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  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Costa
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    11/06/2006
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    Regulador de pressão combustível Ranger.




    Prezados amigos,

    Preciso de uma ajuda !

    Como meu carro pega de primeira na parte da manhã, e no decorrer do dia demora uns 4 segundos, e vem rateando na lenta, fui orientado por um especialista para trocar o " regulador de pressão " . Comprei a peça e gostaria de instalar por conta própria...

    Existe dificuldade ?

    Aonde fica esta peça ? alguem poderia colocar uma foto ?

    O carro está descrito na minha assinatura...de qualquer forma segue
    Ranger 98 4.0 v6 gasolina com GNV

    Aguardo a ajuda dos amigos !

    abçs

    Alexandre Costa
    4X4 Brasil

  • #2
    Olá, Alexandre.

    O regulador de pressão de combustível fica na grade dos bicos injetores do lado do carona, logo abaixo do coletor de admissão de ar. Ficando de frente para o motor, está logo atrás da mangueira do radiador, do lado direito da tampa de óleo do motor. Se você tiver alguma dificuldade de encontrar, posso tirar uma foto e postar.

    É possível substituir o regulador desconectando apenas a mangueira de água (você vai precisar de um alicate de pressão para abrir a braçadeira, que é bem "pesada") e afastando um pouco o chicote do sensor CPK, mas é necessário ter uma chave de catraca (o regulador é preso na grade por 2 parafusos de cabeça hexagonal de 10 ou 11 mm), chave de boca (acho que 11/16", para desconectar a tubulação de combustível), paciência, dedos compridos e mãos finas. A conexão de vácuo (embaixo do regulador) é somente encaixada. Como a linha de gasolina mantém pressão residual, deve-se ter cuidado quando desconectar.

    Agora, é bem mais fácil - mas mais trabalhoso - se você retirar todo o coletor de admissão (você poderia aproveitar e fazer uma inspeção e limpeza geral).

    Uma dúvida: Este sintoma (dificuldade de partida com o motor quente) realmente pode ser indicativo de falha no regulador de pressão . Mas também pode ter diversas outras causas (filtro de ar sujo, leitura incorreta do MAF, etc.). A causa mais comum é fuga na linha de vácuo (o próprio regulador depende do vácuo para atuar corretamente). O regulador foi testado ? Seria indicado verificar se a linha de vácuo está íntegra e testar a pressão do sistema (na própria grade dos injetores tem uma conexão schrader para acoplar um manômetro). Como você já comprou o regulador, pode trocar e ver se resolve...

    Um abraço e boa sorte.

    Márcio Teixeira

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre Costa
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    Thumbs up Regulador...

    Marcio,

    Obrigado pela ajuda !

    Saberia me dizer como posso testar o regulador atual ? existe algum jeito ?
    pois ele ainda está lacrado e na embalagem, acredito que possa trocar !

    De qualquer forma...obrigado pela ajuda !!!

    Abçs

    Alexandre

  • #4
    Olá, Alexandre.

    O regulador de pressão é uma válvula de diafragma. Funciona da seguinte maneira: Uma mola interna mantém a válvula fechada e não permite o retorno de combustível que está na grade de injetores para o tanque (mantém a pressão de injeção). A linha de vácuo "puxa" o diaframa no sentido contrário, tentando abrir a válvula e aliviar a pressão na grade. Assim, é "regulada" a pressão de combustível na grade de injetores.

    Como havia comentado, a falha mais comum do sistema é na linha de vácuo, que pode estar com fuga. No regulador propriamente dito, pode acontecer a a ruptura do diafragma ou o "cansaço" da mola (ou travamento, etc.).

    Vamos ao mais simples: Se houver ruptura do diafragma, vai passar combustível para a linha de vácuo - o que é fácil de perceber. Gire a chave na ignição (ON) sem dar partida, somente para funcionar a bomba de gasolina. Inspecione a linha de vácuo à procura de gasolina. Se encontrar, o diafragma está furado e é preciso substituir o regulador. A linha de vácuo sai da parte de baixo do regulador, vai sobre a grade de injetores e dá a volta por trás do motor. Do outro lado (lado do motorista), conecta-se ao coletor de admissão, junto com a mangueira do hidrovácuo, da PCV e do EGR.

    Se não encontrar passagem de gasolina para a linha de vácuo, será necessário testar se o regulador está mantendo a pressão do sistema. P'rá isso, será necessário um manômetro conctado à grade de injeção. Existe uma conexão SCHRADER (parece uma válvula de pneu) na grade, mas não é muito fácil encontrar uma para o lado do manômetro.

    Se você conseguir um manômetro e o conector, é só avisar que eu posto o teste. OK?

    Um abraço.

    Márcio Teixeira

  • #5
    Alexandre, esqueci do anexo. Ajuda um pouquinho...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -regulador.gif   -localizacao.jpg  

  • #6
    Não sabia que esse sintoma de ratear na lenta era causado pelo regulador... quando tive problemas com ele foi num Gol GTI e ele falhava em qualquer rotação... na Lenta o que geralmente influencia é a IAC ou a MAF.

    vivendo e aprendendo....
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #7
    Usuário Avatar de Alexandre Costa
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    Márcio,
    Obrigado pela ajuda, e principalmente pelas fotos...inclusive gostaria de saber como vc as conseguiu, seria possível ?
    Eu comprei o regulador, porém ele está lacrado, vou levar em outro mecânico para analisar o sistema de vácuo, depois retorno com o resultado.
    Abçs

  • #8
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    Pessoal,

    Minha ranger esta apresentando sintomas de que o regulador de pressão não esta legal, com o motor quente a partida esta um pouco difícil e percebi gasolina na linha de vácuo.

    Entrei no site da rockauto e vi que existe o regulador de pressão (segue o link More Information for MOTORCRAFT CM4713) e o amortecedor de pressão (segue o link More Information for AIRTEX / WELLS 3G1005). Alguém sabe a diferença? Aquela peça que fica na parte de cima do motor, perto da entrada de água é o regulador ou o amortecedor?

    Abraços,
    Roberto Cardoso
    Defender 110 TDI - http://www.permitidoviajar.com.br viaje junto com a gente!
    Atego 1725 4X4 - https://instagram.com/atego4x4br

  • #9
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    Exclamation Duvida sobre regulador de pressão da ranger 2001 v6 4.0 sohc

    E ae, tenho uma ranger xlt 2001 v6 4.0 sohc 4x4, recentemente meu regulador (ou amortecedor) de pressão do combustivel começou a voltar combustivel na mangueirinha que vai no coletor, retirei ela do coletor e tampei as duas saidas para não ir combustivel no coletor. Quando fui olhar meu regulador ele so tem essa entrada de vacuo por cima, não sei se é a certa que esta aqui, quando procurei outras pra comprar, tem essa entrada por cima do vacuo e uma saida de retorno para o tanque por baixo. Um cara me disse que posso deixar a mangueirinha tampada mesmo que não altera em nada o funcionamento.
    Alguem sabe se é verdade?
    alguem sabe qual o regulador de pressão correto nesse motor? (se souber, se tiver fotos por favor enviar)
    quantos BAR ele opera?

    desde ja muito obrigado!!

  • #10
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    -img_7609.jpg

    esse é o regulador certo, é o que esta na minha ranger e na de um amigo meu. Não tem retorno pro tanque, somente a entrada do vacuo que vem do coletor mesmo.

    Alguem sabe onde acho pra comprar?? ja liguei em todos os fornecedores ford que conheço e não consegui, nem na internet.


    -img_7609.jpg

  • #11
    Olhou na Max Ford aqui em BH? Ele é diferente do regulador da V6 OHV?
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #12
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    e ae Marcelo!
    Olhei sim, o Rafael esta olhando se acha alguma paralela pra mim, pois ele não tem no estoque.
    Sim, ela é diferente da OHV.

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