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Convex Datacenter
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  • #1
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    KIT GNV p/ EXPLORER! Vale a pena? E álcool?




    Boa tarde a todos.

    Tenho uma explorer xlt v6 4x4 há cerca de 2 meses.

    Realmente o carro é muito bom.

    Agora pretendo instalar GNV nela. Alguém teria alguma indicação de local para instalar em SP?

    Há necessidade de fazer alguma alteração, como trocar velas (por quais), etc?

    Cheguei a verificar neste fórum acerca da possibilidade de conversão à álcool. Particularmente não acho uma boa idéia, à vista dos problemas futuros que poderão surgir. Alguém tem alguma opinião?

    Obrigado pela atenção

    Ricardo

  • #2

    EXPLORER GNV

    Olá. Instalei GNV na minha Explorer (XLT 97/98) há pouco mais de 1 ano. O desempenho está OK, mas o "arranjo" do kit deixou muito a desejar. Só para dar uma idéia:
    - A luz de freio começou a acender. Motivo: Contato indevido do cabo do sensor de nível de fluido com a válvula de abastecimento de GNV;
    - Passando por trechos irregulares, o motor deu pane seca no GNV. Motivo: a válvula solenóide do redutor de pressão estava "esbarrando" no corpo do alternador e soltou a conexão dos cabos.

    Alguém teria fotos de arranjos de GNV (parte do motor) para me ajudar?

  • #3
    Ricardo,

    Ha sempre pros e contras, tudo depende de quanto vocë roda para saber se vale a pena o risco do alcool, investimento no GNV ou ficar na gasolina.


    O GNV vai gerar o menor custo por km, com certeza porem para uma instalacao correta e autonomia razoavel, considera gastar quase R$ 5mil. Vai perder parte do porta-malas, reforcar molas e principalmente ficar de olho na regulagem que quando incorreta queima juntas, cabecote, etc. Isso e fato. Ha varios relatos, inclusive no forum.

    O alcool nao exige nem adaptacao, no maximo a partida a frio. Experimente colocar uma vez 50% alcool na sua xplorer. Se nao estiver frio, nao nao engasga, nao falha, anda mais, etc. Eu ja testei. So que existe o mito de que isso prejudica o motor, as partes que nao estao preparadas. Ha controversias pois dizem que os motores mais modernos ja sao preparados para a mistura de alcool. O fato e que muitos usam o famoso rabo de galo, conheco muitos que ja rodaram mais de 30 mili km, a maioria v6 ranger, e os poucos que tiveram problemas, esses se limitaram 'a bomba de gasolina. Isso e fato. A bomba tem que ser trocada. Outra coisa, andar com pouco combustivel, alem de expor a bomba a oxidacao, prejudica a refrijeracao que e feita pelo combustivel... a minha fez 6km/l na estrada. So vale a pena se preco do alcool for menos da metade do da gasolina

    Outra alternativa, dependendo de o quanto voce roda e da composicao do tipo de rodagem (estrada, cidade) pode ser que melhorar o consumo de gasolija ja resolva. Ha receitas como filtros de ar de baixa restricao (K&N...) alivio do fluxo de escape (flowmaster e outros esportivos) troca da ventuinha mecanica por eletrica, cabos de vela especiais, multiplicador de faiscas... pneus bem calibrados, remocao do bagageiro... varias cositas que podem melhorar ate 3 km/litro no consumo


    Vc deve fazer conta, considerando o investimento e a economia, ou melhor, Quanto vai gastar pra economizar... pode ser que a economia seja tanta que vale a pena arriscar o alcool, ou investir no GNV mesmo com risco de aumento no medio prazo.

    Tem outra opcao mais trabalhosa que e converter para diesel. Mas apesar de ter fama de economico, faca a conta. R$2000 a mais que se paga de seguro por ano. Para se ter um diesel gasta-se no minimo R$ 15mil a mais que um gasolina, isso vista. So o juros desse dinheiro aplicado e a economia do seguro ja da pelo menos R$400,00 por mes para se ter um carro diesel, fora manutencao bem mais cara. Ja tive alguns, posso afirmar.

    Minha opiniao, se for para economizar pouco, fique na gasolina. E um puta carro, muito completo e confiavel. Ele merece que voce pague um pouquinho mais por isso.

    abraco,
    Marco Mendonca

  • #4
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    Amigos, para adaptar um motor diesel em uma Explorer devemos considerar alem da economia de combustível, a valorização da viatura.

    Quando deve valer uma Explorer a gasolina, cambio automático, ano 94/94 com 150.000 km rodados? agora imagine este mesmo veiculo com um motor MWM, quanto valeria? considerando uma boa adaptação e que o consumo passaria para 10km por litro de diesel.

    Mas será se a legislação permite, pois, para mudar o tipo de combustível tem que estar na documentação a palavra JIPE. eu acho.

    []'s

  • #5
    Celso,

    A legislação permite. O veiculo tem que ser 4x4 ou capacidade de carca acima de 1ton. Nao sei isso vale para todos estados.

    Com certeza o valor de mercado da explorer diesel é bem mais alto, porem, quanto se gasta para ter essa valorização? Pra valer a pena a economia no consumo tem que ser muito grande, isso significa rodar muito.

    Basta fazer a conta.

    Uma transformação bem feita, completa, com troca de linha de combustível, documentação, escapamento, ABS nas 4, Piloto aotumatico, manutencão dos módulos PCM e GEM (isso quase ninguem faz) relação de diferencial, cambio, INMETRO, etc, vai custar no mínimo R$20 mil. As convertedoras autorizadas MWM/Maxxion que convertem Ranger muitas vezes se negam a converter Explorer principalmente a partir de 95 ou não mantem os módulos PCM e GEM que controlam tudo.

    Isso ainda pra comprar um motor diesel usado, sabe lá quanto, com 3 meses de garantia...

    Pois bem, esses R$20 mil da adaptação, se colocados em uma aplicação financeira, não desvalorizam.

    O valor da Explorer 94 pode até dobrar, chegando a uns R$40 mil (Tem Explorer 95 3.0 diesel por R$42mil a venda) porem desvaloriza. Já os R$ 20 mil investidos se fossem aplicados renderiam pelo menos R$ 300,00 por mes, mais que 3500 por ano.

    Na casa dos 40 a 50 mil o comprador tem opções de carros originais diesel, mais novos, com mecanica 100% nacional, e com a possibilidade de fazer seguro. Nao acho que muitos trocariam tudo isso por uma adaptação diesel usada em um carro mais usado ainda.

    Aí vem o seguro. Se conseguir fazer o seguro dessa Explorer diesel, vai sair pelo menos R$2000 a mais que o da gasolina por ano. Isso significa mais R$ 170,00 por mes.

    Somando os 170 do seguro + 300 da aplicação (custo de oportunidade) já vamos para um custo de 470,00 por mês. E os 20 mil na adaptação, depois de um ano já não valem 20 mil pois o carro desvaloriza.
    Se for falar de manutenção então, limpeza de bicos, regulagem de bomba, correida dentada... a brincadeira vai longe.

    Como eu disse, tem que rodar mais que 3000 km por mês pra valer a pena gastar os R$20mil na adaptação, ter um custo adicional de quase R$500 por mes (seguro+dinheiro desaplicado), mais risco de roubo, menos conforto, menos desempenho e manutenção mais cara.

    Lembrando que como não estamos falando de Jipe, carro antigo, quanto mais original, mais valioso se mantem.

    Agora, já tive Camper, Engesa, esses como demais jipes são impressionantes. Põe o diesel e é só alegria, ótima valorização e manutenção do val. de mercado. São muio fáceis de adaptar e muito bem vindos no mercado.

    Veja, não é que não sou fà de diesel. Tenho uma 97 e pretendo converte-la no futuro. Só que seguro já não aceita pois ela está alterada pra trilha (pneus 33, snorkel, Body lift, TT, etc) entao nao vou ter esse custo. O custo de adaptação vai ser reduzido pois vou fazer a maior parte. E vou rodar muito em expedições.

    Abraços,
    Marco

  • #6
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    Marco, acho que você tem razão.

    Tomei como base uma adaptação que fiz em um JPX, nele eu troquei motor, cambio e eixos e ficou muito bom.

    Já a Adaptação em uma Explorer eu não pensei em itens como ABS, Piloto Automatico, Módulos PCM e GEM (nem sei o que é).

    Vou olhar hoje uma Explorer 4X4 94/94 para comprar, ele está com 150.000 km rodados. O que você acha? pode ser uma fria por estar com kilometragem tão alta?

    Pelos valores que você descreveu acima, uma Explorer 94/94 deve valer proximo de R$20.000,00?

    Obrigado,

  • #7
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    Pessoal,

    Muito obrigado pelas informações. Vou contabilizar os valores p/ verificar o que é melhor. Meu carro tá fazendo em média 4-5 km/l na cidade. e uns 6-6,5 na estrada. Não sei se consigo melhorar este desempenho. Se tiverem mais algumas dicas, agradeço.

    Qto ao álcool, não é necessário instalar o tal "chip"? É só abastecer c/ o rabo de galo (50/50 ou 70/30)?

    E, qto ao gnv, achei interessante a mensagem do sebastian que ele me passou em outro tópico de discussão, que peço permissão p/ transcrever:

    "Para colocar GNV (recomendo, tenho há uns 5 anos!), pegar um kit basico, sem eletrônica (variador de avançao, emulador de bico/lambda, etc) e mandar instalar o chip da http://www.gogastech.com.br/chipgnv.asp

    Tem relatos de quem tinha a eletrônica convencional em explo e rangers e mudou pro chip, de melhoras na performance e no consumo.

    Fica melhor e mais barato... "

    Quem sabe pode ajudar.

    Obrigado mais uma vez.

    Ricardo

  • #8
    Fala Celso,

    xiiii.. já vi que vai ser mais um "Exploreiro" no pedaço.

    Bom, a Explorer sofreu algumas mudanças, a partir de 95, chamam de geração II. Esteticamente, ficou mais bonita (isso é questão de opinião). A suspensão dianteira, ficou mais estável, gasta menos pneu, porém menos robusta e menor desempenho off-road. Todos os componentes eletrônicos, desde vidro, trava, piloto auto, injeção, sensores de rotação, luzes, etc agora são gerenciados por dois módulos, o PCM (Powertrain Control Module) e GEM (Generic Eletric Module). Nas 94 haviam módulos separados para algumas funções. O motor se não me engano não sofreu alterações significaivas.

    Independentemente das diferenças reprsentam sempre ótimo custo-benefício pois são completos, tem mais requinte que as blazer ezecutive. Bancos com regulagem elétrica, lombar inflável, piloto auto, abs nas 4, controle de tração (>97). São robustos, carros que estão muito tempo em linha, não apresentam problemas com facilidade, vão bem na estrada, off-road moderado, tem opções de equipamentos pra melhorar o off-road, e se quiser gastar até pra rock-crawling.

    150mil km não é nada pra esse motor. Se foi usado com coerência, vai dobrar essa kilometragem sem maiores problemas.

    Se essa 94 estiver boa, vc não vai se arrepender. Estou sem referencia de preço mas conservação vale muito. Certifique-se que tudo está funcionando.

    Quem tem uma 94 é o Seba, do www.familia4x4.com.br, sabe tudo sobre, faz trilha...pratica mesmo. A dele se não me engano já passou dos 300mil km. Só alegria.

    Se quiser conhecer explorer off-road um pouco mais rdical, visite o www.explorer4x4.com e tudo que quiser saber sobe explorer/ranger tem no www.explorerforum.com

    Para o meu uso, expedição+familia, considero uma ótima escolha.

    Agora vai lá e compra logo essa Xplorer pra gente trocar figurinha, hehe

    Boa sorte,
    Marco
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -x_rick_542.jpg   -xplorer_163.jpg   -perfil_221.jpg  

  • #9
    Citação Postado originalmente por mmxplorer Ver Post
    Bom, a Explorer sofreu algumas mudanças, a partir de 95, chamam de geração II. Todos os componentes eletrônicos, desde vidro, trava, piloto auto, injeção, sensores de rotação, luzes, etc agora são gerenciados por dois módulos, o PCM (Powertrain Control Module) e GEM (Generic Eletric Module). Nas 94 haviam módulos separados para algumas funções.
    não tem como manter o gem numa conversão para diesel? a propósito: os sensores de rotação não seriam vinculados ao pcm ao invés do gem?

  • #10
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    Tive Ranger no gaz andei 50 mil kms e sem problemas.
    Tenho numa Explorer 97 e tambem esta otima, faz 8kms por metro em media.
    4X4 Brasil

  • #11
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    Cuidado ao converter para Flex, ou para Alcool; o Alcool é mais oxidante que a gasolina, tanto que motores a alcool tem uma vida útil menor que os a gasolina; se seu carro for a Alcool e vc for converter para Flex tudo bem (vale a pena em alguns lugares onde a gasolina é pouca coisa mais cara que o alcool, já que ela rende mais), mas de gasolina para flex ou alcool vc pode ter problemas (Talvez não de imediato, mas a longo prazo).

    o Gnv rende menos potencia que a Gasolina, menos torque, já conheci gente que teve MUITO problema com Embreagem em carros a Gnv; a embreagem é forçada bem mais em carros a Gnv, principalmente na hora de parar numa subida, ou carregar peso.

    Jettão 2013 tsi, ex-ecosport 4wd, a procura de uma
    viatura off-road de verdade!

  • #12

    Explorer V6 Autom. combina com GNV?

    Há alguma restrição para uso do GNV em carros automáticos? Ouvi dizer que sim. Estou em vista com uma V6 Automatica, só que ela possui GNV. Dá problema?

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