Ola Nelson, pelo visto voce pacere ser uma cara fera em explorer, por isso vou te tomar uns minutos e tentar exclarecer umas duvidas.
Primeiramente, em relacao ao consumo, foi dito neste topico que a explorer "bebe" menos que a Blazer, eu antes tinha uma Blazer exec 98 4.3 4x4 autom, ela fazia no GAS uma media de 7,5 a 8,5 na cidade. Eu troquei ela por uma explorer limited 2001, V8, 4x4 (full time) auto.., e esta está fazendo uma media de 5,5 a 6,5 no GAS. Seria normal esse consumo? Acho que diminuiu muito!!
Segundo, a minha explorer está fazendo uma especie de trepidacao quando estou manobrando o carro em baixa velocidade, mas nunca acontece com o volante reto. Esta trepidacao ocorre aparentemente no eixo trazeiro, seja freiando ou nao. E parece que acontece em etapas, nao sei se conseguirei explicar, mas como exemplo ela treme durante o 1o metro e no proximo metro para, ai treme no proximo metro e assim por diante, ou seja se eu ficar dando circulos ela treme e para a cada metro, seja indo pra frente ou pra traz.
Ja levei na loja que efetuei a compra e eles levaram o carro ate a oficina indicada e eles disseram que é normal pois o carro é 4x4 full time e tem autobloacante. Por esta razao quando se esta em curva o blacante fica querendo travar a o eixo e a roda acaba "patinando". Achei muito estranha essa explicacao. Nao acredito que essa trepidacao fosse aceita pelos americanos chatos.
Ai eu por conta propria levei na concecionaria ford, na qual os mecanicos nao souberam identificar, ou melhor diagnosticar se era um problema ou nao. Por via das duvidas mandei que trocassem o oleo do diferencial trazeiro. Fiz como indica o manual, coloquei o oleo 85x140 e o modificador de atrito. Mas o "problema" continua.
Infelizmente nao conheco ninguem que tenha uma explorer 2001 para que eu pudesse andar ou questionar sobre essa minha duvida, por isso vim tentar matar essa minha duvida com os experts.
É isso amigo, obrigado e espero nao estar atrapalhando.