Olá Todos,

Primeiramente desejo um excelente 2007, com paz, saúde, alegria e sabedoria.

Resolvi, até que enfim, dar de presente para nossa Ranger CD XL 4x4 2.5 Euro II 2000/2001 os bicos que o Maurício da RashMotoren faz.

Passei para ele um longo e-mail e ele me pespondeu todo , além de me aturar mais de uma hora no telefone, onde mais uma vez fui muito bem atendido por uma pessoa que entende realmente do assunto, dando várias dicas. Ao Maurício e sua equipe desejo muito sucesso.

Eu mesmo instalei os bicos; o que acabou sendo um pouco mais demorado do que pensei, mas por absoluta falta de prática.

A mudança do comportamento da Pick-up é imediata, só de ligar já dá para sentir. O ronco do motor aumenta um pouquinho e qualquer encostadinha no acelerador ele cresce de giro rapidamente.
Por questões de tempo ainda não andei com ela o suficiente para uma avaliação completa, assim como o consumo ainda estamos no primeiro tanque após a troca, mas algumas coisas já dá para notar com certeza.

A melhora da resposta é indiscritivel, parece que comprei outro carro.
Na faixa útil (1800rpm a 3500rpm) outro motor foi ligado, o ganho em relação ao anterior talvez seja superior a 50%. Para voces teremm idéia o espaço entre 0,5 bar e 1,0 bar desapareceu. Abaixo de 1800rpm também houve melhora, porém muito menos acentuada, assim também como acima de 3500 rpm (talvez na faixa de 20% de melhora).

Gostaria de ter feito algumas medições de desempenho antes e depois , mas o tempo diponivel não permitiu. No entanto temos uma subida padrão perto de casa onde testo todos nossos carros e a Ranger subiu muito mais rápido pedindo quinta marcha a 70% da subida porém não ganhando mais velocidade. Troquei de quarta para quinta a quase 130 KM/H e ela quase manteve, antes não passava a quinta e ela chegava a 120KM/H em qwuarta no final da subida.

A velocidade cruzeiro aumentou uns 15 KM/H assim como a velocidade de chegada em cada curva. Subir e ultrapassar ficou brincadeira (desde que dentro da faixa). Acredito que dentro da faixa ficou mais rápida que a 2.8 PS com TGV.

O consumo ainda não medimos (semana que vem terei esta informação) mas aparentemente está a mesma coisa andando normal. Se afundar o pé vai beber mas vai andar (coisa que antes ficava amarrada).

A principio não houve grande aumento na velocidade maxima, mas irei testar melhor e com mais segurança.

Desvantagens:
-no inicio da aceleração um pouco de fumaça (suportável)
-no RJ não passa na emissão de poluentes
-se forçar uma marcha errada em rotação abaixo da entrada da turbina o rastro de fumaça é enorme

A Pick-up ficou com a seguinte configuração:
-bicos da Rash
-Duas voltas na Waste-Gate (para vedar melhor)
-Pressão final 1,3 bar

Minha conclusão:
-este é mais um item impressíndivel a Ranger
-o investimento mais do que vale a pena
-brincar de mexer em bomba, wg, e outros detalhes é perda de tempo e risco comparado com o resultado dos bicos
-agora quero mais: descarga, TGV, bomba, intercooler, cabeçote, Kit 3.0 (afinal potência vicia)

Como impressões iniciais já dá para vocês terem idéia, se quisserem alguma informação que eu tenha esquecido fiquem a vontade para perguntar.

Abraços a Todos.