Boa noite a todos.
Esta é minha primeira postagem neste site, confesso que fiquei horas lendo relatos sobre aquecimento de motores a diesel, mas na maioria deles acabam não relatando o real problema após a solução; muitos consertam suas máquinas e acabam esquecendo dos sites em que pediram ajuda.

Comprei uma ranger 2002, 2.8 em novembro de 2017; logo de cara já percebi que na estrada estava aquecendo um pouco.

Mandei para a oficina para aquela revisão.. toca de óleos, filtros, correia dentada, tirei válvula termostática e já aproveitei pra "varetar" o radiador.

Bora pra estrada testar...... aquecendo ainda.
Por azar, a turbina foi pro saco (andando devagar, 2ª marcha na cidade).
Na oficina onde reparei a turbina, mandei trocar bomba de água...

Bora pra estrada testar.... aquecendo ainda.

Em meio a tudo isso, fui consultando este e outros sites..

Embreagem viscosa, sera? vamos trocar né.. só esquenta na estrada, deve ser ela..
Troquei, bora pra estrada testar.. aquecendo ainda.. aff

Volta pros sites e relatos na internet... será que é um "falso aquecimento?

Mercado livre.. medidor laser de temperatura.. R$35,00 muito barato..
chegou.. bora pra estrada.. 140km/ph temperatura lá no vermelho..
medindo: 106 graus no bloco do motor e 120 ma tampa da válvula termostática, realmente tudo quente.

Mecânico sugeriu dar outra olhada no radiador antes de partir para o cabeçote, pois não baixa água, não solta bolhas, etc...

Radiador tirado, mecânico me liga avisando que estava 60% entupido.

Bora pra estrada... putz.. não chega nem na metade da temperatura normal.. na pista a 140km 1/3 da temperatura, na cidade, fica no minimo da temperatura normal, as vezes até menos...
Aleluia.. problema resolvido..

Agora vou ter que colocar a válvula termostática novamente porque na cidade ta andando abaixo da temperatura minima exigida..

So uma pergunta aos especialistas.
Foi feita a limpeza do radiador como primeira opção, onde dizem estar 40% entupido.
A camionete era de pouco uso, de um Sr. que só saia de casa pra ir no mercado a 20 por hora kkkkk.
Pode esses 60% de entupimento no radiador ter saído do motor mesmo após uma limpeza recente?
ou.. a primeira limpeza não foi adequada?

Bom o fato é que a viatura tá 100% agora, vou engatar a lancha e partir pro rio...

um tríplice e fraternal abraço a todos..

Sergio