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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de klaus motta
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    Câmbio automatico x reboque




    Caros experts de plantão;
    Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
    Desde já obrigado a todos
    Klaus

  • #2

    Exclamation

    Grande Klaus,

    se o peso do conjunto for no máximo 20% a mais que o informado no manual do carro, segundo um amigo da Ford, não tem brona nenhuma...então dá uma olhada no manual e ver qual a capacidade máxima de reboque...se tua explore for 4x4 utiliza o bloqueio, pois ganhas mais estabilidade e distribui mais a força do motor, se for andar rápido na estrada tira a 4x4...

    espero ter ajudado,

    abrs,

    Sérgio Holanda

  • #3
    Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.

  • #4

    Smile



    e Wallace, lembrar se o reboque não for o original verificar junto ao fabricante a capacidade do equipamento e nunca esquecer de colocar a corrente de segurança...hehehehe, pois tenho um colega que rebocando sua Land Rover no reboque do motohome, começou a sentir o motohome mais leve e desenvolvendo mais velocidade, isso mesmo que vc tá pensando, em um buraco de estrada o towbar da Land pulou da bola e "fudeu urêrê"...mais é é outra hitória!!!

    abrs,

    Sérgio Holanda

    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Normalmente o automatico é melhor e mais forte para reboque, mas tem que ver no manual do caro se ele pode rebocar o que deseja, seja auto ou mecanico.

  • #5
    O diferencial é muito sobrecarregado c/ reboque pesado. Procure saber se é necessário algum óleo especial ou aditivo para o diferencial nestes casos.

    Abs,

  • #6
    Usuário Avatar de klaus motta
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    Caros companheiros ;
    A explorer é 4x4 sim.o bolqueio que o Sergio esta falando é viajar com o carro tracionado na 4x4?Quanto ao manual eu não possuo se alguem do forum e puder verificar a capacidade de peso que posso rebocar eu agradeço.
    De qualquer forma muito obrigado a todos.
    Abraços
    Klaus

  • #7
    Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Caros experts de plantão;
    Tenho um explorer e estou na duvida sobre a possibilidade de rebocar minha lancha.A questão é se o peso da lancha no reboque vai sacrificar o câmbio.
    Desde já obrigado a todos
    Klaus
    Klaus,

    Qual é o peso da lancha + reboque?

    - Se for até uns 1.200,00 kg, desencana.
    Pode puxar tranquilo, sem estragar nada.
    Vai causar um desgaste maior no diferencial e cambio sim, mas é ao longo do tempo, ou seja, com muitos km rebocando.

    - Como já ressaltaram, importantíssimo verificar a capacidade do reboque.
    Se for original, tem uma plaqueta com as capacidades em libras da carga vertical e tracionada.

    - Nada de ligar 4x4. Só qdo precisar, ou seja, estiver sem aderencia.

    Reboco direto com minha ZJ ou Ram, lancha e quadris, conjuntos acima de 1.000 kg.
    Na ZJ já tive de trocar os rolamentos do dif.

    [s]
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

  • #8
    Moderador Avatar de du
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    Klaus,

    Qual é o peso da lancha + reboque?

    - Se for até uns 1.200,00 kg, desencana.
    Pode puxar tranquilo, sem estragar nada.
    Vai causar um desgaste maior no diferencial e cambio sim, mas é ao longo do tempo, ou seja, com muitos km rebocando.

    - Como já ressaltaram, importantíssimo verificar a capacidade do reboque.
    Se for original, tem uma plaqueta com as capacidades em libras da carga vertical e tracionada.

    - Nada de ligar 4x4. Só qdo precisar, ou seja, estiver sem aderencia.

    Reboco direto com minha ZJ ou Ram, lancha e quadris, conjuntos acima de 1.000 kg.
    Na ZJ já tive de trocar os rolamentos do dif.

    [s]
    Amigos,

    O pessoal por aqui costuma recomendar que o rebocador tenha pelo menos uma vez e meia o peso do reboque, pensando na Explorer estes 1200 kg ficam perfeitos.

    Pensando no câmbio automático da Explorer, minha dúvida é. Teria problema andar por longo período com o " Over Drive " desligado ? Imaginando que para rebocar alguma coisa mais pesada, andaríamos mais devagar, consequentemente o giro ficaria muito baixo. Seria melhor desativar o "Over Drive " ou simplesmente deixar o câmbio trabalhar mais ?

    Obrigado.

    Abraços Du.

  • #9
    Sem dúvida desativar o overdrive ajuda e muito.
    O cambio vai aquecer menos e o carro tem mais torque e um pouco de freio motor.

    Abs

    Ronaldo

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