Seguindo o ditado de que quem procura cabelo em ovo no final das contas encontra, decidi por levar minha viatura em uma oficina especializada em cardan para uma inspeção preventiva grátis. Não percebo nada de anormal no funcionamento da viatura levei apenas para me previnir de alguma surpresa (R$) em função da viatura ter 163k km.

Como eu já esperava que eles foram "cavar serviço", fui com a predisposição de por mais argumentos que apresentassem não pagar pro NADA!
Diagnosticaram que o cardan traseiro estava começando a apresentar folga e para resolver eu teria que trocá-lo ao custo de mil e alguns dinheiros.
Perguntei baseado em que ele havia feito este diagnóstico e mostraram que ao forçar o cardan próximo as cruzetas ele apresenta alguma folga.

Pesquisei um pouco mais pela internet e em outras oficinas e confirmei que essa era a forma de avaliar o estado do cardan. Só não consegui interpretar qual seria a "FOLGA" que indicaria a necessidade de manutenção.

Perguntas:
Essa é a forma correta mesmo de avaliar o estado de um cardan? O que seria considerado uma folga normal?

O meu apresenta uma pequena folga, mas não faz nenhum ruido ao rodar. Apenas percebo que quando um motorista menos acostumado a ela arranca soltando a embreagem um pouco mais rápido escuto um leve estalo, que acredito ser normal das folgas existentes entre cardan e diferencial. Existe alguma indicação para mexer no cardan se ele não faz nenhum barulho anormal?

Pelo que sei o problema do cardan de alumínio (original da ranger) é que ele não pode ser balanceado. Considerando que o problema não é balanceamento (não percebo vibrações nem ruídos anormais) e sim desgaste das cruzetas, luvas, etc qual seria a manutenção a realizar?
Substituir cruzetas e luvas, ou seria necessário substituir o cardan?

Qual o preço justo para essas manutenções:
1-Substituir o cardan, por um de aço ou por outro de alumínio?
2-Substituir cruzetas, luvas e cia?