Olá Edintruder, teria como vocême passar o telefone ou nome da oficina do cara que mexe com cardans em Pelotas, vou seguido pra lá, e estou com um problema no cardan da minha. Muito obrigado e aguardo resposta. Abraço Everson
Versão Imprimível
Olá Edintruder, teria como vocême passar o telefone ou nome da oficina do cara que mexe com cardans em Pelotas, vou seguido pra lá, e estou com um problema no cardan da minha. Muito obrigado e aguardo resposta. Abraço Everson
boa noite pessoal, a minha esta com folga no cardan da tração tb, consegui este cardan original no rio grande do sul, a um preço convidativo, R$750,00. procurem por mm peças em ereschin, falem com leonardo, eles sao muito bon s de jogo. podem dizer que foi uma indicação do fernando de são francisco do sul, pois ja comprei o cardan traseiro com ele e foi tudo certinho.
abraços a todos.
Amigos,
Espero que possam me auxiliar com suas experiências.
Eu estava dirigindo minha Ranger na maciota, quando comecei a escutar estalos e sentir solavancos. Aconteciam aproximadamente a cada meio giro da roda.
Estacionei e, empurrando a caminhonete desligada, consegui observar que os estalos e solavancos ocorrem no tal "BOLACHÃO" (HOMOCINÈTICA) do cardan dianteiro, como se o cardan pulasse dentro do bolachão.
Entrei em contato telefônico com uma empresa aqui de Curitiba (Cardan Sul) e me informaram que a solução seria adaptar uma cruzeta no lugar da homocinética. Disseram que fica perfeito, que já fizeram para inúmeros clientes e nunca houve problema. Outra solução seria trocar o cardan completo, que custaria mais que o dobro da adaptação.
Alguém já substituiu ou sabe algo sobre substituir o sistema de homocinética pelo sistema de cruzeta no cardan dianteiro da Ranger. Será que presta mesmo?
Agradeço antecipadamente à todos.
Abraço,
teve usuarios aqui do forum q ja compraram o cardan pronto com a cruzeta adaptada...senão me engano foi o Daniel.Shiamimoto..... segundo relatos na epoca...foi tranquilo...ficou igual o original....
Bom, vamos ver se aparece alguém com mais informação.
Hoje cheguei em casa e retirei o cardan p/ pelo menos poder rodar com a caminhonete, pois estava praticamente impossível rodar com os estalos e solavancos.
Agora a peça está na mão e só preciso de mais informações p/ saber aonde empregar o dinheiro ... Num cardan novo (R$1350), ou na adaptação (R$540,00).
cara tinha um tópico explicando direitinho por que não instalar cruzetas...
na minha opinião se é feito com homocinética é porque tem um motivo de engenharia na minha ranger branca rasgou com 130.000 km comprei um cardã original dana numa autopeças na epoca usn 2 anso atras foi mais barato que esse valor que vc postou acho que se pesquisar encontra mais barato... na outra ranger ta original ainda
Pode colocar cruzeta que funciona muito bem sim! Fiz o teste e aguentou perfeitamente.
O problema das cruzetas mencionado pelo Dudu era exatamente o balanceamento do cardã, que muitas vezes é mal feito e a 120km/h o carro vibrava inteirinho. No meu caso como a empresq que comprei a peça (Cardas Prudente) é de primeira linha e o balanceamento é eletronico, não vi nenhuma vibração e testei minha Ranger em uma longa descida até os 180km/h, sem nenhuma vibração.
O homocinetico é melhor no engate da tração: O 4x4 engata e desengata mais rapidamente (nao pergunte porque), mas a cruzeta funciona muito bem por um custo muito inferior. E uma resistencia INFINITAMENTE maior.
Abraços
Quando apareceu esse problema na minha,eu troquei o cardan inteiro,comprei com um cara de São Borja q trazia direto da Argentina zero bala,na época R$ 750,00 entregue em casa,dia desses um amigo meu teve o mesmo problema e adaptou uma cruzeta,no começo vibrava por demais,resumindo o baile,mando balancea o cardam umas 4 vezes e eu andei na camioneta dele e acima de 90 kh a bicha parece q vai c desmonta,exatamente dudu,se existe uma engenharia por traz disso deve ter algum motivo,derrepente para alguns não dá problema,derrepente é como c faz a adaptação,vai dize?.mas original é original.
Vou contar um pouco do que eu conheço sobre esse assunto.
Primeiramente é preciso saber diferenciar: Picape vibrando em alta velocidade NAO É PROBLEMA DO SISTEMA DE CRUZETA. É Problema de BALANCEAMENTO DE CARDA!!!!
A Ranger, como todos sabem, não tem roda livre dos modelos 2000 em diante. Então, o cardã dianteiro da Ranger tem que ser perfeitamente balanceado pois ele roda 100% do tempo, esteja o carro em 4x2 ou em 4x4.
Não sei porque a Ranger tem esse raio de cardã homocinético. Eu DESCONFIO que seja porque a movimentação LONGITUDINAL do sistema homocinético exija MENOS ESFORÇO do que no sistema de cruzetas com ponto, luva e ponto graxeiro.
O sistema homocinético tem uma coifa de borracha que resseca e rasga permitindo a entrada de poeira, água e terra, e isso é particularmente relevante pois o cardã dianteiro roda 100% do tempo, e ai começam a aparecer ruidos, vibrações, etc. etc. etc, e assim exige a troca, ou do homocinético ou do cardã inteiro.
Quando se compra o cardã original, ele vem balanceado pela propria Spicer, fabricante da peça. Spicer é do grupo Dana, dispensa apresentações.
Quando se compra o sistema de ponto e luva com cruzetas, é necessário cuidado pois a empresa de cardã tem que ser idônea e dispor do equipamento correto para o balanceamento da peça. Isso é válido tanto para o cardã dianteiro como para o cardã traseiro. Um cardã mal balanceado pode rachar a carcaça do cambio e da caixa de transferencia, apenas isso! Portanto, comprar o cardã de empresas que disponham de equipamentos para balanceamento de cardãs é imprescindível para assegurar o bom serviço.
A peça que eu comprei foi de uma empresa de Presidente Prudente, chama-se Cardãs Prudente. De antemão vi tratar-se de uma empresa idônea pois as cruzetas colocadas na peça que adquiri eram Spicer, blindadas. O unico ponto graxeiro era na Luva.
A ÚNICA alteração perceptivel no sistema de cruzetas, quando coloquei na minha era que, quando desligava o 4x4, o desacoplamento demorava em demasia para ocorrer, especialmente em solo firme. Demorava mesmo, precisava de pelo menos uns 150 metros rodando após desligar o 4x2 para perceber-se que o sistema havia desacoplado mesmo. E retomando o que escrevi em paragrafos anteriores, eu ACREDITO que isso seja decorrencia do sistema de ponto e luva ser rígido, não ter folgas.
Quem quiser colocar sistema de cruzetas, eu honestamente recomendo. É comprar o sossego. Entretanto é importante ter em mente que o cardã precisa ser muitissimo bem balanceado e adquirido de uma empresa idônea..
Abraços
Maravilha pessoal, muito obrigado pelas informações!
Acho que vou optar por adaptar a cruzeta.
O lance é me informar melhor sobre a empresa, verificar quanto ao balanceamento e garantia do serviço.... Testar bem o resultado e torcer p/ que dure o máximo possível.
Abraços,
Olá!
Também estou precisando disto Imigrante...
Se for boa esta empresa mesmo que você citou, já mandamos 2 de uma vez...
A minha já está sem a uns 2 meses... tem somente o "bolachão" no ML por 580,00...
Valeu.
Então André, pelo que entendi, mesmo comprando o bolachão, acaba dependendo de uma empresa para realizar a substituição e balanceamento. Além de não saber se o bolachão do ML duraria como um original ou se iria p/ espaço rapidinho.
O bolachão + empresa p/ instalar + frete... Acabaria ficando uns 800 contos. E ainda estaria correndo o risco de não ficar bom/durável. Passei a desconsiderar como opção a compra de um novo bolachão.
Nessa empresa que eu citei, o trampo custa 540 e me disseram que não substituem o bolação por outro, somente por cruzeta.
Tava querendo resolver amanhã, mas tenho trilha de moto, acho que vai ser durante a próxima semana.
Qualquer novidade eu aviso aqui.
Abraços,