x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35

Question Entao quer dizer que eu ando arrastando um eixo????

olá gente.. sou novo no forum e lendo os tópicos descobri algo no mínimo curioso

Foi dito que as RANGER, a partir de 2001 nao tem mais a roda livre a vácuo e, alias, nao tem mais roda livre.. que o acionamento da traçao age apenas na caixa de transferencia, ficando o diferencial dianteiro e o cardã dianteiro girando no uso 4X2, gerando arrasto

foi dito tambem que esse arrasto das peças pode gerar um aumento de consumo de ate 10%

Ai eu pergunto a vcs, porque isso?? Entendo as vantagens em confiabilidade no uso fora de estrada, mas a maioria, e isso sao pesquisas da ford, a maioria dos donos de RANGER 4X4 raramente usam a tracao....., mas estao levando o aumnento de consumo que a falta da roda livre gera

pergunta, 1)nao haveria forma de se fabricar um sistema confiável?
    2)Ou entao colocar a caixa de transferencia da explorer, (que é full time, provavelmente com acoplamento viscoso, ja que vc ja vai ter o arrasto mesmo)?
    3)Se o problema do sistema a vácuo é só limpar, a gente nao poderia ter pelo menos a chance de ter ele pra limpar?
    4)Agora entendo pq a S-10 2.8 consegue ser mais econômica que a ranger 2.8 na estrada, HUMPF!

valeu gente

Bernardo Monteiro Antunes Barreira

1º, se a pessoa nao usa a traçao, axo q poderia comprar uma camionete 4x2, mesmo q o valor de revenda seja menor, mais o de compra tambem é, alem de menor consumo, menor peso dentre outros fatores.
    2ºA diferença de consumo pode xegar ao maximo de 10%.Como os motores possuem um bom torque, essa diferença e minima.
    3ºA confiabilidade é MUUUITOO maior, so de pensar q nao terá problemas nunca.O que fez com que a confiabilidade do sistema d traçao da ranger fosse por agua abaixo, foi o sistema d roda-livre, e raramente o motor da traçao eletrica, como muitos dizem por ai.O sistema d lubrificaçao tambem é mantido em dia, pois como ela gira, lubrifica sempre, o q na minha opiniao gera menos desgaste doque quando está parado e usa a traçao de vez em quando.
    3ºSempre quando tem algum problema, mesmo q facil de resolver, as pessoas tomam antipatia do carro, a maioria, entao a ford pensou em acabar de vez com o problema
    4ºA s-10 consegue ser mais economica q a ranger pq ela é mais baixa e tem uma maior aerodinamica, principalmente pela frente baixa.Agora, com os motores 3.0, a ranger conseguiu ser mais forte e ainda mais economica q as s-10 com motor 2.8
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

Tudo PURA mentira.
    A Ranger tem sim roda livre automática.
    Quer fazer um teste?

Passe a 4x4HI com o carro parado, ande alguns metros e pare.
    Estresse todo o volante do carro, tire a 4x4 e tente andar com o volante estrassado.
    Seu carro vai ficar horrivel, muito pesado.
    Pq? Simples. A 4x4 já saiu, mas o roda livre ainda não foi acinonada, pois com o volante todo estressado ela as vezes não sai.
    Se achar que a 4x4 ainda está engatada, pisa fundo no acelerador, vai ver que só as rodas trazeiras é que se movimentarão.

Quem te disse isso não entende nada de 4x4, e deveria saber que, se o carro não tem roda livre (nem automática nem manual) o comportamente dele fica horrivel, pesado, ruim de manobrar, e não é o caso da Ranger.

Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Abreu,

Na boa, baixa a bola!!!!!!!!!

Se a Rager tivesse RL ela iria ao menos informar isto.

Pergunta:
    Tanto na Frontier - 04, S10 00, e Trail Blazer 06, para se reacoplar a RL voce deve andar ao menos 1 metro no sentido contrario ao que estava andando com a RL acionada. Isto se aplica as Rangers com RL tambem ou nao?

Quanto ao que voce mencionou sobre em 4x4 a direcao ficar pesada isto se deve a diferenca de giro e ao fato de nao termos nas picapes uma CT que equalize as diferencas de giro entre a dianteira e traseira. Como as Cherokas e Defenders tem.

Abraco

Tenho certeza q a ranger nao possui roda-livre e pricipalmente pq ja fiz uma pergunta la no clube do picapeiro, da ford e me disseram q vieram com roda livre ate maio d 00
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Bem, uma coisa que eu não sou, é BURRO! Sou meu próprio mecânico desde o meu primeiro carro e posso dizer que manjo de bastante coisa. Agora só pergunto ao Abreu aonde está a roda livre na Ranger dele, pois na minha que é mais antiga não está lá!!!
    Reformulando a pergunta novamente, será que o Abreu conhece o funcionamento da RL para fazer tal afirmação? Mesmo sem RL a diferença de giro entre as rodas será compensada no diferencial dianteiro. O que ocorre na Ranger do Abreu é qua ao passar para 4x2 o sincronizado na corrente da CT ainda deve estar acoplado à luva deslizante, deixando o conjunto engatado, porém ao acelerar o 4x4 se solta de volta à posição. Isso tudo é no eixo primário interno da CT, não no motor elétrico!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Bem, uma coisa que eu não sou, é BURRO! Sou meu próprio mecânico desde o meu primeiro carro e posso dizer que manjo de bastante coisa. Agora só pergunto ao Abreu aonde está a roda livre na Ranger dele, pois na minha que é mais antiga não está lá!!!
    Reformulando a pergunta novamente, será que o Abreu conhece o funcionamento da RL para fazer tal afirmação? Mesmo sem RL a diferença de giro entre as rodas será compensada no diferencial dianteiro. O que ocorre na Ranger do Abreu é qua ao passar para 4x2 o sincronizado na corrente da CT ainda deve estar acoplado à luva deslizante, deixando o conjunto engatado, porém ao acelerar o 4x4 se solta de volta à posição. Isso tudo é no eixo primário interno da CT, não no motor elétrico!
    O que eu iria responder era o mesmo.

NO moment q vc retira o 4x4 quem ainda está sincronizado é a caixa de transferência e não as RL.

POr falar nesse assunto, e como alguns sabem, meu carro esta com problema na Roda Livre esquerda. Pensei em fazer como alguns em deixa-la travada, mas primeiro fui buscar algumas informações. O que me disseram é q fazer esse travamento do sistema resolve até q vc esteja realmente atolado pq qdo se exige d+ do sistema qdo ele se encontra travado da forma q mencionaram aqui ele se desarma sozinho.
    Se eu quizesse, ontem poderia ter feito isso la na autorizada FORD onde um mecânico sabe como fazer, não indicou esse tipo de serviço. Disse q em 2 clientes dele funcionou bem por vários meses, até eles realmente estarem atolados e qdo exigiram do sistema ele soltou. Por isso, no caso das RAngers com RL ou seja até 2000, eles indicam colocar a roda livre de volta.

Walter,
    Tem um post seu aqui onde vc fala q acha melhor o sistema com RL. Com o povo que pesquisei disseram ao contrário. GOstam do sistema das 2001 em diante por ser infinitamente mais confiável e menos um item a dar problema.

Daqui a pouco estou indo num ferro velho ver se a Roda Livre dele esta em bom estado para comprar. R$ 150,00 usada. O caso é que até na própria autorizada falaram, vai em um ferro velho que se vc encontrar a RL em bom estado pode colocar de boa. Me mostraram ontem o que eu devo observar nela antes da compra. Vamos ver o q vai dar.

[]'s a todos.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    É que o Walter usa o 4x4low para manobrar rebocando uma carreta com uma lancha, e dessa forma ele não tem como usar 4x2low, e acaba forçando o conjunto de transmissão ou judiando da embreagem em 4x2. Já o meu caso e da maioria dos usuários, a RL não faz falta. Antes de trocar, tenta fazer o sistema de pituto para ver como fica, pois funciona da mesma forma do sistema à vacuo, porém com a força do dedo em vez do vácuo...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

Para desmistificar o problema da RL!

A todos que tenham interesse, vão até um posto de gasolina, ou loja de troca de óleo, dirijam-se até a rampa de troca de óleo (aquele buraco no chão), com o veículo em 4x2, entrem embaixo do veículo (desligado) e rodem o cardâm dianteiro com a mão. Importante o veículo estar desengatado (posição neutro).

Se houver RL, o cardâm rodara sem peso algum;

Se houver RL automática, o cardâm rodará um pouco (+- 1/4 de volta) aí então pesará, levando o veículo para frente ou para trás, dependendo do lado que está girando o cardâm;

Se não houver roda livre, ao tentar girar o cardâm, o veiculo se movimentará para frente ou para trás, dependendo do lado que está girando o cardâm;

Lembrando, é o cardâm dianteiro que tem que se movimentar com a mão.

E o que estamos testando são, as rodas livres, não tendo relação alguma com a t-case, sendo que esta deverá estar em 4x2 para não "travar" o cardâm.

Façam o teste e postem os resultados, com o ano do veículo, assim teremos como avaliar ano/modelo/funcionamento.

Atenciosamente.

Kim.

Pequeno Jr,

É o que o Edi falou. As vezes eu preciso usar a reduzida sem a tração. Se a minha Ranger tivesse RL automática eu teria substituído pela RLs manuais da AVM. Eu cheguei a comprar um par para converter o meu eixo dianteiro. Aconteceu que eu cansei de procurar nos FVs as peças da Ranger 00. Cheguei a encontrar algumas vezes, mas não consegui um bom preço. Se alguém se interessar posso vender as AVM. R$400,00. Barato!

4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

O gasto de combustivel e desgaste de peças é minimo em 4x2 sem roda livre.
    A vantagem de não ter roda livre é justamente a confiabilidade e o menor custo.
    A Jeep por exemplo não usa roda livre em nenhum veiculo atual, mesmo que não tenha diferencial central para poder andar em 4x4 no asfalto, como no Wrangler por exemplo.
    Cuidado que além das rodas livres na roda tem a que desconecta o cardan, ai o teste proposto vai furar.

Noooossa...
    Levantem a frente de suas Ranger`s e girem uma das rodas dianteiras...
    Se a do lado oposto girar no sentido contrario a que você está girando, sim, "você estará arrastando seu eixo dianteiro". Isso significa que seu carro ou não tem, ou está com problemas na roda livre.

Na minha Ranger, modelo XLT 2006 3.0, as rodas dianteiras ficam completamente soltas, sem girar o diferencial ou mesmo o cardã dianteiro, logo, ela possue roda livre automática.

Abraços, e antes de comentar, vão lá no carro de vocês e testem.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem