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Convex Datacenter
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  • #1
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    Vazamento ponta de eixo traseiro Ranger 2002




    Buenas


    Me deparei ontem com uma poça de óleo de diferencial na roda traseira. Abri o tambor, retirei a ponta de eixo e me deparei com algo que acredito ser um problema grande. Pensei ser apenas o retentor mas vi que a carcaça esta com desgastes e o ultimo reparo feito tinha uma espécie de silicone pra ajudar a vedar.

    Na foto da pra ver bem o desgaste na carcaça. Será esse um problema sério mesmo ou o último mecânico não soube trocar o retentor?

    Vazamento ponta de eixo traseiro Ranger 2002-whatsapp-image-2025-03-16-16.05.19.jpg

    Vazamento ponta de eixo traseiro Ranger 2002-whatsapp-image-2025-03-16-16.05.23.jpg

  • #2
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    Buenas


    Me deparei ontem com uma poça de óleo de diferencial na roda traseira. Abri o tambor, retirei a ponta de eixo e me deparei com algo que acredito ser um problema grande. Pensei ser apenas o retentor mas vi que a carcaça esta com desgastes e o ultimo reparo feito tinha uma espécie de silicone pra ajudar a vedar.

    Na foto da pra ver bem o desgaste na carcaça. Será esse um problema sério mesmo ou o último mecânico não soube trocar o retentor?

    Vazamento ponta de eixo traseiro Ranger 2002-whatsapp-image-2025-03-16-16.05.19.jpg

    Vazamento ponta de eixo traseiro Ranger 2002-whatsapp-image-2025-03-16-16.05.23.jpg
    A capa do rolamento está bem presa lá dentro?
    Os roletes do rolamento já estão com crateras ou é os restos de óleo? A pista externa tb está ruim de ver, tu não limpou direito pra tirar as fotos.
    Quanto ao silicone, muitos colocam um pouco onde ele assenta.
    Se for trocar retentor e rolamento, segue os procedimentos corretos apresentados em:
    https://spicer.com.br/wp-content/upl...Manutencao.pdf
    Que tem uma porção de mecânico porcaria que adora meter fogo pra sacar o anel que segura o rolamento no semi-eixo.

    Sorte aí!
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
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    Opa!
    a capa do rolamento acredito que seja a parte que vai embaixo desse rolamento cônico né? aparentemente está bem presa. os roletes também estão aparentemente ok. Limpei melhor hoje mas nao tirei fotos.
    esse desgaste na carcaça poderia está influenciando no vazamento?
    o retentor está meio frouxo e parece ter algumas ranhuras na superfície.
    Vou comprar o kit e trocar amanhã, e aproveitar e trocar o oleo do diferencial que vazou quase todo.
    Aproveitando, qual o óleo certo? vi em alguns posts aqui dizendo ser o SAE 75W90 API GL5 EP, mas no manual que enviou está o EP SAE 85w140 API GL 5, e agora? haha

  • #4
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    Citação Postado originalmente por nhfjunior Ver Post
    Opa!
    a capa do rolamento acredito que seja a parte que vai embaixo desse rolamento cônico né? aparentemente está bem presa. os roletes também estão aparentemente ok. Limpei melhor hoje mas nao tirei fotos.
    esse desgaste na carcaça poderia está influenciando no vazamento?
    o retentor está meio frouxo e parece ter algumas ranhuras na superfície.
    Vou comprar o kit e trocar amanhã, e aproveitar e trocar o oleo do diferencial que vazou quase todo.
    Aproveitando, qual o óleo certo? vi em alguns posts aqui dizendo ser o SAE 75W90 API GL5 EP, mas no manual que enviou está o EP SAE 85w140 API GL 5, e agora? haha
    A capa (ou pista externa) vai encaixada lá na carcaça. A pista interna (com os roletes) vai no semi-eixo, prensada e com o anel, tb prensado.
    Por vezes um retentor deixa de segurar o óleo direito pois onde o lábio dele desliza (no caso o semi-eixo) cria um vinco (sim, a borracha acaba gastando o aço!).
    Esse eventual desgaste na carcaça que te referes é onde o retentor vai alojado, certo? Veja se o retentor entra com interferência no alojamento. Meça o diâmetro ali na carcaça onde o retentor encaixa em vários pontos pra ver se a variação.
    As ranhuras no diâmetro externo do retentor é normal.
    Se possível confere se esse semi-eixo não está empenado.
    Quanto ao óleo, qualquer um dos dois vai bem, eu particularmente prefiro seguir a recomendação do fabricante do sistema (Dana/Spicer), do que seguir recomendação da Ford. A Ford faz muita cagada pra merecerem minha confiança.....rsrsrs

    Sorte aí!
    Sds
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
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