Se for mexer mesmo na WG, não dê mais que um volta na porca.
Eu preferi não mexer com a bomba. Não me cinto bem vendo aquela fumaceira preta saindo da minha Ranger...
Versão Imprimível
A sua está com 1 volta ?
O que percebeu nela com essa modificação ?
Ganhos em baixa ? Muita perda em alta ?
Lembro que antes vc tinha umas voltinas a mais....o que mudou após retroceder?
Minha intenção inicial (antes dos bicos e TGV) é melhorar o meu torque para andar em areia e subir em dunas. Em viagens costumo andar à 110 km/h, mas tb não quero perder rendimento nessa faixa. Para o dia a dia ela está boa, talvez só precisasse melhor as respostas das retomadas em baixa qnd está abaixo dos 2000rpm.
Ainda aguardo os demais amigos...
Vlw
Mechendo na WG só existe melhora em alta, pois a WG limita a pres do turbo, digamos que 2500 rpm a Wg entra em ação e limita a ação do turbo mantendo, digamos 1,2, se vc aperta a WG ha um retardamento e, com 2600 rpm ela limita em 1,3, por tanto o ganho é apenas em alta. P/ ganhar em baixa, somente com tgv ou uma turbina c/ um passo maior.
nao vejo porque mais pressao amarra a alta. Ela so amarra se a parte quente for pequena para a quantidade de gases que aumentou. Outra possibilidade e falta de combustivel.
Pressao mais alta pode e diminuir muito a vida da turbina pois eleva a sua rotacao.
Eu estou com uma volta querendo voltar pra 0 e cheguei a dar 7 voltas eu acho (tenho que ler o tópico lá atrás pra lembrar). A partir da primeira volta melhora em baixa, durante as acelerações e a pressão do turbo passa dos 1,15Kgf/m para 1,2Kgf/m. Com 7 voltas a pressão chega aos 1,5Kgf/m em rotações próximas a 3000RPM ou mais.
Em baixa rotação com 1 volta dá pra perceber um melhora na aceleração sendo que de 1 a 5 voltas em baixa não faz diferença alguma.
O problema é com as altas rotações (acima de 2000RPM) que piora tanto quanto o número de voltas na porca de ajuste.
Pra aumentar a potencia do motor é obvio que um das formas é aumentando a quantidade de ar que entra e é também muito importante facilitar a saída dos gases e ai entra o trabalho da WG que acumula estas duas funções. Em baixas rotações ela ajuda o compressor a empurrar mais ar pra dentro do motor e em alta ela ajuda o motor a se livrar dos gases mais facilmente.
Todo mundo pensa que a WG esta ali pra limitar a pressão do compressor. Na verdade está sim, mas essa não é a principal função dela. Para que o compressor (parte fria) gere toda essa pressão, a turbina (parte quente) tira a energia no escape obstruindo parte da passagem dos gases pra fora do motor. Com o motor já cheio e a pressão do compressor chega ao desejado, a WG abre uma passagem adicional no escapamento para que os gases que saem do motor fluam mais livremente e dessa forma o motor consegue gerar mais potência ainda e é assim também que ela limita a pressão do compressor.
Então, qual seria a melhor opção? Deixar com está confiando no ajuste de fábrica, ou melhorar as acelerações e detrimento do desempenho em rotações mais altas?
Alo pessoal, isso aqui tá quase virando a "Comunidade Ranger"!
Fala Abreu, blz? Então, a minha é a 2.8 (que eu acho que já anda legal), mas a do velho é uma 3.0, e temos ainda na família uma Hilux SRV 3.0 AT do pai do velho (velhao hehe). Já andei nas 3, a na minha mão a Hilux andou mais.. faltou só aquele barulho do diesel! Tem q ter! hehe
Fala Pequeno, a Negona tá pedindo um up-grade, to pensando em comprar aquele lift kit da brinKEKO! Vamos ver..
Fala Edu, os camarões de mosqueiro estão bem! hehe Só agora no período do defeso que o bicho pega!
Igor, o Walter é craque! Pega umas dicas também com o Edintruder. Ele postou aqui em algum lugar o passo-a-passo desse processo!
[]s rangeros!
ninguem nunca mecheu nas configuracoes da turbina da ranger? acho que tem muita coisa pra melhorar ainda.
A WG é uma valvula que abre um "ladrão" para os gases de escape de maneira que eles não passam mais totalmente pela turbina quando a pressão alcançada na admissão consegue atraves do diafragma(capsula) empurrar a haste.O desejavel é que essa valvula fique perfeitamente fechada até que a pressão de trabalho fosse alcançada.Acontece que essa vávula consta de uma peça de ferro plano que atraves de alavancas fica posicionada sobre um furo da carcaça quente impedindo que os gases passem pelo furo(portanto todo o gas passa pela turbina).Quando a pressão de admissão consegue empurrar a haste da cápsula ,essa haste movimenta a alavanca que afasta a peça de ferro do furo e então parte dos gases fluem direto para o escape sem passar pela turbina mantendo a pressão de admissão dentro do desejado.
Como o ambiente é muito hostil não da para colocar uma "borrachinha" para melhorar a vedação dessa válvula ,de fato tem um vazamento de gas sempre por essa válvula.Apertando um pouco(1 volta) o WG a "força " que a peça de ferro fará sobre o furo será maior melhorando a vedação e aí em baixa rotações pelo fato de se ter menos perda pela válvula a turbina entra mais cedo melhorando o torque.
Sempre que se aumenta a pressão a potencia sobe DESDE QUE SE AUMENTE PROPORCIONALMENTE O COMBUSTÍVEL.Na minha Ranger 99 , não adiantava aumentar a pressão pois a bomba acima de 1 bar não aumentava o combustível , então se apertasse mais a WG ela aumentaria a pressão , mas como não aumentava o combustível esse aumento de pressão roubava potencia do motor (do escape) para socar mais ar dentro do motor que sem a contrapartida de combustível só aumentava a perda.
Na Ranger 3.0 a quantidade de combustível é determinada pelo ar que entra no motor.Para isso ela tem um sensor MAF de fluxo de ar que basicamente atua até baixas pressões e um sensou(MAP) que mede a pressão absoluta do coletor de admissão que juntamente com o sensor de temperatura do ar determina a quantidade de ar admitido nas pressões mais altas.Então nesse motor dentro de um certo limite que eu creio ser da ordem de uns 15% , se voce aumentar a pressão do turbo apertando mais que 1 volta , o maior fluxo de ar e pressão serão sentidos pelos sensores e mais combustível será injetado aumentando dessa maneira a potencia , se não fosse assim ela não aumentaria a a potencia somente com a colocação do TGV conform relatado em outros tópicos
vOU FAZER UNS TESTES, MAS CREIO QUE A MINHA OPÇÃO VAI SER 1 VOLTA NA wG E 1/2 NA BOMBA.
VOU ATACAR PRIMEIRO A BOMBA E VER COMO FICA, DEPOIS APERTO A WG E VEJO SE MELHORA, CASO CONTRÁRIO EU VOLTO E DEIXO SO A BOMBA.
DEPOIS POSTO AQUI AS IMPRESSOES
Alguem ae sabe a temperatura que do ar com 1,15 kg e com 1,5 kg :?:
Posso estar errado , mas por exemplo se com 1,15 o ar chega a 50ºc aos cil e com 1,5 chega a 80º . A quantidade de O2 não vai ser a mesma :?:
concordo com o homero. No entanto isto será significativo apenas para a versão xlt quetem sensor de pressão da turbina. Os parâmetros da cpu citados pelo homero com o aumento da pressão do turbo serão rapidamente reconhecidos e a central tentará manter o comportamento do motor sem alterar significativamente a potência do motor, que aliás, não creio q ocorra. O que pode acontecer é uma antecipação da entrega da mesma para o carro. Isto já resolve. Para aumento da potência neste veículo somente alterando os parâmetros da central. è ela que dosa a qtde de " alimento" para o motor.
Irei aumentar na minha 1 volta para ver o que acontece.
boa sorte