Galera,
Isso Também Serve Para A Ranger 4x4 Xlt 2001?
Tenho Uma Que Também Faz Esse Barulho E Faz Mais Quande Se Anda Em Baixa Velocidade. Quando Se Gira A Roda Traseira Com O Carro Emgrenado Ele Estala. O Que Pode Ser?
Versão Imprimível
Galera,
Isso Também Serve Para A Ranger 4x4 Xlt 2001?
Tenho Uma Que Também Faz Esse Barulho E Faz Mais Quande Se Anda Em Baixa Velocidade. Quando Se Gira A Roda Traseira Com O Carro Emgrenado Ele Estala. O Que Pode Ser?
Olá, pessoal!
Comprei minha primeira Ranger 4x4 diesel motor 2.5 (ano fab 2000 mod 2001) recentemente e estou gostando muito. É impressionante também o nível e o respeito que se vê nesse fórum. Parabéns a todos!
Acho que minha dúvida se encaixa na descrição do colega acima, mas só que o barulho de estalo metálico acontece no cardan dianteiro, que parece ter uma folga e dá estalos quando se aciona o 4x4 ou quando a 4x2 está em alta velocidade (acima de 90 Km/h)
Existem cruzetas também no cardan dianteiro?? Será que só isso resolveria a folga e os problemas desses estalos metálicos??
Agradeço desde já!
Cardam dianteiro deve ser a famosa "bolacha", é a junda homocinética que fica junto a caixa de transferência. Pelo que sei se for ela tem que trocar o cardã inteiro ou adaptar uma cruzeta.
Daqui a pouco os mais entendidos lhe darão a solução!
Nesse tópico aqui tem algumas informações interessantes, inclusive onde você pode comprar a homocinética com um preço razoável no caso de ser ela mesmo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...+ranger&page=1
A minha era uma cabine simples 2002 2.8 powerstroke com dana...
estava com 210.000 km, fiz uma revisão e a cruzeta na saída da caixa estava com um pouquinho de folga... foi preenchido com solda e rebalanceada a peça... ficou como nova e custou 50 pila!!!
Cristiano Faria. Seja Bem-Vindo ao fórum, e parabém pela aquisição. É uma boa viatura, desde que seja bem cuidada.
É bom que se faça uma revisão geral, a troca dos óleos e fluídos.
Antes de ficar tentando usar o 4x4, veja logo esse problema, pois um pequeno defeito, barato, pode custar uma nota preta.
Se possível acompanhe os serviços, e antes de levar num mecânico, pesquise o que puder aquí no Fórum.
Se não tiver jeito para praticar mecânica, pelo menos vai ficar sabendo sobre o serviço que deve ser realizado.
Pesquise os tópicos do Fórum da seguinte maneira:
No Google coloque: site: www.4x4brasil.com.br assunto a pesquisar
Ex.: site:www.4x4brasil.com.br eixo cardã
Abs
Anthon
Olá a todos!
Obrigado pelas dicas! Demorei a responder porque estava empenhado na pesquisa do problema e de uma boa oficina.
Descobri, lendo o Fórum, que o problema era realmente no homocinético (bolacha) do cardan dianteiro. Levei numa oficina, levantaram e viram que a coifa estava rompida.
Resultado: a graxeira se foi e a bolacha enferrujou. O mecânico "mão-santa" desmontou a bolacha, esmerilhou a ferrugem fora, reengraxou e montou (por sorte não chegou a afetar as trilhas internas, nem perdeu esferas). Fui atrás de uma coifa.
A m..:twisted: da Ford só vende o conjunto inteiro (bolacha+coifa) por uma fortuna, mas pesquisando consegui a marca original (SPICE) por R$ 100,00 mais o frete.
Se houver interessados, me avisem pelo e-mail cristianomlf@yahoo.com.br
Em Varginha-MG, descobri também que pode ser possível "dar um passe" na bolacha, se ela estiver danificada. As trilhas são refeitas, ficando mais largas e se substitui as esferas por outras de diâmetro um pouco maior. Dizem que fica em boas condições, mas acho que depende da severidade do uso, como dizem aqui...
Espero que tenha contribuido e agradeço a todos novamente.
Um abraço!
Adquiri uma Ranger 2001 recentemente, como é a primeira não estou acostumados aos seu barulhos. Percebi que ao trocar as machas, não é sempre, ouço um estalo pequeno como se fosse a cruzeta folgada do cardã. Contudo, elas estão boas. Alquem já teve ou ouviu algum relato semelhante?
Normal, em todos as Rangers é assim. Procure na seçao picapes que voce encontra mais info.
E quanto a folga no cardã é normal?
Joel, não é para ter folga e nem estalar. As homocinéticas vão apresentando folga com o desgaste. Para entender melhor é preciso ver e sentir, uma nova e uma já gasta. Agora, estalar quando solicitados torques é que não está correto. Um sintoma de cruzetas (homocinéticas) do cardã gastas, é quando em certa velocidade (ex.: 110 Km/h) entrem em ressonância (fazem um vrummmm, vrummm, vrummm, vrummm). Abaixo ou acima dessa velocidade não fazem barulho perceptível.
Abraços
Anthon
Valeu pelas dicas Anthoniusnikos, vou prestar atenção no vrummm. Cara meu marcador de combustivel deixou-me na mão, indicava ter 1/4 de óleo, mas....
Li aqui, em algum lugar sobre a boia. Pergunta, voce sabe informa se na ranger xl 2.5 2001 o sistema de boia é semelhante as picapes acima deste ano? Tem alguma dica sobre o assunto?