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  • #13
    Usuário Avatar de freitasjr
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Isso é sério ????
    ...Segundo li em outro tópico, mexer na turbina perde em outras faixas de rotação.
    Perde não, acontece isso se for o contrário, ou seja, se escancarar demais a bomba sem mecher em nada na turbina.

    A minha Pajero mandei dar uma volta na bomba e aumentar a pressão em 0,8(a original era 0,6). Ficou bom, então mandei dar + meia volta na bomba(ficou 1 volta e meia) e ficou fumaçando muito e o rendimento caiu um pouco.
    Então mandei ele fechar um pouquinho a bomba(ficou 1 volta e 1 quarto) e aumentar a pressão p/ 0,9 bar... Aí sim, ficou a melhor das alterações, fumaçando pouco(só nas arrancadas fortes) e com um ótimo desempenho(em todas as faixas de rotação).

    Acho que se eu aumentasse um pouquinho + a pressão da turbina, o desempenho ficaria ainda melhor, mas aí, estaria pondo em risco a vida útil da mesma. Deve-se modificar mas com moderação.

    Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
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    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #14
    Edin...
    Kd vc ???
    Responde aí cara !!!
    Flw

  • #15
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    Citação Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Isso é sério ????
    Deixa eu ver se entendi certo : Vc está deixando Ranger Power Stroke 2.8 P/ tras ?
    Isso soa como música para meus ouvidos....
    Enfim juntei grana suficiente para trocar a barca em uma Ranger, que a princípio seria 2.8, mas redirecionei minhas prioridades e resolvi pegar uma 2001 por enquanto. Vou comprar os bicos do Rash p/ ela e fazer uma regulagem mais ousada na bomba. Segundo o Rash, da para chegar a uns 150CV dessa forma. Ahh, tb vou colocar Pneus 32" e BL 2".

    Edin, o que vc fez para a sua ficar assim ? Bomba? Turbina ? Quais as regulagens ?

    A bicha ta boa de arrancada / retomada e final ?
    Esses bicos que vc pretende colocar, são os mesmos que o Rash vende ? Vai ser com ele ?

    Pelo que eu li no tópico de preparação, os bicos com maior vazão do Rash servem para UPAR tanto 2.5HS como 2.8 HS, ou seja, o tamanho do motor não tem influencia sobre que bico usar.

    Segundo li em outro tópico, mexer na turbina perde em outras faixas de rotação...
    Respondendo a pergunta do Marcello, o consumo aumentou um pouco, cerca de 0,5 ~ 1 km/l mais gastona, porém vale a pena.

    Igor,
    Eu apenas escancarei a bomba e voltei a pressão da turbina para 1,3 bar, pois com o débito aumentado da bomba não se sente a perda de desempenho em rpm mais alta. Com os bicos do Rasch nessa condição que eu deixei a minha, com certeza o excesso de fumaça será convertido em maior potência devido a melhora dos leque de pulverização pelos bicos.
    Eu preciso aumentar a pressão de injeção e pelo que eu saiba essa bomba tem esse recurso, porém eu ainda não descobri como.
    Só sei que como está parece outro motor, está um pouco mais ruidoso, parece até MWM 3.9, e está andando muito! Mas tem o porém dos cuidados extras para não prejudicar a vida útil final, pois o excesso de fumaça causa alguns problemas. Mais um motivo para usar os bicos do Rasch o mais breve possível também.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #16

    Talking

    Vlw Edin,

    Outras perguntinhas:

    1,3 Bar é a pressão original da Ranger, sem nehuma voltinha ?

    O que você quis dizer com "escancarar a bomba" ? Colocou ela no máximo ?

    Quais os "cuidados extras" que vc tem com o carro para evitar desgaste ?

    To doido P/ ver a galera nas 2.8 de boca aberta......
    S10 MWM, FRONTIER E RANGER PS que me aguardem !!!!!

  • #17
    Usuário Avatar de Miranda
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Respondendo a pergunta do Marcello, o consumo aumentou um pouco, cerca de 0,5 ~ 1 km/l mais gastona, porém vale a pena.

    Igor,
    Eu apenas escancarei a bomba e voltei a pressão da turbina para 1,3 bar, pois com o débito aumentado da bomba não se sente a perda de desempenho em rpm mais alta. Com os bicos do Rasch nessa condição que eu deixei a minha, com certeza o excesso de fumaça será convertido em maior potência devido a melhora dos leque de pulverização pelos bicos.
    Eu preciso aumentar a pressão de injeção e pelo que eu saiba essa bomba tem esse recurso, porém eu ainda não descobri como.
    Só sei que como está parece outro motor, está um pouco mais ruidoso, parece até MWM 3.9, e está andando muito! Mas tem o porém dos cuidados extras para não prejudicar a vida útil final, pois o excesso de fumaça causa alguns problemas. Mais um motivo para usar os bicos do Rasch o mais breve possível também.
    A pressão de injeção não é aumentada na LDA ?

  • #18
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    Igor, a pressão da Ranger é 1,15 Bar. Na minha eu apenas apertei o parafuso da bomba uma volta e meia, apesar de tre mais curso no parafuso.
    Os cuidados são com a troca de óleo e cuido para pisar fundo apenas com rpm acima de 1500rpm, antes disso só meio pé, claro que nem sempre é possível, principalmente quando abre o sinal...

    Miranda, a LDA é uma espécie de acelerador dentro da bomba que "acelera" mais para compensar o maior volume de ar admitido com mais combustível. O que o Rasch faz é substituir a LDA original por uma que permite maior curso, ganhando assim mais desempenho por, digamos, ganhar curso de acelerador.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #19
    galera, eu acompanhei a regulagem da bomba da minha camionete, e o LDA eh o que abre a bomba do 1º pro 2º estagio.
    dah prah regulah como vc quiser, por ex se o LDA troca o estagio com 500g de pressão do turbo , dah pra regular prah trocar com 300g . o seja ela vai injetar + diesel a partir de menor pressao do turbo melhorando a retomada ou aceleração.

    E vi uma silverado com a mesma regulagem da minha 250 , e naum eh que o intercooler funciona mesmo. A silverado a hora que acelera quase some na fumaça, a 250 soh fumaceia de 1500-2000 rpm com o pé na tabua, culpa do LDA adiantado.
    RAM 2500 - 2017

  • #20
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    Sim, é uma espécie de "segundo estágio", o que ocorre é uma abertura de regulagem de saída do diesel na medida em que a pressão vai subindo. Pelo que eu entendi da LDA que o Rasch coloca, causa o início do funcionamento mais cedo e chega ao limite mais tarde mantendo uma linha de torque mais longa. No cado de reduzir a pressão da mola apenas desenroscando a base da mola em baixo do diafragma, ocorre o adiantamento da injeção, porém a curva de torque deve terminar mais cedo caso não se eleve a pressão da turbina, pois a LDA regula até 1,4 Bar (no caso a Ranger).
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #21
    Edintruder , por ex se o lda abre + fluxo de diesel com 0,5 kg , e eu tirando pressão da mola faço aumentar a injeção jah com 0,3 Kg , blz, jah a partir de 300 g o lda estara atuando e aumentando a injeção , ateh o momento que estiver com toda vazão com 1,1 , 1,2 kg. Eu acredito que seja assim , note que eu acreditar e ser verdade são 2 coisas diferentes.

    Vc falou que eu tirando pressão da mola diminuiria a faixa de torque, num intendi , ela soh vai abrir antes, e a vazão com 1,1 Kg vai ser a mesma.

    Se num for assim exprica ae bixo véio
    RAM 2500 - 2017

  • #22
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    Dalmolin, o que ocorre é que a faixa de torque é adiantada, pois a pressão máxima é alcançada próximo da rpm de torque máximo, porém se aumentares um pouco a pressão da turbina, a lda continua aumentando a vazão, tornando a faixa de torque praticamente sem diferença na rpm de torque máximo. O torque da Ranger vai de 1600 a 3500, a 1600 rpm é justamente aonde a pressão atinge 0,5 Bar e a LDA começa a funcionar, sente-se no corpo o "degrau" da explosão do torque gerando nesse momento. Se reduzir a pressão da mola e fazer com que acione a LDA a 0,3 Bar, o torque começa a aparecer mais cedo, por volta de 1300 rpm não dando a puxada com o mesmo tesão que no ponto original, porém a retomada fica muito melhor pois começa a responder no mesmo ponto onde a TGV atua. O que ocorre depois é que o torque morre a 3500 rpm 1,15 Bar na regulagem original que é alcançada próximo dos 3500 rpm. Com o ajuste da LDA, pode ocorrer que a faixa de torque seja reduzida para 3300 rpm (não sei se isso ocorreu na tua caminhonete), porém pode ser resolvido se aumentar um pouco a pressão da turbina pois a LDA faz o ajuste até 1,4 Bar. Vale notar que esse ajuste nãoo fdeve passar muito da pressão original uma vez que os coletores e dutos de admissões não permitem um fluxo uniforme de um volume muito maior de ar passando nessas condições. Não dá para comparar ao uso da TGV que permite esse monte de coisas de forma original, porém com um pouco de investimento e paciência, tem como melhorar muito a performance de qualquer motor diesel.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #23
    E por isso q nos carros com injeçao eletronica, esse empuxo e sentido com menos força, mais torna mais uniforme e ganha em tempo de retomada...A injeçao mantem sempre uma pressao uniforme de acordo com a quantidade de ar q entra no motor...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #24
    Edin , a 250 depois da regulagem , aumentou um poko a marcha lenta( ficava 700 e tah mais prah 800 rpm). Nessa faixa de 1300 1500 ela jah começa pedalah forte e fumaceia preto ateh 2200 se for afundah o pé.
    De 2200 e diante fumaceia razoável ( vi ranger fumando + ) , mas ae que tah negão , ela num para naum , dah prah sentir que o motor tah + cheio , mudou o ronco , eu num gosto de passa de 3700 e , sem frescura , onde ela ia ateh 3400 vai a 3600 , o motor vibra vc nota que tem + pressão.
    ó bixo tem que respeitah a malandra , naum lembro de ter andado em picape parecida.
    RAM 2500 - 2017

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