-
Para ver essa diferença, tem que medir a altura do parafuso no agregado ao chão nos dois lados. 2 cm muita diferença, então mede essa altura e ajusta o os parafusos das barras o agregado ficar alinhado ao chão. Não mede pelos pára-lamas pois pode estar com problema de ajuste no aperto dos suportes dos chassis e dessa forma a suspensão pode ficar desalinhada estragando os pneus causando desgaste irregular da banda.
Se o agregado estiver bem alinhado ao chão e os pára-lamas com alturas diferentes do solo, tem que apertar mais os parafusos dos calços da cabine para emparelhar.
-
Citação:
Postado originalmente por Edintruder
Para ver essa diferença, tem que medir a altura do parafuso no agregado ao chão nos dois lados. 2 cm muita diferença, então mede essa altura e ajusta o os parafusos das barras o agregado ficar alinhado ao chão. Não mede pelos pára-lamas pois pode estar com problema de ajuste no aperto dos suportes dos chassis e dessa forma a suspensão pode ficar desalinhada estragando os pneus causando desgaste irregular da banda.
Se o agregado estiver bem alinhado ao chão e os pára-lamas com alturas diferentes do solo, tem que apertar mais os parafusos dos calços da cabine para emparelhar.
Não esquese só de calibrar os pneus antes de medir e é logico, fezer em um local plano.
-
Citação:
Postado originalmente por edubelem
Não esquese só de calibrar os pneus antes de medir e é logico, fezer em um local plano.
MUITO BEM LEMBRADO!!! No dia que eu fui regular eu fiz essa besteira e demorei para me dar de conta que a diferença que aparecia (+ ou - 1 cm) era dos pneus, estavam com quase 10 Lbs de diferença pois o dianteiro direito estava perdendo pressão pelo ventil.
-
Ranger: Altura da suspensão dianteira... Outra vez!
-
Walter e seu famoso catálogo eletrônico sempre ajudam na hora certa.
Mas fica uma dúvida, isso serve para qualquer ano ??
-
Aproveitando o Tópico,
Alguem aqui que tenha Ranger até 2004 trocou o batente da suspensão para aquele redondo da 2004/2005 ? Ou seja, aquele quadrado (digamos quadrado OK!?) pelo Redondo.
-
A medida da altura para efeito de especificação é a diferença entre 2 valores, exatamente para não depender do pneu.
Creio que o valor entre as novas e as antigas é o mesmo pois as bandeijas (principalmente a superior) ficam completamente na horizontal que é o correto , assim como o semieixo também deve ficar (não aparece no desenho)
Homero
-
Homero,
Na verdade as bandejas não ficam totalmente na horizontal e os eixos ficam bem mais inclinados que as bandejas.
Pequeno,
Esse procedimento vale pra todas as Rangers a partir de 98.
Eu troquei os batentes da minha Ranger e recomendo a todos que façam o mesmo inclusive quem tem S10 deveria tentar adaptar um da Ranger.
-
Walter,
Na hilux os semieixos , pelo menos a olho nu ficam na horizontal na altura especificada, e isso eu fui olhar depois das fotos postadas de colegas que subiram a suspensão .Na Ranger nunca olhei de fato.
Hoje se tivesse uma Ranger e fosse ajustar a altura eu escolheria a posição que deixasse a bandeija superior horizontal como no desenho .Na minha antiga Ranger eu subi a altura para usar pneu 33 e notava-se que a cambagem ficou um pouco negativa provavelmente pela bandeija superior ser menor ela puxou a parte superior do pneu para dentro.Apesar de ter ajuste de cambagem , não se acha facilmente as arruelas de ajuste e quanto mais horizontal a bandeija superior , menos negativa fica a cambagem e ao trabalhar(subir e descer) menor será a variação de cambagem e também convergencia , na Hilux pelo fato de ter a bandeija superior inclinada , tem tambem a variação do caster.
Homero
-
Citação:
Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
Homero,
Na verdade as bandejas não ficam totalmente na horizontal e os eixos ficam bem mais inclinados que as bandejas.
Pequeno,
Esse procedimento vale pra todas as Rangers a partir de 98.
Eu troquei os batentes da minha Ranger e recomendo a todos que façam o mesmo inclusive quem tem S10 deveria tentar adaptar um da Ranger.
Walter,
Tem como postar fotos ? e me da umas dicas de como foi o serviço. PLEASE.
-
Walter, valeu!
Era isso que eu estava precisando, na GM chama de altura Z.
Na Ford chamam este batente de segunda mola, e realmente melhorou muito.
-
Pequeno,
Compra os calços da Ranger 2005 em diante que são maiores que os anteriores. Daí é só dar uma levantadinha com o macaco no agregado que se ganha espaço para tirar os calços velhos e colocar os novos. Fica bem melhor pois a frente da Ranger perde a tendência de afundar e ficar "quicando" pois ela está sempre descansada sobre os calços mesmo em posição normal.
Como o Walter postou anteriormente, melhora muito também na S-10 pois afirma bastante a frente dela.