nos tinhamos uma s-10 e deu duas vezes problema na tração em 2 anos, por sorte dentro da garantia. depois que fizemos a trilha do tuia de noite, chuvendo e com tudo alagado. ela queimou o sistema, quase não desengatou para voltar pra casa. outra vez foi quando fizemos um passeio leve que pegamos muitas dunas e areia. ela deu mal contato em tudo.
troller 2012, chip + e-locker r/f+ us bedlock 35"+pitbull 12000lbs+off-shocks
agora aconteceu que eu desconectei o chicote do motorzinho pra limpar os contatos e quando eu conectei novamente no painel só fica piscando as luzes de 4x4 e não aciona nada! será que é preciso fazer algum tipo de inicialização depois de desconectar? nem imagino o que tá acontecendo tava acionando normal e agora só pisca quando ligo o carro!! algem já passou por isso??
Raphavet, na minha EXPLORER aconteceu exatamente igual: Desconectei o chicote para limpar e ao reconectar ficou piscando 4x4 LOW e HIGH. Não foi preciso fazer nada, apagou sem vestígios. Espero que com você seja o mesmo.
acontece que ela realmente para de piscar mas toda vez que eu ligo ela volta a piscar e depois apaga e não está mais acionando ! parou de funcionar, tem alguma coisa errada!!
Só para acrescentar ai....
Eu morava num lugar com muita neve e tinha uma ranger 4.0 4x4, e as vezes mesmo na cidade tinha que usar o 4x4 Hi da minha Ranger para ir no supermercado... As vezes o bixo nao engatava , vc virava o botao e via que nao estava tracionando de jeito nenhum... eu dava uma re, ia pra frente, virava o botao denovo para ver se funcionava (no meu estacionamento isso), e as vezes dava certo...
Agora Para destravar, sempre andava de ré mesmo, que foi a recomendação do pessoal da autorizada de lá... principalmente quando usava o Low, eles enfatizavam a necessidade de dar uma rezinha de uns metros para destravar legal...
Na Ranger, em caso de problemas, você pode com uma chave 18 (acho que é isso) tirar o motor elétrico, e com uma chave de venda acionar o 4x4, 4x4LOW ou voltar para o 4x2, sem depender de nada elétrico. Isso em caso de emergência. E com o sistema PITUTO de roda livre (ou roda livre direta ligada), melhor ainda. Comodidade tem seu preço...
Até mesmo no meu Samurai, com rodas livres manuais e uma CT excelente, já aconteceu de não engatar o 4x4 (na verdade, ficava no neutro, e era uma buchinha de nada que se desgasta). Mas ai é so desparafusar e engatar com uma chave de fenda.
Carro, picape, caminhão sempre dá problema. A questão é que um pouco de conhecimento muitas vezes não vai lhe deixar na mão em alguma situação não-esperada.
Na Ranger, em caso de problemas, você pode com uma chave 18 (acho que é isso) tirar o motor elétrico, e com uma chave de venda acionar o 4x4, 4x4LOW ou voltar para o 4x2, sem depender de nada elétrico. Isso em caso de emergência. E com o sistema PITUTO de roda livre (ou roda livre direta ligada), melhor ainda. Comodidade tem seu preço...
Até mesmo no meu Samurai, com rodas livres manuais e uma CT excelente, já aconteceu de não engatar o 4x4 (na verdade, ficava no neutro, e era uma buchinha de nada que se desgasta). Mas ai é so desparafusar e engatar com uma chave de fenda.
Carro, picape, caminhão sempre dá problema. A questão é que um pouco de conhecimento muitas vezes não vai lhe deixar na mão em alguma situação não-esperada.
Isso mesmo!
São 4 parafusos no motorzinho elétrico (chave 10mm), tira ele fora e vira a haste q sai da t-case. Na posição de "9 horas" é 4x2, na de "6 horas", 4x4H e na de "12 horas" é 4x4L... um alicate de pressão ajuda a virar, sem escorregar...
Mas vedando bem o motorzinho, com silicone, para não entrar água ou lama, dificil ter problemas...
imagine que a tração engata a luz confirma no painel, e vamos andando normalmente com tração engatada, no meio da trilha preciso manobrar e quando à ré ela desengata, mas a luz não apaga ela continua acusando 4x4 HI, mas a tração não funciona mas nem tocando pra frente novamente, preciso passar pra 2 WD e depois novamente pra 4x4 aí ela engata novamente at´´e eu precisar usar a ré novamente... será que a engrenagem pode desengatar dentro da caixa de transf. sem acusar no painel?
imagine que a tração engata a luz confirma no painel, e vamos andando normalmente com tração engatada, no meio da trilha preciso manobrar e quando à ré ela desengata, mas a luz não apaga ela continua acusando 4x4 HI, mas a tração não funciona mas nem tocando pra frente novamente, preciso passar pra 2 WD e depois novamente pra 4x4 aí ela engata novamente at´´e eu precisar usar a ré novamente... será que a engrenagem pode desengatar dentro da caixa de transf. sem acusar no painel?
Não é o que tem acontecido comigo. No meu caso, a luz do painel some (indicando que está 4x2) mas continúa na tração, seja 4x4 high ou low.
O que está ocorrendo com a tua Ranger é o desacoplamento de uma das rodas-livres.
Amigo me ajude! O que é essa roda livre que você falou?
Valeu!!!
Postado originalmente por Pequeno jr
A minha é uma XLT 99 e comigo não houve nenhum problema. O que ocorreu qdo comprei o carro é q o motor do acionamento elétrico não funcionava pq o ex-dono nunca havia ligado. Ele dizia que não precisava daquilo e so comprou uma RAnger 4x4 pq na época o vendendor fez o mesmo preço de uma 4x2.
Após ter trocado esse motor nunca fiquei na mão devido a tração ser elétrica.
Dizem os mais experiêntes que, carros com acionador elétrico deve utiliza-lo pelo menos 1 vez ao mês tanto em High qto Low por no mínimo 30 metros. Em qualquer terreno que seja. DEsde q comprei a minha faço isso.
Hoje o problema da minha foi que eu quebrei sem querer a roda livre. Graças a DEUS chegou hoje a roda livre e amanhã vou coloca-la de volta e aproveitar e fazer uma limpeza no sistema. Como vou fazer na Ford, se for interessante, irei tirar uma fotos da manutenção que eles fazem para a gente ter algumas idéias.