
Postado originalmente por
dsamaz
Abreu,
com todo o respeito, discordo de suas afirmações.
Sobre o motor diesel, vc disse que é mais economico, mais durável e tem maior potência.
Tenho a dizer:
1. Economia
Acabei de ligar agora para a concessionária daqui de Manaus (92 - 2125-6200), UM bico injetor do 3.0 common rail é R$ 5.000!!! Isto mesmo, 5.000 reais por um bico injetor. A bomba de alta pressão (injetora), R$11.934.
O que você chama de economia? Economizar alguns centavos no litro do combustível e depois pagar R$4.900 a mais por cada bico, na hora da troca?
Por estes motivos, digo MOTOR DIESEL NÃO É MAIS ECONÔMICO QUE A GASOLINA. Se formos considerar o maior preço do seguro, IPVA, retífica, troca de óleo (diesel consome mais e leva o dobro da qtdade na troca) ..., motores diesel perdem mais feio ainda.
2. Maior durabilidade
Em nada um motor diesel é mais durável que um a gasolina.
Vou citar alguns exemplos:
2.1 Correias - é exatamente igual o desgaste;
2.2 Óleo - diesel consome mais, logo, exije atenção mais constante e perde neste item;
2.3 Eixo, virabrequim, rolamentos e componentes internos - cada motor é um caso independente do combust. A biela no motor diesel é mais grossa, mas isto não tem nada a ver com durabilidade, pois esta peça não se desgasta (exceto sua base - que é retificável e é igual a do motor a gasolina) e a força que ela defende não influencia na durabilidade do conjunto.
2.4 Sistema de injeção - enquanto um bico a gasolina dura 300 mkm no mínimo sem precisar de limpeza, pois os novos são auto-limpantes - os bicos do motor diesel exige troca a cada 100.000 km segundo a MWM.
2.5 Sistema de pressão de combustível - no diesel há necessidade de limpeza da bomba a cada 60.000 segundo a bosch, com troca de reparos. Na gasolina, se manter o tanque sempre com gasolina não há necessidade NUNCA de reparo na bomba.
Neste item o motor a gasolina só perde nas velas, porém o preço delas nem merece que se aborde aqui. (R$ 40.00 as mais caras)
Para complementar, estes dias atrás estávamos indo a um ramal num lada niva a gasolina. 10 km antes de chegar estourou um retentor do motor e vazou quase todo o óleo... Isto não foi impedimento para prosseguirmos viagem sem 90% óleo... Até agora o motor do niva está redondinho. Se fosse um diesel duvido que teria agûentado.
E tem mais, por vibrar mais, o diesel gasta mais pinos esféricos (pivôs), buchas, calços do motor e da carroceria, terminais elétricos, BATERIA, ...
3. Potência
Se tivesses falado em torque...
A potência da versão 2.3 da ranger tem 150 cv... A diesel, mais forte, tem 163cv... Mas não dá para comparar o mais fraco das versões a gasolina com o mais forte dos diesel.
Vamos comparar certo:
Mais potente a gasolina: 4.0 v6 210 cv
Mais potente diesel: 3.0 163 cv
Menos potente a gasolina: 2.3 137cv
Menos potente a diesel: Maxion HS 2.5 com 105 cv (este mesmo motor tem 90 cv na S10)
Que tal abordar o conforto? A poluição? Prazer em dirigir?
É isto...