Bom, posso te dizer que quanto ao cambio ACHO que não terá grandes problemas ou nenhum, pois o câmbio auto pro SOHC ou OHV é o mesmo, muda apenas se for 4x4 ou 4x2.
Quanto a central preciso checar, mas acredito que é a mesma sim, só precisa ensinar ela a trabalhar com o programa do SOHC que é fácil - entrar pelo scanner e selecionar a programação, fora que o padrão é o OBD II que foi adotado desde 95, isso que é mais complicado não é problema.
Agora precisa ver se esse swap vale a pena, OHV é força e o SOHC velocidade
Outra coisa que esqueci de te avisar é que até 99 os SOHC vieram com problemas de fábrica, no US não rolou recall pois os revendedores Ford americanos, são quase iguais aos daqui e resolveram substituir as peças sem que houvesse complicações, porém como no Brasil sairam nos Ranger acima 2000 já deve ter sido arrumado.
O SOHC tem um rendimento bem melhor e é mais economico, a nova versão conta com 214cv contra 210 dos que vieram pro Brasil, no US tem fãs do OHV e loucos pelo SOHC, pelo que pude observar quem gosta do OHV é pra ficar muuuito tempo com o carro e o SOHC pra mexer e quem usa na estrada.
Mas tanto um quanto o outro é bãaao também!
Abs