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Convex Datacenter
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  • #1
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    20/03/2015
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    Question Duvidas sobre o cabeçote da ranger 2.5 maxion




    Boa noite familia,estou com uma duvida !!
    Gastei quase 20 mil de motor nesse carro,só me deu sofrimento,poucas alegrias.
    Por ultimo ela me arrebenta a correia,folga no eixo da BI,3500 pra arrumar a bomba.
    Coloquei a bi no lugar e o carro estava tossindo,meio que puxando o ar,hora empurrando,fica "cof,cof,cof"
    Arranquei o cabeçote,850 reais pra fazer o mesmo,estava com junta metalica mwm aparentemente perfeita !!
    As minhas duvidas são: Qual junta usar ? Metalica ou amianto ? Com relação ao pic,qual a medida de arruela devo usar nos bicos no pic 3 ? Parafusos,novos sem ideia ou os mesmos ? Estavam parecendo bem firmes,uma arruela de pressão de aço resolveria essa preocupação ? Vi que a junta original ford é de amianto,cada um fala uma coisa,a retifica disse que a metalica suporta mais temperatura e é ideal pra esse carro,um amigo disse que a de amianto cobre todos os erros possiveis e faz uma melhor vedação,preciso da experiencia de vocês pra me ajudar nessa batalha !!
    Quanto a válvula termostatica,colocar ou não ?
    Quanto a uma ventoinha eletrica auxiliar,sinto que na lenta dela o ar não gela igual congela na alta,é normal do carro ? Minha viscosa é nova,carga de gás ok,tudo certo,oque acham ??

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
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    31/10/2014
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    Citação Postado originalmente por GustavoFoxxy Ver Post
    Boa noite familia,estou com uma duvida !!
    Gastei quase 20 mil de motor nesse carro,só me deu sofrimento,poucas alegrias.
    Por ultimo ela me arrebenta a correia,folga no eixo da BI,3500 pra arrumar a bomba.
    Coloquei a bi no lugar e o carro estava tossindo,meio que puxando o ar,hora empurrando,fica "cof,cof,cof"
    Arranquei o cabeçote,850 reais pra fazer o mesmo,estava com junta metalica mwm aparentemente perfeita !!
    As minhas duvidas são: Qual junta usar ? Metalica ou amianto ? Com relação ao pic,qual a medida de arruela devo usar nos bicos no pic 3 ? Parafusos,novos sem ideia ou os mesmos ? Estavam parecendo bem firmes,uma arruela de pressão de aço resolveria essa preocupação ? Vi que a junta original ford é de amianto,cada um fala uma coisa,a retifica disse que a metalica suporta mais temperatura e é ideal pra esse carro,um amigo disse que a de amianto cobre todos os erros possiveis e faz uma melhor vedação,preciso da experiencia de vocês pra me ajudar nessa batalha !!
    Quanto a válvula termostatica,colocar ou não ?
    Quanto a uma ventoinha eletrica auxiliar,sinto que na lenta dela o ar não gela igual congela na alta,é normal do carro ? Minha viscosa é nova,carga de gás ok,tudo certo,oque acham ??
    Parceiro,
    Vou responder o que me sinto mais seguro, de cabeçote ainda não manjo muito, que a minha não me trouxe nenhuma preocupação ainda...rsrs
    Na junta, eu iria na original. As vezes os caras te oferecem outra coisa pois não tem disponível a correta, aí ela "passa ser" a melhor opção....pra eles!
    Válvula termostática deve estar no lugar dela sempre, e não pensa que é colocar e esquecer, pois é bom colocar ela como um item a ser verificado com certa periodicidade. Motor fora de temperatura é uma furada, esses mecânicos toscos é que acham que se puder trabalhar numa temperatura menor, melhor!
    Quanto ao ar condicionado, é normal piorar o rendimento em baixa velocidade/parado, a ventoinha elétrica pra soprar sobre o condensador é uma boa pedida.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
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    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Parceiro,
    Vou responder o que me sinto mais seguro, de cabeçote ainda não manjo muito, que a minha não me trouxe nenhuma preocupação ainda...rsrs
    Na junta, eu iria na original. As vezes os caras te oferecem outra coisa pois não tem disponível a correta, aí ela "passa ser" a melhor opção....pra eles!
    Válvula termostática deve estar no lugar dela sempre, e não pensa que é colocar e esquecer, pois é bom colocar ela como um item a ser verificado com certa periodicidade. Motor fora de temperatura é uma furada, esses mecânicos toscos é que acham que se puder trabalhar numa temperatura menor, melhor!
    Quanto ao ar condicionado, é normal piorar o rendimento em baixa velocidade/parado, a ventoinha elétrica pra soprar sobre o condensador é uma boa pedida.

    Abs.
    Obrigado amigo,é a minha veio sem valvula e ate agora eu não comprei,vou comprar ! Valeu pela dica !

  • #4
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    22/03/2016
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    Olinda/PE
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    Citação Postado originalmente por GustavoFoxxy Ver Post
    Boa noite familia,estou com uma duvida !!
    Gastei quase 20 mil de motor nesse carro,só me deu sofrimento,poucas alegrias.
    Por ultimo ela me arrebenta a correia,folga no eixo da BI,3500 pra arrumar a bomba.
    Coloquei a bi no lugar e o carro estava tossindo,meio que puxando o ar,hora empurrando,fica "cof,cof,cof"
    Arranquei o cabeçote,850 reais pra fazer o mesmo,estava com junta metalica mwm aparentemente perfeita !!
    As minhas duvidas são: Qual junta usar ? Metalica ou amianto ? Com relação ao pic,qual a medida de arruela devo usar nos bicos no pic 3 ? Parafusos,novos sem ideia ou os mesmos ? Estavam parecendo bem firmes,uma arruela de pressão de aço resolveria essa preocupação ? Vi que a junta original ford é de amianto,cada um fala uma coisa,a retifica disse que a metalica suporta mais temperatura e é ideal pra esse carro,um amigo disse que a de amianto cobre todos os erros possiveis e faz uma melhor vedação,preciso da experiencia de vocês pra me ajudar nessa batalha !!
    Quanto a válvula termostatica,colocar ou não ?
    Quanto a uma ventoinha eletrica auxiliar,sinto que na lenta dela o ar não gela igual congela na alta,é normal do carro ? Minha viscosa é nova,carga de gás ok,tudo certo,oque acham ??


    Fala Gustavo,

    Tenho uma Ranger CD 4x4 99, mesmo maxxion 2.5, com 280k km, no painel! Só Deus sabe quantos km rodou na real e quantos e quão "cuidadosos" foram seus donos anteriores... Acaba de fazer 2 anos comigo. Vou contar a minha experiência com o cabeçote.

    E foi a pior situação até agora, porque estava a 350km de casa, no meio do nada, com mãe e esposa a bordo, inicio da noite. Senti o motor perder potência e o ponteiro da temperatura subir. Parei quando chegou no vermelho. Quando completei a água e liguei o motor, vi que a água vazava em grande quantidade, pelo escape e pela lateral da junta, abaixo do coletor de escape. Consegui a muito custo chegar na cidade mais próxima. Levei umas 2 horas pra andar 20 km. Depois de 2 "mecânicos" locais analisarem o caso e me colocarem o terror, resolvi colocar a Ranjola no reboque e trazer pra casa. E resolver eu mesmo o problema, mesmo sem ser mecânico e nunca ter tido veiculo a diesel.

    O problema foi justamente a queima da junta e consequente cabeçote trincado. Tenho certeza que, no meu caso, a causa foi anos de água de torneira no radiador. A junta de amianto apodreceu (saiu aos pedaços com espatula), os dutos de água do bloco estavam entupidos por ferrugem nos cilindros 2 e 3, o cabeçote com dutos de água (na face do bloco) oxidados e esfarelando, além de 2 microfuros ligando admissão e escape no primeiro cilindro. Esses furos finalmente explicaram um "pó" "pó" "pó" "pó" que eu escutava na caixa do filtro de ar em marcha lenta, que outro "mecânico" me falou que era normal... E tem mais. O tubo guia dos balancins estava quebrado no primeiro prisioneiro, só encaixado, várias válvulas sem a "espoleta" que faz o contato com os balancins, mangueiras podres e ressecadas, etc.

    Resumo da ópera: Depois de muita pesquisa, baixei os manuais do motor aqui no fórum (agradeço até hoje aos amigos pela disponibilidade), comprei ferramentas, torquímetro, um cabeçote usado mas em bom estado, e uma longa lista de peças originais, na revenda MWM daqui de Recife.

    Demorei, fiz tudo com muita paciência, na minha garagem, nas horas de folga. Não tive mais problemas com essas peças, após 8 meses e uns 10k km rodados, inclusive viagens e trilhas. Segue o que utilizei e fiz na remontagem...

    - Junta de cabeçote MWM metálica. Quantidade de pics depende da altura do cabeçote. Usei a de 3 pics também, poque o meu está no limite minimo de altura, ou seja, última retifica. No manual tem as referências. Aproveitei e comprei também juntas novas de admissão, escape e a guarnição da tampa de válvulas. Vale a pena aproveitar a mão de obra.

    - Parafusos do cabeçote: Novos MWM também. Não caia na tentação de reaproveitar os velhos. Aprendi que eles são elásticos, de torque angular, ou seja, deformam durante a sequencia de torques, na montagem. Usou uma vez, lixo ou outra utilidade. Também aproveitei e comprei todas as porcas e tarugos novos para os coletores.

    - Verificar e trocar se necessário: Tubo guia dos balancins (o meu estava quebrado), varetas (quanto a empenos), balancins.

    - Bicos: não alterei nada, somente limpeza externa para o assentamento, porcas novas e aperto no torquímetro, na base e no parafuso do tubo de retorno;

    - Válvula termostática: A minha estava boa, mas por precaução, coloquei nova MWM, com limpeza geral no alojamento. Tinha muito resíduo de oxidação e sujeira;

    - Válvula PCV (anti chama) e manqueiras: Também troquei porque a minha estava "suando" óleo e as mangueiras com rachaduras. Novas e originais MWM.

    - Troquei todas as abraçadeiras metálicas por outras novas de melhor qualidade, compradas em uma loja de parafusos. As de autopeças, foram bem ruins as que encontrei. Ficou tudo padrão, melhorou o visual e não tive mais vazamentos em mangueiras.

    - Já que tava tudo desmontado, fiz limpeza completa no radiador e intercooler. Interior e colmeias. No meu caso, estavam quase obstruídos por sujeira/barro. Usei maquina de pressão e óleo diesel pra amolecer a sujeira, com muito cuidado. Vaso de expansão limpo com tampa nova, original.

    Na montagem, segui rigorosamente a tabela de torques de cada parafuso e porca que coloquei no lugar, sem exceção. Cabeçote é o mais critico, tive que improvisar um goniômetro para os apertos em angulo. É muito chato, mas é o certo. São várias as sequencias de aperto para cada um dos 18 parafusos, na ordem correta.

    Desde então, o ponteiro da temperatura fica no meio, fluido não baixa e continua da mesma cor, sem intercorrência.

    Pra finalizar, digo com conhecimento de causa: O 2.5 é um ótimo motor, como qualquer outro que seja bem cuidado, sem negligências. Em muitos relatos, dura 400k km, no mínimo. Na minha Ranger, 95% dos gastos que tive até hoje foram serviços porcos que precisaram ser refeitos, peças ruins, ou negligência dos donos anteriores.

    Abraço.

    Marcus
    Olinda/PE

  • #5
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    Muito legal,tenho uma auto center aqui no rj,eu e meu funcionario tiramos em 3 horas o cabeçote,meu cabeçote já ta pronto tá com 128,08,sabe qual pic devo usar ?? Achei que ele estava no minimo,o cara da retifica falou que não tem nada de minimo em 128,08
    Sofri tanto com esse carro,você não tem ideia amigo,meu pai trocou em uma shadow 2013 com 2 mil rodado,se arrependimento matasse...
    Desde então o carro virou minha amante,esse carro só fumava bem pouco,meu pai inventou de fazer o motor sem precisar,o carro era perfeito !!!
    Jogo de junta completo mwm,bomba d'aqua,jogo de rolete e correias,pistões (não precisava,troquei),tudo stander,embreagem,jogo de bronzinas,mangotes de turbina e assim foi !!! Tudo original mwm,comprei em uma loja chamada calpen,os melhores preços e atendimento que eu ja tive pela internet,aparentemente são distribuidores mwm,o motor não pegou medida em nada,achei que ia virar uma nave pra mais 5 anos sem problema,desde então começou meu sofrimento,gastei na casa de 20 mil !!
    Vou seguir o manual,tenho torque digital,ate que enfim vou usar !! kk
    Obrigado por tudo,mantenho vocês atualizados !!
    4X4 Brasil

  • #6
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    22/03/2016
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    Citação Postado originalmente por GustavoFoxxy Ver Post
    Muito legal,tenho uma auto center aqui no rj,eu e meu funcionario tiramos em 3 horas o cabeçote,meu cabeçote já ta pronto tá com 128,08,sabe qual pic devo usar ?? Achei que ele estava no minimo,o cara da retifica falou que não tem nada de minimo em 128,08
    Sofri tanto com esse carro,você não tem ideia amigo,meu pai trocou em uma shadow 2013 com 2 mil rodado,se arrependimento matasse...
    Desde então o carro virou minha amante,esse carro só fumava bem pouco,meu pai inventou de fazer o motor sem precisar,o carro era perfeito !!!
    Jogo de junta completo mwm,bomba d'aqua,jogo de rolete e correias,pistões (não precisava,troquei),tudo stander,embreagem,jogo de bronzinas,mangotes de turbina e assim foi !!! Tudo original mwm,comprei em uma loja chamada calpen,os melhores preços e atendimento que eu ja tive pela internet,aparentemente são distribuidores mwm,o motor não pegou medida em nada,achei que ia virar uma nave pra mais 5 anos sem problema,desde então começou meu sofrimento,gastei na casa de 20 mil !!
    Vou seguir o manual,tenho torque digital,ate que enfim vou usar !! kk
    Obrigado por tudo,mantenho vocês atualizados !!
    Fala Gustavo,

    O meu estava com 127,9 praticamente no minimo (vai de 127,87 a 128,13) por isso usei a 3 pics.

    A minha comprei barato, estava andando, mas sem força, cheia de folgas, dianteira rebaixada... tinha certeza que ia encontrar surpresas... E encontrei. Em 2 anos já foram:

    - Jogo de pneus AT 31", alternador, motor de partida, cabeçote, DH, freios completos, homocinética, coifas, correias com tensores, cardãs, cruzetas, rolamento boiadeiro, couro dos bancos, 4 rolamentos de roda dianteiros, bandejas de suspensão, regulagem de barras de torção, pivôs, bieletas (perdi a conta), motor do limpador de parabrisas, muitas mangueiras, válvula termostática, buchas da carroceria (aproveitei e fiz lift de 1"), panes elétricas (retirei 3 alarmes desconhecidos mais um monte de fios e remendos), lampadas, e mais um milhão de outras coisas menores... No começo anotava tudo, mas depois entreguei a Deus.

    Por outro lado, ela já me levou duas vezes pro maranhão, rodei o NE inteiro, conheci muitas praias e lugares inacessíveis de 4x2... Fora as trilhas, muitas historias pra contar e amigos. Hoje ela é meu carro de uso diário, até vendi meu Siena EL 1.4 que tinha desde zero km. Até a esposa entrou na onda e trocou o Fiesta num Jimny.

    Uma situação cômica é que no transito ninguém me fecha ou cria encrenca. Até os vendedores de semáforo me ignoram, principalmente quando volto com lama da trilha de cima a baixo e fico uma semana sem lavar... Dou muitas rizadas.

    Hoje tenho muito prazer em andar nela, parece até que ela entende. Mesmo ainda tendo várias coisas por fazer, só me despeço se a proposta for boa, senão, fica comigo.

    Hoje o dia foi investido em tirar alguns barulhos do painel, já bem sofrido com várias presilhas quebradas ou inexistentes. com direito a hidratação nos bancos.

    Como se diz aqui, dá uns aperreio de vez em quando, mas muito sorriso no rosto em troca.

    Boa sorte na empreitada. Se fizer com calma, vai dar certo.

    Manda os progressos.

    Grande abraço.

    Marcus
    Olinda/PE

  • #7
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    25/01/2014
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    Fala Gustavo
    Então cara como o Marcão sabiamente disse esse motor é excelente, o que geralmente acontece é dono desleixado que passa a bomba pro próximo.
    Mas cara desculpe mas gastar 20 mil num hsd 2.5?
    Com 10 mil faz esse motor completo, ou até compra um completo revisado com garantia por 10, 12 mil.
    Mas agora que tu já fez tudo não venda pois não vai recuperar o investimento, melhor é acertar ela é usar bastante passeios viagens curtir a viatura. Tu já tem oficina, ferramentas só pegar os manuais do motor e partir pra fazer.

  • #8
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    20 mil num Maxxion? Rapaz...um motor novo custa uns 10 conto no cacau com garantia...estou pra pegar uma Ranger CE 2.5 funcionando, mas terei de revisar tudo.
    Ranger CD 3.0 2009

  • #9
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    Citação Postado originalmente por leoss Ver Post
    Fala Gustavo
    Então cara como o Marcão sabiamente disse esse motor é excelente, o que geralmente acontece é dono desleixado que passa a bomba pro próximo.
    Mas cara desculpe mas gastar 20 mil num hsd 2.5?
    Com 10 mil faz esse motor completo, ou até compra um completo revisado com garantia por 10, 12 mil.
    Mas agora que tu já fez tudo não venda pois não vai recuperar o investimento, melhor é acertar ela é usar bastante passeios viagens curtir a viatura. Tu já tem oficina, ferramentas só pegar os manuais do motor e partir pra fazer.
    Infelizmente foi,2.500 de embreagem,comprei duas vezes,tenho ate hoje uma da 2.8 aqui,era 918,00,comprei e deu titica ! kk
    Sofri,bomba e bico foi dinheiro,mão de obra foi dinheiro,churrasco e cerveja foi que foi ! Entrei na Ford ontem pra ver uma 2013 3.6 !! Se pagarem o minimo que eu quero na minha journey vou montar em uma nova e deixar a nega velha zero bala,kk .

  • #10
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    20/03/2015
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    Citação Postado originalmente por Danilo Garcia Ver Post
    20 mil num Maxxion? Rapaz...um motor novo custa uns 10 conto no cacau com garantia...estou pra pegar uma Ranger CE 2.5 funcionando, mas terei de revisar tudo.
    O parcial é uns 12,13,o problema não foi o motor em si,só a embreagem pra essa beleza no rj é 2.500,diesel aqui no rio de janeiro é muito caro !

  • #11
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    24/09/2018
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    Jerônimo Monteiro/ES
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    bom dia amigos, estou com um problema na minha ranger queria sabe de vcs pois sou meio leigo nisso, minha ranger 99 2.5 td, queimou o a juntar do cabeçote empenou e tal, levei o cabeçote para retifica plainaram ele e tal, porem ficou abaixo do minimo, com 127,4.... sendo que o original e 128,13 e o minimo 127,87....queria saber de vc como eu calculo a junta que vou coloca nela, no caso ja vi no mercado livre juntas sobi medida de 3mm se essas funcionariam???

    agradeço respostas deste já!

  • #12
    Usuário Avatar de leoss
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    25/01/2014
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    sao paulo/SP
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    Rômulo quem determina a altura da junta do cabeçote é a medida da face do pistão em relação ao bloco do motor.
    Com um relógio comparador com base magnética deve-se medir se a altura da face do pistão em relação ao bloco for:
    - 0,50 a 0,60 a junta deve ser de 1,37.
    - de 0,61 a 0,70 a junta deve ser de 1,48.
    -0,71 a 0,80 a junta deve ser de 1,59.
    Lembrando das medidas todas milímetros. Existem alguns macete pra medir então é melhor pedir pra uma retifica fazer a aferição.
    O empenamento máximo do cabeçote deve ser 0,05 mm.
    Abraço e boa sorte

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