Esse foi na cagada!
Esses tempos (20.000km atrás) tive de trocar um montante/manga de eixo, pois o alojamento do pivô superior estava folgado.
Presando sempre pela segurança, compro peças originais.... no ferro velho!
Comprei o montante, fiz a troca e vida que segue.
Duas semanas atrás fui trocar pivôs inferiores e reparei que as sapatas de freio do lado onde eu havia trocado o montante estavam com um degrau, pois a pinça estava mais afastada do centro do cubo de roda.
Juntando as peças do quebra cabeça, vi que comprei um montante da 3.0 , e ela usa discos de 305 mm de diâmetro, enquanto as 2.5 usam discos de 286 mm. E a diferença está justamente no montante, pois as pinças, seja da 2.5, 2.8 e 3.0 são as mesmas.
Troquei o montante do outro lado, e me amiguei com discos de 305 mm. Os espelhos dos discos tiveram de ser retirados. Estão aguardando pra talvez sofrer uma cirurgia plástica e voltar pro lugar, caso não encontre espelhos originais nos meus revendedores de peças ford preferidos!

Montante 2.5 (sujo) e da 3.0 (preto), vejam a diferença na distância dos parafusos que prendem o cavalete dos parafusos que prendem o cubo de roda.
Upgrade de freios Ranger 2.5-20240525_165007.jpg

Mesmo com os meus aros 15, a pinça fica a uma boa distância do aro (3 fios de cabelo! rsrs).

Sds.