Olá, antes de adentrar ao assunto do tópico me vejo na obrigação de me reapresentar aos novos e antigos componentes desse maravilhoso fórum. Meu nome é Mirão, fui proprietário de uma bela e saudosa Ford Ranger, a qual vendi no intuito de adquirir uma F-1000, visando a preferência de um modelo 98. Pois bem, infelizmente tive que rever minhas intenções, priorizar necessidades, etc. me direcionando a outros rumos na vida. Passei um bom período sem ter uma caminhonete mas sempre dando uma olhada rápida no fórum, haja vista, nunca desisti de ter outra caminhonete. Então. Não adquiri a tão sonhada X-10. Muito menos uma 4x4. Mas estou de volta a esse mundo de utilitários. Comprei um resto de F-1000. Com certeza a pior efe do fórum e vou precisar de muita, muita ajuda e coleta de informações e foi aí que resolvi abrir novo tópico. Gostaria de catalogar todos os tipos de câmbios por nomenclatura e apelidos. "Mandioquinha", "Quinta louca", essas coisa as quais não entendo bem. Da mesma forma, os diferenciais. Minha intenção é mudar a configuração da minha bizarra F-1000. Trata-se de um modelo 1983. É cabine dupla, duas portas, motor maçarico 229, penso eu pelo fato de ter BI bosch. O câmbio é um 4 marchas, possivelmente Clark, Cl-260F, não vi a plaqueta e nem sei se é bom. O diferencial então é pior. Não tem plaqueta, assim como o câmbio e ronca um pouco. Esse é o motivo de pedir apoio quanto ao tópico. Pretendo urgentemente trocar essas relações câmbio/diferencial, o carro passa uma sensação de ser curto o seu desenvolvimento. Mesmo sendo maçarico gostaria de uma relação mais longa e que o motor trabalhasse menos forçado. Preciso de opiniões. Até por que está em negociação a aquisição de outra sobra de F-1000, cabine estendida, 96, cuja motorização foi um HSD, está sem motor mas tem caixa e diferencial. Não sei quais são os modelos que vieram naquela caminhonete em 96. Das duas pretendo fazer uma. Ambas estão documentadas e a sobra da sobra, vou vender caso conclua o negócio. Gostaria ainda de saber onde anda os amigos do fórum. Edintruder, Coophamat, Rfedx, Waldir Carlos, Borjão e outros. Um abraço a todos e aguardo ansiosamente pelo andamento desse tópico.