Boa tarde,
Comprei uma RANGER XLT 3.0 2007/2007 (diesel) recentemente e com o passar do tempo, mais especificamente hoje, percebi uma coisa que me chamou a atenção;
Histórico
Ao ligar a ranger hoje manhã (estava frio), saiu fumaça azulada (parece) pelo escapamento na marcha lenta, logo acelerei e saiu um pouco mais e cessou a fumaça. Outro detalhe, é que abri o capô dela com ela ligada e parece que tinha um ventilador ligado ali, mas acho que deve ser aquela hélice do radiador, ABRI A TAMPA DO ÓLEO, sai um pouquinho de vento (não joga a tampa), e tirei a VARETA DE ÓLEO, não saiu vento nenhum, mas a vareta estava lambuzada de óleo acima do nível, estou achando que isso ocorreu porque tirei a vareta com ela ligada.
Minhas dúvidas;
1. Essa fumaça é um problema a se preocupar? Ou será porque estava frio?
2. Numa viagem, percebi que a 5ª marcha é meio ruim nas subidas e perde um pouco de potencia, mas no plano ela é regaça... rsrsrrs

3. Na estrada, o computador de bordo marcou 8.1 km/l, sendo metade da viagem com uma carga de 300 kg, uns 30 km na cidade e o resto da viagem vazia, numa velocidade média na estrada de 130 km/h. Está normal? Pois dizem que ela faz uns 12 km/l na estrada.
4. O som do motor é pouco diferente de manhã, logo parece que volta ao normal. Pode ser impressão minha, uma vez que nunca tive uma caminhonete a diesel.
Algum técnico ou rangeiro com experiência poderia me passar algumas dicas, pois estou no prazo de devolver a caminhonete se constar alguma problema mais sério, pois meu sonho é uma caminhonete a diesel, pois não quero me frustrar na primeira.
Antecipo os agradecimentos.