x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 62
    Usuário Avatar de ambinfo
    Entrada
    06/02/2006
    Local
    Nova Lima/MG
    Agradecimentos: 0

Engasgada na Ranger 3.0

Amigos, aconteceu uma coisa estranha na minha Ranger 3.0, viajando a 120 - 140 km/h, de repente ela engasgou, como se faltasse diesel.
    Passada uma semana ela engasgou de vêz... e parou, sem dar partida.
    Como estava na garantia, levei na Jorlan, que mo informou que poderia ser sujeira no tanque de combustível ou a bomba de alta pressão...

Com a experiência e conhecimento de vocês, será isso mesmo? Ou, o motor 3.0 está começando a apresentar defeitos????

Abraços,
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por ambinfo
    Amigos, aconteceu uma coisa estranha na minha Ranger 3.0, viajando a 120 - 140 km/h, de repente ela engasgou, como se faltasse diesel.
    Passada uma semana ela engasgou de vêz... e parou, sem dar partida.
    Como estava na garantia, levei na Jorlan, que mo informou que poderia ser sujeira no tanque de combustível ou a bomba de alta pressão...

Com a experiência e conhecimento de vocês, será isso mesmo? Ou, o motor 3.0 está começando a apresentar defeitos????

Abraços,
    Que nada.
    Ou é sujeira no filtro ou algum sensor, algo do tipo.
    Diesel tem que ser muito bem filtrado, pois é um combustivel "um pouco sujo".

Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Ambinfo,

Não creio que seja nenhum motor específico(International,toyota, MWM) , mas todos eles são sensíveis a combustivel contaminado.
    O que sei da Toyota é o seguinte:-Algumas ficam sem potencia e ou param de vez .As primeiras a Toyota trocava bomba e bicos para avaliação e concluiram que um componente da Bomba de alta pressão foi o único que estragou em todos os casos e a partir de uma certa data ela anda trocando somente esse componente que é exatamente o que regula a pressão(no caso da Toyota é um atuador eletromecanico mas creio que as outras sejam semelhantes).
    Todos os casos tiveram como causa o combustível com contaminantes sendo a agua um dos principais.A agua faz esse atuador emperrar em parte por falta de lubrificação em outras por oxidar a peça que tem um ajuste muito preciso.

A minha quando tinha 36000 km acendeu a luz do filtro pedindo a troca , tinha colocado um diesel suspeito no interior de Minas e na volta para casa a luz acendeu numa esticada que dei para ultrapassagem e ai ficou acesa.Parecia que o desempenho havia diminuido ligeiramente.
    A Toyota troca o filtro de combustível na garantia (a vida seria 150.000 km que eu acho absurdo).Trocado filtro , de fato a potencia voltou ao normal .
    O mec me mostrou o filtro e de fato estava nogento , inclusive com um deposito preto e duro no fundo do corpo.Foi limpo e substituido o elemento.
    Tomei a decisão de trocar por minha conta o filtro a cada revisão pois por exemplo os carros flex tem problema semelhante de filtro com casos de obstrução com 3000 km!!!.
    Tive F1000 com MWM 229 que usava na realidade 3 filtros:-um separador de água que ficava na longarina e mais 2 no cofre.
    O mec da concessionária virou meu amigo e ele me mostra as barbaridades que acontecem e na ultima que teve problemas de bomba o diesel do tanque , se deixado em repouso se separava em 2 fases.
    A toyota tem reparado todos em garantia sem a menor discussão.

Então no seu caso realmente ou o filtro está meio obstruido ou a bomba não consegue pressurizar convenientemente.

Quantos Km tem a sua e já trocou o filtro alguma vez?

Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Citação Postado originalmente por Homero
    Ambinfo,

Não creio que seja nenhum motor específico(International,toyota, MWM) , mas todos eles são sensíveis a combustivel contaminado.
    O que sei da Toyota é o seguinte:-Algumas ficam sem potencia e ou param de vez .As primeiras a Toyota trocava bomba e bicos para avaliação e concluiram que um componente da Bomba de alta pressão foi o único que estragou em todos os casos e a partir de uma certa data ela anda trocando somente esse componente que é exatamente o que regula a pressão(no caso da Toyota é um atuador eletromecanico mas creio que as outras sejam semelhantes).
    Todos os casos tiveram como causa o combustível com contaminantes sendo a agua um dos principais.A agua faz esse atuador emperrar em parte por falta de lubrificação em outras por oxidar a peça que tem um ajuste muito preciso.

A minha quando tinha 36000 km acendeu a luz do filtro pedindo a troca , tinha colocado um diesel suspeito no interior de Minas e na volta para casa a luz acendeu numa esticada que dei para ultrapassagem e ai ficou acesa.Parecia que o desempenho havia diminuido ligeiramente.
    A Toyota troca o filtro de combustível na garantia (a vida seria 150.000 km que eu acho absurdo).Trocado filtro , de fato a potencia voltou ao normal .
    O mec me mostrou o filtro e de fato estava nogento , inclusive com um deposito preto e duro no fundo do corpo.Foi limpo e substituido o elemento.
    Tomei a decisão de trocar por minha conta o filtro a cada revisão pois por exemplo os carros flex tem problema semelhante de filtro com casos de obstrução com 3000 km!!!.
    Tive F1000 com MWM 229 que usava na realidade 3 filtros:-um separador de água que ficava na longarina e mais 2 no cofre.
    O mec da concessionária virou meu amigo e ele me mostra as barbaridades que acontecem e na ultima que teve problemas de bomba o diesel do tanque , se deixado em repouso se separava em 2 fases.
    A toyota tem reparado todos em garantia sem a menor discussão.

Então no seu caso realmente ou o filtro está meio obstruido ou a bomba não consegue pressurizar convenientemente.

Quantos Km tem a sua e já trocou o filtro alguma vez?
    Homero // Ambinfo

Da uma olhada nesse produto no link abaixo, ele elimina esse problema da água no Diesel, infelizmente é quase impossível de se comprar em pequenas quantidades, eles estavam estudando uma maneira de comercializar em embalagens de 200ml como o MaxDiesel, mas não sei se o projeto se concretizou, eu estou utilizando o concentrado nos meus carros e nunca tive qualquer problema com Bomba ou Bico, na minha ultima viagem ao Sul abasteci em dezenas de postos e não senti qualquer diferença no rendimento.

http://www.xp3.com.br/
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Marcelo,

Não costumo usar aditivos de especie nenhuma , a não ser algumas experiencias com o Bardhal Power Diesel , não pelo seus efeitos limpantes , mas pela promessa de aumentar o numero de cetano do diesel .Acontece que a Hilux teoricamente pede diesel com 50 ou mais no numero de cetano e no Brasil costuma ser 42.De fato o ruido do motor diminui , a performance "parece "aumentar e o consumo não se altera.Como custa da ordem de 30,00 para 80l de diesel desisti .O ruido dos motores eletronicos (CR) quando frio é meio peculiar e usando o PD se nota diferença.

XP3

O site é meio safado a medida que não da informação tecnica nenhuma .(as especificações não esclarecem nada).O que da para concluir é que se trata de um detergente muito forte com um efeito tenso ativo (reduz a tensão superficial de liquidos principalmente a agua) e isso explica o mostrado nas fotos e filme.
    Quando ele testa a agua no diesel e ela despareceu , na realidade ela está escondida nos espaços intercelulares do combustível .Em querozene de aviação se ocorrer isso , o querozene é descartado pois pode causar dano aos motores a reação.
    Nos motores diesel não saberia dizer exatamente mas me parece que o problema é semelhante ao querozene de aviação a menos da confiabilidade e segurança que se espera desse ultimo.

No caso do acido sulfurico ele dissolve a contaminação que se homogeinisa com o combustível quase da mesma forma que a agua e ai passa pelo filtro e vai para o motor .Eu não gosto disso.
    Não deveria ter impurezas ou agua no diesel.Mas se tem prefiro que a agua seja decantada e eliminada e que as impurezas sejam retidas pelo filtro.

O ultimo efeito da chama mais limpa , tambem pela diminuição da tensão superficial que permite a pulverização em particulas menores , pode ser benefica ao desempenho.A chama é mais limpa(foto e filme) pois o oxigenio do ar consegue entrar em contato mais facilmente com o combustível(pela menor tensão superficial) e a queima é mais completa alem do que a eváporação é favorecida.(o combustível liquido não se inflama , quem se inflama é o vapor misturado com o oxigenio do ar)

Num motor diesel se quer o combustivel o mais finamente pulverizado possivel por isso desenvolveram o CR que com pressões de 1600 bar de injeção as particulas resultam menores que num sistema mecanico com 200/300 bar.De qualquer maneira o efeito do XP3 nesse aspecto ajuda , talves seja mais notado nos mecanicos .
    O problema é que para se ter esse benefício se tem que levar os problemas(agua e impuresas não separáveis do combustível).

Desculpe se pareço chato(talves não seja só aparencia) mas é o que realmente acredito , admito que minhas suposições podem não estar totalmente corretas (mas o site não dá melhores informações) .

Me parece que o que aconteceu com a minha Hilux que acendeu a luz indicando que o filtro estava parcialmente obstruido é a melhor situação.Periodicamente sangro o filtro para retirar a agua(todos deviam fazer isso) e quando coloquei um diesel que por acaso desconfiei , o filtro fez seu trabalho e protegeu o motor.

Obs- se usar XP3 provavelmente nunca vai ter agua para drenar...

Talves o sistema de filtro dos motores CR pelo menos para o Brasil mereça ser melhorado.

Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Citação Postado originalmente por Homero
    Marcelo,

Não costumo usar aditivos de especie nenhuma , a não ser algumas experiencias com o Bardhal Power Diesel , não pelo seus efeitos limpantes , mas pela promessa de aumentar o numero de cetano do diesel .Acontece que a Hilux teoricamente pede diesel com 50 ou mais no numero de cetano e no Brasil costuma ser 42.De fato o ruido do motor diminui , a performance "parece "aumentar e o consumo não se altera.Como custa da ordem de 30,00 para 80l de diesel desisti .O ruido dos motores eletronicos (CR) quando frio é meio peculiar e usando o PD se nota diferença.

XP3

O site é meio safado a medida que não da informação tecnica nenhuma .(as especificações não esclarecem nada).O que da para concluir é que se trata de um detergente muito forte com um efeito tenso ativo (reduz a tensão superficial de liquidos principalmente a agua) e isso explica o mostrado nas fotos e filme.
    Quando ele testa a agua no diesel e ela despareceu , na realidade ela está escondida nos espaços intercelulares do combustível .Em querozene de aviação se ocorrer isso , o querozene é descartado pois pode causar dano aos motores a reação.
    Nos motores diesel não saberia dizer exatamente mas me parece que o problema é semelhante ao querozene de aviação a menos da confiabilidade e segurança que se espera desse ultimo.

No caso do acido sulfurico ele dissolve a contaminação que se homogeinisa com o combustível quase da mesma forma que a agua e ai passa pelo filtro e vai para o motor .Eu não gosto disso.
    Não deveria ter impurezas ou agua no diesel.Mas se tem prefiro que a agua seja decantada e eliminada e que as impurezas sejam retidas pelo filtro.

O ultimo efeito da chama mais limpa , tambem pela diminuição da tensão superficial que permite a pulverização em particulas menores , pode ser benefica ao desempenho.A chama é mais limpa(foto e filme) pois o oxigenio do ar consegue entrar em contato mais facilmente com o combustível(pela menor tensão superficial) e a queima é mais completa alem do que a eváporação é favorecida.(o combustível liquido não se inflama , quem se inflama é o vapor misturado com o oxigenio do ar)

Num motor diesel se quer o combustivel o mais finamente pulverizado possivel por isso desenvolveram o CR que com pressões de 1600 bar de injeção as particulas resultam menores que num sistema mecanico com 200/300 bar.De qualquer maneira o efeito do XP3 nesse aspecto ajuda , talves seja mais notado nos mecanicos .
    O problema é que para se ter esse benefício se tem que levar os problemas(agua e impuresas não separáveis do combustível).

Desculpe se pareço chato(talves não seja só aparencia) mas é o que realmente acredito , admito que minhas suposições podem não estar totalmente corretas (mas o site não dá melhores informações) .

Me parece que o que aconteceu com a minha Hilux que acendeu a luz indicando que o filtro estava parcialmente obstruido é a melhor situação.Periodicamente sangro o filtro para retirar a agua(todos deviam fazer isso) e quando coloquei um diesel que por acaso desconfiei , o filtro fez seu trabalho e protegeu o motor.

Obs- se usar XP3 provavelmente nunca vai ter agua para drenar...

Talves o sistema de filtro dos motores CR pelo menos para o Brasil mereça ser melhorado.
    Homero

Conheci o XP3 aqui no trabalho, utilizamos nos motores dos geradores de algumas plataformas e o resultado foi realmente muito bom, existem várias empresas aqui no Brasil que utilizam esse produto e a Ecofuel faz um acompanhamento no sistema de injeção e de resíduos acumulados nos motores, pelo relatório que me foi apresentado na época achei um produto com resultados bastante satisfatórios. Tivemos um sério problema de bactérias nos tanques e realmente o resultado com o XP3 foi surpreendente.

Bem de qualquer forma não estou ganhando comissão e não vendo o produto
    JPW - BLACK HAWK

Voltando ao tópico..
    Minha Ranger, está a 2ª vez parada a uma semana na concessionária, porque os caras NÃO SABEM o problema.
    Ela simplesmente perde a força e empaca. Isso sem contar que antes ela começava a acelerar "do nada" .
    Na 1ª vez, falaram que era o sensor de temperatura, que "pensou" que ela havia fervido e entrou em modo de segurança...dessa vez aconteceram os mesmos sintomas, mas os caras tão falando que não sabem o que é !
    ela tem 48000 km... fez todas as revisões e nnguém sabe o porquê!
    (Saudades de uma bomba injetora e um cabo de acelerador)

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Marcelo,

Para fazer uma faxina não tenho duvida que funciona bem , para uso continuo em motores CR eu teria medo.Se eu estivesse ainda com a Ranger 2.5 eu esperimentaria sem susto.(nela esperimentei de tudo)
    Talves eu esteja polarizado pelo site deles que se comporta mais ou menos assim:"O produto é bom ,nos somos bons , nossa equipe tecnica resolve qualquer negocio e o custo deve ser considerado investimento que se paga com a economia obtida".(mas não da nenhuma ideia )
    Tem um item sobre instrumentação no site e voce entra ela diz(aproximadamente):Os nossos tecnicos manuseiam a instrumentação adequadamente.

Se o site fosse mais tecnico daria para ter melhor ideia.

Outra coisa foi a semelhança por exemplo do filme que mostra a ação do XP3 com 2 outros produtos:

1- Não era filme , mas a Bardhal tinha uma maquina para demosntrar o bardahal B12 , aonde havia um motor eletrico e um dispositivo que freiava esse motor atraves de um peso que atritava uma peça metalica contra o eixo.Havia um pequeno reservatorio que envolvia o eixo aonde se colocava oleo , aditivo etc.
    Basicamente colocava-se oleo no recipiente , ligava-se o motor , deixava o peso agir e o motor parava devido ao atrito.Colocava-se B12 no oleo e fazendo quase a mesma coisa o motor não parava , mesmo depois de retirado o oleo.
    A safadesa consistia em no primeiro caso largar o peso e no segundo liberar cuidadosamente o mesmo.Ao soltar o peso , a maior força entre as partes no momento do impacto retirava a camada de óleo sobre o eixo e aí ficava ferroXferro e parava , no segundo como não houve a necessdade de desacelerar o peso , a força aplicada era limitada e a camada de oleo +aditivo permanecia.Numa demonstração em uma autopecas o cara distraiu e eu levantei e soltei o peso com o B12 e o motor parou.
    Eu acredito que o B12 seja bom e que na primeira partida do dia ajude a diminuir o desgaste , mas não precisava fazer uma demonstração tendenciosa.

2- Lembra do "Pro Long" que andava sem óleo? Tinha até um corredor da Indy (não lembro o nome) que jurava que andava.

De qualquer maneira , como o tópico fala da Ranger 3.0 e essa tem CR ,creio que não deve ser usado , mesmo porque para mim está claro que mesmo os fabricantes (Toyota certamente ) ainda estão estão preocupados com os possiveis problemas que podem vir , pois O CR foi introduzido por imposição do conama .Se tivesse antes trabalhado as especificações e principalmente controle do diesel vendido no Brasil o beneficio para todos seria maior.O proprio enxofre do nosso diesel é preocupante(enxofre+agua =acido sulfurico)para o CR .Quem garante que não vão misturar(clandestinamente) oleo vegetal (in natura) no diesel vendido como misturam alcool hidrato na gasolina?
    O numero de cetano maior diminui as emissões para todos os motores .Então de que adianta um motor que quando é testado para homologação é usado um combustível especial(de referencia) , mas quando sai as ruas vai usar o que tiver.
    O mais sensato seria primeiro garantir um Diesel com muito menor teor de enxofre e numero de cetano de pelo menos 50 .Isso aliado a um controle de qualidade nos postos (impuresas , água etc) garantiria menor emissão de poluentes PARA TODA A FROTA . Depois o CR viria melhorar esse quadro .
    Mais certa esta a Argentina , não sei o enxofre , mas o numero de cetano é 50 e As Rangers lá podem ser a 2.8 que ainda são fabricadas.

Acredito que o XP3 pelas caracte´risticas mostradas melhore o desempenho , mas não usaria com CR pois pode agravar os problemas.

Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Homero

Entendo e respeito o seu ponto de vista, só utilizo por ter visto os resultados na pratica, e também não é sempre não.

Vou para de falar antes de ser xingado.

rgds
    JPW - BLACK HAWK

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Citação Postado originalmente por Stephan
    (Saudades de uma bomba injetora e um cabo de acelerador)
    eu acrescentaria : e um estrangulador manual( como nas F1000 com motor 229 e bomba em linha)

Me responde uma coisa, quando ela empaca ela so não anda ou nem marcha lenta tem?

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Citação Postado originalmente por Marcelo R. A. da Cunha
    Homero

Vou para de falar antes de ser xingado.

rgds
    Num esquenta , discutir é saudável e opiniões diferentes mais ainda , sua contribuição foi util de qualquer forma .
    Ao meu ver só tem 2 coisas que da encrenca aqui no forum:
    1-falar mal da L200
    2-ATxMT

Pela 1 quase que fui banido por chatisse do forum.
    Pela 2 nem to me metendo que está bravo

Talking

Ao que aparenta o pessoal entrou no espírito do período eleitoral pra valer.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Nova Ranger
      Por Luiz Marcos no fórum Ford
      Respostas: 693
      Última resposta: 12/04/2011, 03:21

Permissões de Postagem