Postado originalmente por
marcelosam
Só atualizando o tópico caso alguém esteja na mesma situação.... Eu pesquisei bastante e identifiquei que existem aditivos para radiadores que são indicados para limpar o sistema de arrefecimento e os que são indicados para preservar. Esses que preservam são a base de monoetilenoglicol que são aditivos que possuem uma certa oleosidade. Também vi que existem inúmeros aditivos de péssima qualidade (que prejudicam o motor) por isso eu optei pelo Coolant Up (antigo paraflu) fabricado agora pela Petronas. Resumindo, o que fiz foi retirar a mangueira superior do radiador e deixar água da mangueira enchendo o radiador, liguei o carro para circular a água. Fiz isso até o sistema ficar limpo (a água sair transparente). Com o carro desligado, retirei a mangueira inferior do radiador pra esgotar o sistema e percebi que estava com ferrugem (ou algo do tipo) encrostada na parte interna. Aproveitei para encher e esvaziar o radiador algumas vezes para limpá-lo bem. Coloquei mangueiras novas, comprei 4 litros de aditivo Coolant Up e completei com água. Até o momento, não tem vazamento e estou bem satisfeito com a limpeza e agora sei que o sistema está mais protegido contra corrosão do que antes.
Resumindo, essa é minha opinião: independente de como esteja o sistema de arrefecimento, faça uma boa limpeza e utilize um aditivo de marca renomada a base de monoetilenoglicol. Seu motor vai agradecer!