Para a Ranger , o problema é que não tenho uma para fazer medições e testar.
Certamene o que fiz na Hilux funciona também na Ranger , mas necessitaria uma otimização para o motor .
Para a Hilux eu consegui um conector femea e o macho moldei com resina , não ficou muito bonito ,mas, não teve de cortar fio e a instalação é muito rápida e confiável.
A minha conclusão é que o unichip está subutilizado pois ele tem capacidades que não estariam sendo usadas pelo menos para a Hilux.(o unichip foi criado para motor a gasolina)
Pesquizando na internet conclui que todos(não unichip) alteram a pressão do CR .Alguns dizem alterar também o ponto , o que eu não fiz e acho que não deve ser alterado.O unichip teria a capacidade de alterar o ponto , mas pelo menos o motor da Hilux tem dois sensores de rotação(creio que a Ranger também) , um no virabrequim e outro na bomba e o unichip tem possibilidade de atuar em um deles somente.
Na Ranger ao meu ver existem outras possibilidades tipo aumento de pressão do turbo que na Hilux não funciona pois a ECU controla a pressão (não tem a capsula pneumática) .
Só por curiosidade o mec da Toyota havia me dito que a pressão do turbo chegava a 1.8 , mas na realidade ela só vai até 1 e a partir de 3000 rpm ela vai caindo até 0,8 a 4000 rpm.
Tem uma safadeza no grafico de potencia do unichip para a Hilux(multiturbo.com.br) onde o o motor normal tem 173 cv e com o unichip 191 .O aumento de potencia de fato é pequeno , mas creio que na Hilux não da para ir alem , sem uma mudança radical que não tenho noticias de que alguem no mundo tenha feito e nem acho conveniente fazer.
O engraçado que todos que vendem esses "chips" apregoam diminuição do consumo alem de maior potencia , mas a primeira impressão é que não ha alteração.