x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Agradecimentos: 0

Câmbio automatico x reboque

Caros experts de plantão;
    Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
    Desde já obrigado a todos
    Klaus

Exclamation

Grande Klaus,

se o peso do conjunto for no máximo 20% a mais que o informado no manual do carro, segundo um amigo da Ford, não tem brona nenhuma...então dá uma olhada no manual e ver qual a capacidade máxima de reboque...se tua explore for 4x4 utiliza o bloqueio, pois ganhas mais estabilidade e distribui mais a força do motor, se for andar rápido na estrada tira a 4x4...

espero ter ajudado,

abrs,

Sérgio Holanda

Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.

Smile

e Wallace, lembrar se o reboque não for o original verificar junto ao fabricante a capacidade do equipamento e nunca esquecer de colocar a corrente de segurança...hehehehe, pois tenho um colega que rebocando sua Land Rover no reboque do motohome, começou a sentir o motohome mais leve e desenvolvendo mais velocidade, isso mesmo que vc tá pensando, em um buraco de estrada o towbar da Land pulou da bola e "fudeu urêrê"...mais é é outra hitória!!!

abrs,

Sérgio Holanda

Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.

O diferencial é muito sobrecarregado c/ reboque pesado. Procure saber se é necessário algum óleo especial ou aditivo para o diferencial nestes casos.

Abs,

Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Caros companheiros ;
    A explorer é 4x4 sim.o bolqueio que o Sergio esta falando é viajar com o carro tracionado na 4x4?Quanto ao manual eu não possuo se alguem do forum e puder verificar a capacidade de peso que posso rebocar eu agradeço.
    De qualquer forma muito obrigado a todos.
    Abraços
    Klaus

Grande Klaus,

bloqueado que eu falo é andar com 4x4 acionada, pois teu carro não possui a 4x4light, então quando vc aciona já é bloqueada...dá uma procurada nos tópicos do fórum sobre manuais, ou então tenta em uma autorizada Ford, eles podem te dar um cópia....

abrs,

Sérgio Holanda

Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Caros companheiros ;
    A explorer é 4x4 sim.o bolqueio que o Sergio esta falando é viajar com o carro tracionado na 4x4?Quanto ao manual eu não possuo se alguem do forum e puder verificar a capacidade de peso que posso rebocar eu agradeço.
    De qualquer forma muito obrigado a todos.
    Abraços
    Klaus

Olá, Klaus.

Procure por uma etiqueta (normalmente na lateral da porta do motorista). Lá você vai encontrar a capacidade de carga:

GVWR = peso bruto total máximo (veículo+bagagem+passageiros). [2.422 KG]
    GAWR = peso bruto total máximo por eixo. (2.710 / 2.950 KG - Frente / ras.)
    GCWR = peso bruto total do conjunto (GVWR + reboque)

Como o GCWR está numa tabela do Manual e varia de acordo com a relação do eixo traseiro, anote o código do diferencial (AXLE) que também está na etiqueta:

Código Relação
    41 3.27
    42 4.10
    43 3.08
    46 3.73
    45 3.55
    D4 3.73
    D2 4.10
    L73 3.73

Outro fator importante é o tipo de reboque (Classe 1, 2, etc.), porque a distribuição de peso varia de um tipo para outro.

Se for rebocar por distâncias superiores a 80 KM e com freqüência, melhor instalar um radiador adicional para a transmissão e reduzir o período de troca do óleo do diferencial.

Abraços.

Márcio

Klaus, veja se este link ajuda na especificação do reboque:

http://www.dunesafe.com/trailertowing.htm

Márcio

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    O Explorer acima de 97 e alguns 97 já vieram de fábrica com tow package certificado para classe 2, a partir dai vc pode ter uma idéia.

Meu amigo reboca um Star(veleiro) que pesa aprox 1ton e pouco, e nunca teve qualquer problema, ele tem um 97 4x4 automatico com Control Trac(sistema de tração das 98) e tow pkg.

Só um detalhe, o 4x4 do Explorer assim como o da Ranger não é pra ser usado em pisos de aderência, se precisar de força pra tirar o brinquedo da água tudo bem - mas nunca utilize o 4x4 em estradas pavimentas e acima de 100km/h

Abs

O Nelson ressaltou bem o uso do 4x4 - somente em pisos de pouca aderência.

Com relação à capacidade de reboque, na Explorer V6 4x4 98, o peso total do conjunto (veículo + reboque) pode chegar até 4 ton se o diferencial for do tipo 45 e até 4,5 ton se for tipo D4. Considerando o peso do veículo em torno de 2 ton, tem-se de 2 a 2,5 ton de capacidade de carga para reboque.

Ocorre que o reboque classe II (incluído no tow package original de fábrica) tem capacidade para somente 1,6 ton. Se pretender ou precisar usar a capacidade total de carga da Explorer, será necessário instalar um reboque classe 2,5 ou 3.

Um abraço.

Márcio

Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Caros experts de plantão;
    Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
    Desde já obrigado a todos
    Klaus
    Klaus,

Qual é o peso da lancha + reboque?

- Se for até uns 1.200,00 kg, desencana.
    Pode puxar tranquilo, sem estragar nada.
    Vai causar um desgaste maior no diferencial e cambio sim, mas é ao longo do tempo, ou seja, com muitos km rebocando.

- Como já ressaltaram, importantíssimo verificar a capacidade do reboque.
    Se for original, tem uma plaqueta com as capacidades em libras da carga vertical e tracionada.

- Nada de ligar 4x4. Só qdo precisar, ou seja, estiver sem aderencia.

Reboco direto com minha ZJ ou Ram, lancha e quadris, conjuntos acima de 1.000 kg.
    Na ZJ já tive de trocar os rolamentos do dif.

[s]
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem