Os bicos eletrônicos duram tanto quanto os bicos de gasolina, só se troca quando pifam (se estragar um dia, é claro...)
A bomba que custa isso não é injetora, e pode ser reparada facilmente com trocas de reparos. A durabilidade dela também é indefinida.
Sistema de diesel não tem nada a ver com gasolina!
Correias externas duram a mesmacoisa, porém a correia dentada nos 2.5 e 2.8 duram o dobro de qualquer motor à gasolina, de resto é tido corrente ou engrenagem.
Velas, cabos, distribuidor, é só para fazer o motor ficar falhando e dar problemas quando menos se espera. É mais barato troca/ Talvez, mas eu não confio. Motor diesel não falha...
Não vamos comparar motor do Niva com diesel, mas enquanto tiver óleo no nível do pescador o motor não agarra. Um diesel com carter menor também roda com meio litro de óleo.
Não sei que disse que motor diesel consome mais óleo? Só de proprietário relaxado que anda com o motor na última e não dá jeito nisso. Na verdade o óleo lubrificante dura mais no motor diesel que na gasolina.
Em relação à durabilidade, para um motor à gasolina durar tanto ou tem que ser grande ou o uso tem que ser leve. Motores diesel constantemente trabalham em regime de máximo torque e normalmente desenvolvem 100% da potência em uso normal, em motores à gasolina se fizer isso não dura nem metade do que um diesel no mesmo rítmo de trabalho...
Motores diesel atuais não geram muita vibração. Isso é coisa do passado.
Mas cada um faz a própria escolha... Eu escolho o diesel pois só tem vantagens.
Walter, não tem conserto mas a gente tenta...