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Hybrid View

  • #1

    LOW aparece na ignição em dias frios




    Pessoal

    Ultimamente e principalmente nestes dias frios comecei a reparar que o voltimetro do painel que normalmente esta em 14v no momento da partida cai para 12 e depois entra em LOW. Ao adquirir a pkp pedi a troca da bateria (nunca vi esta marca) apesar do mostrador do painel indicar low nunca fiquei na mão nunca titubiou ate agora, isso acontece com voces, é normal ou devo me preocupar?


    .
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #2
    Eu nao sou muito de confiar nesses mostradores nao.Mais tem explicaçoes no proprio manual do carro.Se nao me engano, no momento da partida, há uma queda de tensao natural...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Não eh normal não.
    Como nunca ficou na mão na partida, provavelmente é problema no sistema elétrico, no voltímetro ou, menos provavelmente, nos cabos que levam a ele (se fosse nos cabos, teria o transtorno permanentemente, e não só após a partida).

    O normal eh: 14v antes da partida; 10-12v no momento da partida; 14v após a partida;

    Em baterias mais velhas ocorre uma defasagem de até -20 a -30% nestes valores, ( + q isto = ficar sem partida a qq momento).

    Para resolver, não tem caminho bonito. Necessário se faz uma revisão na fiação, desmontando o painel.

  • #4
    Marbo,

    A maioria dos voltímetros originais tem um erro apreciável, não dá para usar seus valores como indicação absoluta, apenas como referência.
    Mesmo carregada a bateria nunca apresentará tensão de 14V, pode até apresentar algo em torno de 13V logo ao desligar o motor, mas depois de alguns instantes estabiliza próximo a 12,6V
    Durante a partida a tensão pode cair para algo em torno de 11V, mas a seguir, com a carga do alternador, deve subir para 14V, e a rapidez com que isso acontece dependerá da capacidade do alternador e até da descarga da bateria.

    Bateria gera energia por processo químico e a temperatura exerce influência sobre isso, e em clima frio é natural uma diminuição na sua capacidade.
    Muita gente já deve ter passado pela seguinte situação: manhã fria, primeira partida e motor mal gira, segunda partida e gira mais um pouco, terceira partida e o motor pega. Isso acontece porque o consumo de energia gera calor, e com temperatura interna um pouco mais elevada a reação química acontece com maior facilidade, "despertando" a bateria.

    Agora, se a bateria já estiver meia boca, no frio fecha a boca de vez, a não ser que arrume um cobertor de bateria.

    Sds,
    Sukys

  • #5
    Sukys

    Valeu a explicação



    .
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

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