem p/ "resolver".

    Alguém sabe qnt é esse suspiro ?

    Sera que devo mandar limpar o intercooler ? Como faz?

    Vlw

  • #7
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Hum !!!!

    Quer dizer entao que após a queima os gases não são mais reaproveitados !!!
    Eles apenas giram a turbina pela parte quente, fazendo a parte fria comprimir o ar...

    Ta bem entendido então !!!
    Nesse caso não teria a mínima possibilidade de ser diesel naquela mancha.

    No caso, me alertei para o lance do suspiro. Lembroq ue na S10 que tinha o mesmo motos, a mangueira que vem do suspiro estava cortada e virada p/ baixo. Lembro que perguntei p/ o mecanico e este me disse que era normal, pois havia uma falha no motor que melava a turbina de oleo.
    Claro que nao é normal, mas é o que eles fazem p/ "resolver".

    Alguém sabe qnt é esse suspiro ?

    Sera que devo mandar limpar o intercooler ? Como faz?

    Vlw

    Se não me engano 20,00 - 30,00, talvez seja bom limpar o intercooler, pois me parece que esta bem avançado, a sua tampa de óleo ta vazando, para tirar este vazamento, basta aumentar a pressão com um alicate, entortando um pouquinho mais a trava.
    []'s,
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
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  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Hum !!!!

    Quer dizer entao que após a queima os gases não são mais reaproveitados !!!
    Eles apenas giram a turbina pela parte quente, fazendo a parte fria comprimir o ar...
    Sim.

    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Nesse caso não teria a mínima possibilidade de ser diesel naquela mancha.
    Não sendo da mangueira que vem do Intercooler.

    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    No caso, me alertei para o lance do suspiro. Lembroq ue na S10 que tinha o mesmo motos, a mangueira que vem do suspiro estava cortada e virada p/ baixo. Lembro que perguntei p/ o mecanico e este me disse que era normal, pois havia uma falha no motor que melava a turbina de oleo.
    Claro que nao é normal, mas é o que eles fazem p/ "resolver".
    Bem o motor precisa do suspiro para poder liberar os gases internos (normal)e pressão excessiva no Carter (caso o motor esteja cansado), é normal um pouco de óleo, mas dependendo do estado do motor e do óleo essa quantidade se torna excessiva o normal é a mangueira do suspiro estar conectada na mangueira /duto que liga o filtro de ar a turbina (parte fria) para que esses gases sejam reaproveitados e não sejam lançados na atmosfera o outro motivo seria para que em travessias mais profundas não entre água no motor
    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Alguém sabe qnt é esse suspiro ?
    Não posso te ajudar nessa, mas procure a MWM – Internacional mais próximo da sua região e compre o ORIGINAL caso seja necessária a substituição.

    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Sera que devo mandar limpar o intercooler ? Como faz?
    Sim seria uma boa idéia. Pode fazer em casa mesmo com algum tipo de produto que limpe o oleo, o maior problema no seu caso é a parte plástica* do intercooler que seria atacada por esses produtos. Pode ser que exista algum tipo de produto especifico, mas no geral o povo usa gasolina ou solvente e depois lava com água e seca o intercooler.

    *Posso estar enganado, mas o intercooler da Ranger tem as tampas em plástico, não é?

    []'s

    Marcelo
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  • #9
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    minha ranger ta com 217mil km, com esses sintomas de sopro, mas esta normal, consumo, desempenho e partida fria. Vale a pena eu fz uma troca de aneis (sem retificar cilindro) e retentores de valvulas, facear cabeçote e troca de junta?
    Ranger CD 3.0 2009

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